Mais Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quando começa a temporada do NBB 2023/2024?

19 equipes participam do principal campeonato de basquete brasileiro

Franca e São Paulo decicidiram o último NBB (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)
Escrito por

A temporada 23/24 do NBB (Novo Basquete Brasil) será iniciada oficialmente no dia 21 de outubro. No entanto, duas partidas serão antecipadas para não atrapalhar os times que cederão jogadores para a Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos. Com transmissão da "ESPN", do "SporTV" e do YouTube da Liga Nacional de Basquete, o torneio terá a sua maior edição na história, com 19 equipes participantes.

As tradicionais equipes do Botafogo, Mogi Basquete e Vasco da Gama estão de volta ao NBB e se juntam a Bauru Basket, Brasília Basquete, Caxias do Sul, São José Basketball, Cerrado Basquete, Corinthians, Flamengo, Fortaleza Basquete Cearense, Minas Tênis Clube, Pato Basquete, Paulistano, Pinheiros, Sesi Franca, São Paulo, União Corinthians e Unifacisa.

+ Ex-técnico da Seleção lamenta impasse entre CBB e NBB: ‘As pessoas são muito vaidosas’

As duas partidas antecipadas são do Flamengo. O clube carioca enfrenta o Minas no dia 13 de outubro, às 20h, e o Pato Basquete no dia 15, às 17h. Ambos os jogos serão realizados no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. O duelo responsável por abrir o NBB oficialmente, no dia 21, será uma reedição da última final: Franca x São Paulo. A bola sobe às 18h, no Ginásio do Pedrocão, em Franca.

Na última temporada, o Franca conquistou o bicampeonato ao superar o São Paulo na decisão. Desde a primeira edição, em 2008, o torneio teve apenas cinco campeões: Flamengo (7), Brasília (3), Franca (2), Bauru (1) e Paulistano (1).

Franca ergue o trófeu do Novo Basquete Brasil 2023 (Foto: Marcos Limonti/SFB)

+ NBB: Vasco organiza treino aberto, e técnico promete ‘equipe aguerrida e compromissada’

A próxima edição do NBB conta com os principais times do basquete nacional. No entanto, o campeonato não tem mais a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). A entidade retirou o título de competição oficial por causa de disputas judiciais que correm desde o ano passado.

A decisão da CBB acabou deixando os times brasileiros fora da Liga Sul-Americana. Agora, as equipes aguardam uma resposta da FIBA sobre a presença na Champions League das Américas (BCLA), principal competição continental de basquete. O NBB também espera esse anúncio para confirmar o calendário do restante da temporada.