WSL: Cinco brasileiros avançam no 1º dia em Saquarema; competições voltam na quarta
Tetracampeão do evento registrou melhor performance entre surfistas do país

Filipe Toledo, Italo Ferreira, Miguel Pupo, Tatiana Weston-Webb e Luana Silva garantiram classificação no dia inaugural do Rio Pro 2025, nona etapa do circuito mundial de surfe. A competição começou neste domingo (22) em Saquarema, com 16 baterias disputadas em ondas de 1 a 1,5 metro no Point de Itaúna.
➡️ Campeão Italo Ferreira vence bateria inicial do Rio Pro em Saquarema
O domingo incluiu todas as disputas da primeira fase masculina e feminina, além de quatro confrontos da repescagem feminina. Cada bateria teve duração de 30 minutos, com quatro brasileiros conquistando classificação direta para as próximas fases, enquanto Luana Silva precisou passar pela repescagem após derrota inicial.
Filipe Toledo, tetracampeão do evento que busca o quinto título, registrou a melhor performance entre os brasileiros. Em sua bateria contra João Chianca e Griffin Colapinto, Toledo somou 6,67 pontos com quatro manobras em uma direita consistente. A três minutos do final, utilizou sua prioridade para bloquear João, melhorou sua segunda nota para 6,23 e garantiu a classificação com 12,90 pontos no total.
Italo Ferreira, atual campeão da etapa, também mostrou consistência contra Connor O'Leary e Seth Moniz. Após iniciar com 4,67 pontos, assumiu a liderança aos 13 minutos com uma nota de 6,83 pontos, executando duas manobras críticas de backside. Aos 18 minutos, melhorou seu desempenho com uma rasgada e um floater na junção da esquerda, conquistando 5,60 pontos.
Miguel Pupo enfrentou Ethan Ewing e Marco Mignot, assumindo a liderança aos oito minutos com três manobras fortes de frontside que lhe renderam 6,67 pontos. No final da bateria, confirmou sua vitória com mais 5,33 pontos após um forte ataque à junção.

Luana se recupera na repescagem
Tatiana Weston-Webb, que participa como convidada após ter deixado o CT 2025 na terceira etapa para tratar sua saúde mental, superou a atual bicampeã da prova, Caitlin Simmers, e Tyler Wright. A brasileira começou com 4,83 pontos numa esquerda e, aos oito minutos, executou três ataques de frontside que lhe renderam 7,00 pontos. A 11 minutos do fim, melhorou seu desempenho, trocando 4,83 por 5,17 pontos com uma rasgada e uma batida na esquerda.
Luana Silva teve um dia de recuperação. Após não se sair bem na primeira fase contra Molly Picklum e Caroline Marks, conseguiu se recuperar na repescagem. Em bateria disputada contra Caitlin Simmers, somou 6,50 pontos com dois bons ataques em uma onda esquerda. No final, Caitlin precisava de 6,80 pontos para vencer, mas conseguiu apenas 6,57, sendo eliminada em nono lugar.
João Chianca chegou muito perto da virada em sua bateria, necessitando de 5,35 pontos, mas obtendo 5,33. Ele e Griffin Colapinto se enfrentarão na repescagem.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Competições voltam na quarta
A World Surf League (WSL) adiou as competições do Rio Pro 2025 para quarta-feira (25). A decisão foi tomada após avaliação das condições do mar, que apresentou séries demoradas de ondas e previsão de vento maral forte.
A quinta-feira (26) pode ser escolhida para as finais, considerando que nos dias seguintes o mar ficará mais calmo. As condições só voltarão a melhorar no domingo (29), último dia da janela de competição, quando as séries poderão novamente atingir 2,5 metros com vento terral.
O brasileiro João Chianca competirá contra o americano Griffin Colapinto na repescagem masculina. Já Kanoa Igarashi do Japão enfrentará o brasileiro Alejo Muniz. Nas quartas de final feminino, Tatiana Weston-Webb do Brasil disputará contra a americana Caroline Marks, enquanto Luana Silva enfrentará a australiana Tyler Wright.
Tudo sobre

Vôlei
Brasil leva virada no tie-break, sofre quarta derrota e cai no Mundial sub-17 de vôlei
Há 6 horas
Mais Esportes
WSL: Kelly Slater dá show e elimina Gabriel Medina em Teahupoo
Há 6 horas
Vôlei
Vice na Copa Sul-Americana liga alerta para futuro do Brasil no vôlei masculino
Há 7 horas
Surfe
WSL: Ítalo e Chumbinho quebram sequência negativa do Brasil e avançam no Taiti
Há 8 horas
Mais Esportes
Hugo Calderano estreia no Smash da Europa; veja adversário e chave
Há 9 horas
Fórmula 1
F1: Hamilton vira 'novo Schumacher' nos bastidores da Ferrari
Há 10 horasMais LANCE!

F1: McLaren promete atualizações para alcançar rival

Do sonho de ginasta à Olimpíada no skate: Gabi Mazetto mira LA

Valter Walker aceita luta contra ex-campeão do UFC

Makhachev volta a ameaçar recorde histórico de Anderson Silva no UFC

João Fonseca mira salto no ranking após queda em Montreal

Piastri rebate Hamilton na F1: 'Eles não são para todos'

João Fonseca terá caminho facilitado no Masters de Cincinnati

Sem LeBron, Lakers terão desafio pela frente, alerta Shaq

Diretor da F1 detalha qualidades de Bortoleto: 'Algo que precisamos'

Rio 2016: Olimpíada sediada pelo Brasil completa dez anos

De Gisele Bundchen a Vanderlei: os 10 anos da abertura dos Jogos Rio 2016

Semana de luta! Recorde de Anderson Silva e dois cinturões em jogo no UFC 330

Classificado para a AmeriCup, Brasil vence Colômbia e é bronze no Sul-Americano



