Quando foi a última vez que o Brasil disputou uma prorrogação na Copa do Mundo?

Seleção Brasileira pode definir vaga com a Croácia na prorrogação ou nos pênaltis

Croácia x Brasil
Brasil enfrenta a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo (EFE/Juanjo Martin)

Escrito por

O Brasil disputa as quartas de final da Copa do Mundo nesta sexta-feira e pode reviver um cenário que não acontece há oito anos. Se a partida contra a Croácia terminar empatada, a Seleção Brasileira voltará a disputar uma prorrogação no torneio. Abaixo, o LANCE! relembra a última vez que isso ocorreu.

De acordo com o regulamento da Fifa, caso as partidas na fase mata-mata terminem empatadas no tempo normal, haverá dois tempos extra de prorrogação. Cada tempo dura 15 minutos, além dos acréscimos, a serem avaliados pelos árbitros.

Vale destacar que, se a partida seguir empatada com o encerramento dos 120 minutos, o duelo vai para a disputa por penalidades. Além disso, cada equipe tem direito de realizar uma substituição extra durante a prorrogação. Dessa forma, além das cinco alterações permitidas durante o tempo normal, os treinadores podem fazer mais uma mudança.

A última vez que o Brasil jogou uma prorrogação foi na Copa do Mundo de 2014, contra o Chile, nas oitavas de final. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, com gols de David Luiz e Alexis Sanchéz, a Seleção jogou 30 minutos de tempo extra, mas a partida foi para os pênaltis. Na disputa, o Brasil venceu por 3 a 2 e se classificou para as quartas de final, contra a Colômbia.

Antes do duelo com o Chile, o Brasil havia disputado a prorrogação em outras três oportunidades: duas na Copa do Mundo de 1938 (Polônia e Tchecoslováquia) e uma na Copa de 1954 (Suíça).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter