Mundial de Clubes: time da Costa Rica busca vaga no grupo do Flamengo
Clube da Costa Rica espera decisão favorável do Tribunal Arbitral do Esporte

A Liga Deportiva Alajuelense está entre os protagonistas da disputa com o León por uma vaga no grupo do Flamengo no Mundial de Clubes da Fifa. O time da Costa Rica foi o responsável pela ação que será julgada pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) no dia 23 de abril.
Leon Weinstok, advogado e membro do conselho diretivo, falou com o Lance! sobre a medida adotada pelo clube e contou que o processo começou em novembro.
— Em novembro, apresentamos uma solicitação à Fifa pedindo que seu próprio regulamento fosse aplicado, já que León e Pachuca estavam descumprindo as medidas estabelecidas sobre a propriedade multiclube. Por isso, um deles deveria ser desclassificado. O pedido não foi atendido e foi necessário recorrer ao TAS — explicou.
O artigo 10 do regulamento da Fifa citado por Leon afirma que clubes de um mesmo controlador, seja uma pessoa ou grupo econômico, não podem disputar a competição organizada pela instituição.
A orientação ainda afirma que, se o Comitê de Disciplinar da Fifa entender que dois ou mais clubes não cumprem os requisitos do regulamento, um deles deve ser excluído do Mundial. O responsável pela decisão nesse caso é o secretário-geral da Fifa, Mattias Grafström, que entendeu que o León deveria ser desclassificado.

Com a saída do clube mexicano, a Fifa comunicou que anunciaria o time substituto em "um momento oportuno". No fim de março, a entidade informou que considerava a possibilidade de um jogo de desempate entre Los Angeles FC e América do México, que negou ter recebido qualquer comunicação oficial.
O clube norte-americano foi vice-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf ao perder para o León, que garantiu a vaga para o Mundial de 2025 com o título. O América do México estaria no duelo por ser o melhor colocado da Concacaf no ranking da Fifa.
O argumento da Alajuelense
O Artigo 11 do regulamento do Mundial de Clubes da Fifa estabelece um limite de dois clubes participantes por país. O número só pode ser maior em caso de título nas competições continentais. Este é o caso do Brasil, o país com quatro times participantes no Mundial. Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo são os últimos quatro campeões da Libertadores no período vigente para a concessão das vagas.
Com base na regra, a Alajuelense pede que a Fifa escolha a equipe substituta com base no seu próprio ranking de clubes. Os costa-riquenhos ocupam a 15ª posição, sendo os mais bem ranqueados entre rivais que não são nem mexicanos e nem estadunidenses.
— Segundo as regras do próprio regulamento, a equipe que tem o direito de substituir a excluída é a nossa. Não pode haver mais de dois times do mesmo país. Neste caso, as vagas estão preenchidas por duas equipes dos Estados Unidos (Inter Miami e Seattle Sounders) e do México (Monterrey e Pachuca). Por isso, quem deve herdar a vaga é a equipe com melhor posição no ranking — acrescentou.
Caso consiga a vaga no Mundial de Clubes, a Alajuelense estará no grupo do Flamengo e enfrentará o time brasileiro na última rodada da primeira fase. O clube da Costa Rica aguarda a decisão do TAS, que tem audiência agendada para o dia 23 de abril.

— Esse é um caso que busca defender a transparência dessa competição que é importante. É um episódio em que se deve cumprir o regulamento independentemente dos interesses econômicos que possam existir - concluiu.
Tudo sobre

Mundial de Clubes
Mundial de Clubes deve ganhar novo formato com 48 times em 2029
Há 4 meses
Copa do Mundo 2026
Rivais do Fluminense no Mundial de Clubes estreiam na abertura da Copa do Mundo
Há 4 meses
Futebol Nacional
Palmeiras lidera ranking por vaga na Copa do Mundo de Clubes; Flamengo está confirmado
Há 6 meses
Futebol Internacional
Adversários do Flamengo no Mundial de 2029: veja lista de classificação pela Champions
Há 9 meses
Futebol Internacional
Brasil? Saiba qual país tem '99% de chance' de sediar o Mundial de Clubes de 2029
Há 10 meses
Futebol Internacional
Duelos marcantes: relembre os principais jogos do futebol internacional em 2025
Há 10 mesesMais LANCE!

No Brasil, futebol domina top 10 dos itens mais buscados no Google em 2025

Camisa de algoz do Flamengo vira item disputado por fãs em leilão; veja valores

Quanto vale Safonov? Saiba o valor de mercado do vilão do Flamengo no Mundial

PSG iguala recorde de Barcelona e Bayern após título sobre o Flamengo

Bruno Henrique avalia Flamengo contra PSG: 'De igual para igual'

Botafogo relembra Mundial de Clubes e ironiza revés do Flamengo para o PSG

Quem é Safonov, herói do PSG contra o Flamengo no Mundial?

Espanhóis reagem a pênalti de Jorginho, do Flamengo, contra o PSG: 'Frieza'

Jornalistas comentam 'falhas' de Rossi em PSG x Flamengo: 'Já tinha'

Veja os gols de PSG x Flamengo: Paris é campeão nos pênaltis

Ausência de jogador na escalação do Flamengo incomoda torcedores: 'Não é hora'

Sem melhor do mundo, PSG divulga escalação para enfrentar o Flamengo no Mundial

PSG x Flamengo: acompanhe ao vivo jogo e pênaltis da final do Mundial
