Vice-comissário da NBA exalta torcida e analisa próximo jogo no Brasil: 'Prioridade'
Ao Lance!, Mark Tatum destacou ainda o sucesso que a NBA tem no país

A NBA firmou um projeto extenso para a nova temporada com mais de 10 jogos em diferentes países, mas a chance do Brasil ainda não chegou. Embora os brasileiros sejam fiéis a sua paixão pelo esporte, a falta de estrutura adequada continua a impedir que a liga norte-americana chegue ao país, segundo Mark Tatum. Ao Lance!, o vice-comissário destacou ainda o sucesso que a organização tem em São Paulo e Gramado.
➡️ NBA 25/26 começa com holofotes voltados para o Brasil
— Em conversa com governador de São Paulo, eu expressei a necessidade de ter um ginásio de calibre mundial que poderia receber jogos de basquete no Brasil. E o que eu ouvi foi: "Nós concordamos, entendemos e retornarem para você". Então, a resposta curta é que ainda não há uma linha de tempo específica, mas eu sei que é uma prioridade e um foco, especialmente em São Paulo, mas também no Rio — confessou Tatum.
Não é a primeira vez que Tatum analisa esse problema de estrutura no Brasil, mesmo após os jogos da NFL – que, inclusive, acertou compromisso de cinco anos com o Rio de Janeiro. Em coletiva de imprensa, antes das finais da NBA em junho de 2025, o dirigente relevou que conversas com autoridades paulistas estavam em andamento, mas que a falta de "instalações apropriadas" foi identificada como o principal entrave para trazer a liga a São Paulo.
Apesar de a infraestrutura ser uma questão negativa, é inegável como a torcida brasileira abraça a NBA. Dois exemplos disso, aliás, foram analisados por Tatum em conversa ao Lance!: a NBA House, em São Paulo, e o NBA Park, em Gramado, no Rio Grande do Sul.
— O que eu diria em termos do Brasil é que os fãs lá são incríveis. Mais de 45 mil fãs visitaram o NBA House em São Paulo durante a final do ano passado. O evento tem sessões com os jogos, apresentações musicais, atividades em quadra. Eu tive a oportunidade de visitar nosso NBA Park em Gramado. É o maior destino de fãs do mundo e recebemos mais de 300 mil fãs desde que abriu há três anos. Então, fãs conseguem consumir, mesmo que digitalmente, mas também se envolver com o NBA de maneiras muito significativas. Mesmo sem jogos — disse o dirigente.
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
Sem uma data certa ainda para trazer a NBA no Brasil, a expectativa é que os governos de Rio de Janeiro e São Paulo apresentem propostas a serem analisadas pela organização. O principal ponto que fica é o valor que o Brasil tem para a liga, principalmente em questão de retorno financeiro, já que o país desponta como um dos principais públicos do planeta.
NBA já esteve no Brasil
A NBA realizou dois jogos de pré-temporada no Brasil anteriormente. Em 2013, Chicago Bulls e Washington Wizards se enfrentaram no Rio de Janeiro. No ano seguinte, Cleveland Cavaliers e Miami Heat jogaram na cidade. Todos estes confrontos aconteceram na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, local que posteriormente sediou competições dos Jogos Olímpicos de 2016.
Vale destacar que o "crossover" entre a NBA e o Brasil também já aconteceu em forma de confronto entre as partes. Em quatro ocasiões, o Flamengo enfrentou o Orlando Magic, que saiu vitorioso em todas. Nos anos 2014, 2018 e 2023, o Rubro-Negro viajou até os Estados Unidos, enquanto em 2015 o time norte-americano veio ao Rio de Janeiro pela NBA Global Games.

Tudo sobre

Fórmula 1
Max Verstappen na NASCAR: Equipe revela conversas com Red Bull
Há 25 minutos
NBA
LeBron James 'se paga' nos 76ers em menos de uma semana
Há 1 hora
Vôlei
Após vice na VNL, Seleção se reapresenta com foco no Sul-Americano
Há 1 hora
Tênis
João Fonseca entra no top 20 do ranking de saibro após campanha em 2026
Há 3 horas
Tênis
VÍDEO: ex-tenista é preso após quebrar raquetes em loja nos EUA
Há 3 horas
Fórmula 1
Brasil registra maior audiência da Fórmula 1 no mundo em 2026
Há 4 horasMais LANCE!

Sesc Flamengo e Praia Clube reeditarão semi da Superliga em amistoso

Bortoleto fecha testes da F1 com melhor tempo na Hungria

Gui Santos supera LeBron James em salário da NBA 2026/27

Jon Jones diz ser bloqueado por Lewis Hamilton: 'Covarde'

Dana White revela 'contratação dos sonhos' fora do UFC

Verstappen aparece com Toto Wolff em meio a dúvidas na Red Bull

Fortes ventos no Rio danificam arena de vôlei de praia em Copacabana

Final da VNL Feminina registra a maior audiência do Sportv2 em 2026

LeBron James exalta novo colega no 76ers: 'Jogador excepcional'

João Fonseca sobe no ranking da ATP antes do Masters de Montreal

Com 45 anos, Fernando Alonso é o piloto mais velho do século na F1

F1: Europa ganha força para receber fim da temporada após cancelamentos no Oriente Médio

Ex-rival de Alex Poatan no UFC é preso nos Estados Unidos



