São Paulo reencontra o Palmeiras e encara a sina de lesões em gramados sintéticos
Tricolor tem histórico de lesões no gramado sintético

- Matéria
- Mais Notícias
O São Paulo enfrenta um problema que vai além da rivalidade no clássico contra o Palmeiras, marcado para este domingo, dia 11 de maio.
Relacionadas
No reencontro entre as equipes, o clube convive com uma antiga preocupação relacionada aos gramados sintéticos — alvo de críticas de atletas como Lucas Moura e associados a um histórico recorrente de lesões.
A partida será disputada na Arena Barueri, e não no Allianz Parque. Ainda assim, a apreensão permanece. O gramado da Arena também é sintético, e, apenas em jogos contra o Palmeiras, o São Paulo acumulou oito lesões desde que passou a atuar nesses campos.
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! São Paulo
Algumas delas tiveram maior gravidade, exigindo cirurgia e afastamento prolongado, o que encerrou a temporada de alguns jogadores. A lesão mais recente foi a de Lucas Moura, que sofreu um trauma no joelho durante a semifinal do Campeonato Paulista. O meia ficou fora por sete semanas. Apesar de não atribuir diretamente o problema ao tipo de gramado, reforçou sua posição crítica.
— Difícil comprovar isso. Não tem como cravar que foi o sintético, nem é para fugir de polêmica. Foi um trauma muito forte, caí com muita força, bati o joelho. Foi algo mais sério do que imaginávamos, por isso o retorno demorou. Mas estou recuperado, e isso é o que importa no momento. Estou pronto para ajudar meus companheiros, só falta ritmo — disse Lucas Moura após retornar contra o Fortaleza, na última semana.
➡️ Cotia em destaque: São Paulo tem revelações em todas as finais europeias de 2025
A preocupação com gramados sintéticos acompanha o São Paulo desde 2022. Em outubro daquele ano, Miranda foi o primeiro caso grave. Lesionou o ligamento colateral medial do joelho esquerdo. O rompimento marcou a última partida de sua carreira. O zagueiro passou por cirurgia e não voltou a atuar antes da aposentadoria.
Outros casos semelhantes envolvem Ferraresi e Galoppo, ambos com ruptura de ligamentos. Ferreira e Lucas Moura também se lesionaram em gramado sintético, embora os quadros tenham sido considerados mais leves.

Veja histórico de lesões do São Paulo contra o Palmeiras
- Miranda (ligamento colateral medial do joelho esquerdo)
- Ferraresi (ligamento cruzado anterior do joelho direito)
- Rafinha (tornozelo esquerdo)
- Galoppo (ligamentos do joelho esquerdo)
- Welington (tornozelo esquerdo)
- Lucas Moura (coxa esquerda)
- Ferreira (coxa esquerda)
- Lucas Moura (joelho direito)
Tudo sobre
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias