Tironi no Lance!: Crespo não aceita o papel de escudo para a diretoria do São Paulo
Técnico mostra diferenças em relação ao antecessor Zubeldía

Quem se deu ao trabalho de prestar bastante atenção nas duas entrevistas pós-jogo que Hernan Crespo deu percebeu algumas diferenças entre ele e seu antecessor no São Paulo Luís Zubeldía.
A primeira mais evidente é que Crespo solta muito menos informações do que o treinador anterior. Suas respostas normalmente são mais vagas e mais curtas. Ele não se aprofunda em temas táticos e por vezes fala palavras que não respondem objetivamente ao que foi perguntado. Antes que eu seja acusado de defender Zubeldía, deixo claro: aqui não há nenhum julgamento sobre qual entrevista é melhor. São apenas diferentes e mais adiante neste texto vai ficar mais claro o motivo.
Crespo não será porta-voz da diretoria do São Paulo
O segundo ponto a se destacar das falas de Crespo é o mais importante. Ele não vai fazer o papel de porta-voz do clube nem se colocar como um mártir. Ele já foi perguntado uma vez sobre os jogadores que estão no estaleiro e foi direto: "este assunto é com o departamento médico". Também foi muito direto quando perguntado sobre reforços: "este é um assunto da diretoria". Nos dois casos, acrescentou: "eu falo do campo e do que aconteceu nos jogos".

Na quarta-feira, perguntado novamente sobre jogadores lesionados, voltou a dizer que é assunto para o DM e o repórter retrucou: "mas ninguém do DM fala". E ele rebateu com algo como: "não sou eu que vou fazer o seu trabalho, eu já tenho que treinar o time", resposta que pode ser considerada a mais dura que o treinador deu, somando esta e a outra passagem que ele teve pelo clube.
➡️Tironi no Lance! Leia todas as colunas
Mas o que significa a recusa em tratar desses temas? Ou de suas coletivas menos profundas? Significa que a diretoria do São Paulo está mais exposta e sem um anteparo entre ela e a torcida. Os efeitos do modo de ser do novo treinador já estão aparecendo: desde que o time voltou a jogar, todas as baterias estão voltadas para a diretoria, que vem sendo criticada severamente desde então.
Zubeldía era uma espécie de pára-raio de qualquer crítica. Parte da arquibancada não gostava do seu trabalho e ali parecia estar o foco de todos os problemas do clube. Quando ele saiu de cena, o pano caiu: as mazelas, bem mais profundas, apareceram. E o novo comandante, Hernan Crespo, já deixou claro que não vai responder por cartola ou médico. Falem com eles.
Tironi no Lance!: veja mais colunas
Eduardo Tironi escreve sua coluna no Lance! às terças e sextas-feiras. Confira abaixo mais publicações do colunista:
➡️Pedro, Memphis e o modo como Fla e Corinthians têm tratado seus craques
➡️Como voltam os paulistas para o Brasileiro?
➡️A boa notícia para o Palmeiras é que os rivais não assustam
➡️Corinthians e São Paulo assistem ao Palmeiras e passam vergonha por aqui
Tudo sobre

São Paulo
Marcelo Gouvêa lança candidatura à presidência do São Paulo
Há 11 horas
São Paulo
Médico responsável dá prazo para dupla do São Paulo voltar
Há 1 dia
São Paulo
São Paulo evita transfer ban após acordo por jovem da base
Há 1 dia
São Paulo
CBF define arbitragem de São Paulo e Santos no Brasileirão
Há 1 dia
Futebol Nacional
Opinião: ressalvas à parte, os nossos estrangeiros também não são os melhores
Há 2 dias
Futebol Nacional
Como um jogador estrangeiro pode se naturalizar brasileiro? Veja as regras
Há 2 diasMais LANCE!

Lucas volta? Veja lista de lesionados que retornam ao São Paulo após Data Fifa

São Paulo é condenado a pagar multa milionária a ex-jogador

Entenda como a nova regra de jogadores estrangeiros afetará o São Paulo

Regra dos 12 jogos no Brasileirão e times B entram na mira de CBF e clubes

Zagueiro do São Paulo, Domingos Duarte rompe ligamento do joelho e passará por cirurgia

Dos clubes à Seleção: os impactos da redução do limite de estrangeiros no Brasileirão

São Paulo e Corinthians se enfrentarão na final do Brasileirão Feminino; veja datas

Clubes aprovam redução de estrangeiros no Brasileirão

Copa do Brasil terá aumento de premiação, mas parte do valor terá destino obrigatório

São Paulo entra com ação na CBF para jogo contra o Santos

Bobadilla pede dispensa da seleção para recuperar lesão no São Paulo

São Paulo pode faturar premiação milionária do Brasileirão Feminino

Dorival Jr. revela futuro de Ryan Francisco no São Paulo: 'Precisa mudar'



