menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Bastidores da política tornam amistoso em Brasília providencial para cartolas

Dia 29/02/2016
19:49

  • Matéria
  • Mais Notícias

O pouso da Seleção em Brasília, palco do amistoso de amanhã entre Brasil e Austrália, extrapola as quatro linhas do Estádio Nacional Mané Garrincha.

A alta cúpula da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem aproveitado a estadia na capital para tratar de temas importantes referentes aos destinos do futebol.

Desde segunda-feira, José Maria Marin e Marco Polo del Nero, presidente e vice-presidente da CBF, têm mantido conversas e costuras políticas com parlamentares. A dupla tem companhia constante do deputado federal Vicente Cândido (PT-SP) e de Vandenbergue Machado, diretor de assessoria legislativa da CBF e lobista da entidade

Dois projetos que poderão alterar a configuração de forças no xadrez dos cartolas caminham a pleno vapor no Congresso. Na segunda-feira, o Senado aprovou o Projeto de Lei (PL) 253/12, que disciplina as normas para reeleição de dirigentes de entidades esportivas. O projeto do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que prevê limite máximo de dois mandatos, teve unanimidade. Agora, a matéria, aprovada de forma terminativa, vai à votação na Câmara.

Poucas horas depois, a emenda costurada entre a ONG Atletas pela Cidadania e o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) foi incluída no texto da Medida Provisória 620 e também recebeu aprovação. O texto, que também limita a dois os mandatos e dá maior transparência às entidades, passa ainda por votações nos plenários da Câmara e do Senado antes da sanção da presidente Dilma.

As conversas em torno do Proforte, plano de reestruturação das dívidas dos clubes, estão em pauta. Este projeto, contudo, não saiu do papel.
Recentemente, Marin prometeu tentar trazer ao Brasil mais um amistoso em 2013. Dado o cenário de efervescência nos bastidores, Brasília será sempre uma alternativa.

Entenda melhor os projetos

PL 253/2012

Aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, o Projeto de Lei do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) prevê o limite de apenas uma reeleição nas entidades esportivas. Sucessão imediata de parentes também é vedada.

MP 620

Emenda incluída na Medida Provisória 620 dá maior transparência à gestão de clubes e entidades esportivas. O texto exige que uso de verbas públicas estão condicionados ao respeito de apenas uma reeleição. Atletas com mais poder na administração.

Proforte

Projeto visa colaborar na reestruturação das dívidas dos clubes. Como há resistência, matéria ainda segue sendo negociada. Perdão das dívidas estaria condicionado ao cumprimento de contrapartidas. Dívidas dos clubes com a União estimadas em R$ 5 bi.

  • Matéria
  • Mais Notícias