Cinco pontos para ficar de olho no Palmeiras na final do Brasileirão sub-20

Verdão busca o bicampeonato consecutivo diante do Flamengo, nesta quinta-feira (7), em partida única no Rio de Janeiro

palmeiras_corinthians_brasileirao_sub_20-aspect-ratio-512-320
Palmeiras chega na final do Brasileirão sub-20 buscando reafirmar hegemonia nacional (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Escrito por

O Palmeiras está prestes a disputar mais um título na base. Desta vez a final é pela taça do Brasileirão sub-20, diante do Flamengo, em jogo que acontece nesta quinta-feira (7), às 11h, em Volta Redonda-RJ. Atual campeão da competição nacional, o Verdão vai em busca do bi consecutivo e tem alguns motivos para acreditar em uma nova conquista. Assim, o Lance! elencou alguns deles:

+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

BICHO-PAPÃO DA BASE

Palmeiras campeão Copinha
Palmeiras é o atual campeão de todos os títulos nacionais de base, incluindo a Copinha (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

Não é novidade para ninguém que o Alviverde é o grande clube brasileiro em termos de base na atualidade. Além de formar jogadores para o elenco principal, conquista taças atrás de taças entre os jovens. Para se ter uma noção, desde a Copinha-2022 até aqui, o Palmeiras foi campeão de todos os torneios oficiais nacionais. São duas Copas São Paulo, um Brasileirão sub-20, um Brasileirão sub-17, duas Copas do Brasil sub-17, além de uma Copa do Brasil sub-20. Ou seja, o Verdão "varreu" os campeonatos de base nesse último ano e meio praticamente.

ESTEVÃO, A NOVA JOIA PALESTRINA

Estevão - Contrato Profissional Palmeiras
Estevão é a nova joia da base do Palmeiras e uma das estrelas do sub-20 (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

A melhor promessa do Palmeiras é sempre a próxima. Assim dizem aqueles que acompanham de perto a formação alviverde. Depois de Endrick, Luis Guilherme, entre outros, o novo nome a ser observado é Estevão, de apenas 16 anos. Alvo de clubes europeus, que já ofereceram 40 milhões de euros (R$ 213 milhões) antes mesmo de ele estrear no profissional, o garoto tem margem para atuar pelo sub-17, mas pulou etapas e hoje é o toque diferente do sub-20. Mesmo em uma categoria acima, ele faz a diferença e pode fazer novamente na final do Brasileiro.

KEVIN, A ATUAL ESTRELA DESSA GERAÇÃO

kevin_palmeiras_Botafogo_sub-20
Kevin tem sido relacionado por Abel Ferreira no profissional, mas atua pela base do Palmeiras (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

O Palmeiras já perdeu a conta de quantas vezes precisou recusar ofertas por Kevin somente neste ano. Recentemente o Shakhtar Donetsk-UCR investiu pesado, mas não conseguiu convencer a diretoria do Verdão. Isso porque o clube tem um plano de carreira para ele, especialmente para 2024. No entanto, enquanto isso não acontece, ele treina no principal, é relacionado para os jogos, mas atua pelo sub-20 nos compromissos mais especiais, como será a final do Brasileirão. Craque da Copinha de 2023, ele está pronto para brilhar mais uma vez em uma decisão nacional.

HÁ VIDA SEM PEDRO LIMA?

pedro_lima_norwich
Pedro Lima foi emprestado para o Norwich antes da final do Brasileirão sub-20 (Foto: Divulgação/Norwich)

Um dos principais jogadores da base palmeirense, Pedro Lima foi emprestado ao Norwich-ING, onde ficará por um ano. Dessa forma, o jovem está fora da disputa da final do Brasileirão sub-20, a qual ajudou o time a alcançar, inclusive com um gol na Neo Química Arena, na partida de volta da semifinal contra o Corinthians. Pedro era capitão da equipe e "dono" do meio-campo, o que deve ter um impacto grande no jeito de jogar e no aspecto anímico. Espaço para outros personagens surgirem, como Patrick, volante herói do título da Copinha de 2023.

A HORA E A VEZ DE LUCAS ANDRADE

lucas_andrade_tecnico_palmeiras_sub_20
Lucas Andrade assumiu o Palmeiras sub-20 após a saída de Paulo Victor Gomes (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)

A base do Palmeiras sofreu um duro golpe com a saída de Paulo Victor Gomes, multicampeão com o sub-20. Convidado a fazer parte da comissão técnica de André Jardine, no América-MEX, o ex-palmeirense partiu para o desafio internacional ao lado do parceiro com o qual foi campeão olímpico em Tóquio. Assim, será a primeira final sob o comando de Lucas Andrade, que assumiu o posto e o compromisso de manter a sequência vitoriosa. Nada melhor do que uma decisão nacional diante do Flamengo para se firmar e mostrar que o trabalho continua campeão.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter