Vasco anuncia o retorno da equipe de basquete e volta ao NBB

Cruz-Maltino vai disputar a competição na temporada 2023/2024 e vai se chamar 'R10 Score Vasco da Gama'; dirigentes frisam ideia de autossutentabilidade

vasco-basquete-aspect-ratio-512-320
Vasco vai jogar o NBB na próxima temporada (Foto: Matheus Guimarães/LANCE!)

Escrito por

O basquete do Vasco está de volta. Nesta terça-feira, o clube anunciou o retorno da modalidade, que vai disputar o Novo Basquete Brasil (NBB) na próxima temporada.

Por uma série de compromissos, o presidente do Vasco, Jorge Salgado, não pode comparecer ao evento. O 1º Vice-Presidente Carlos Roberto Osório foi quem comandou o evento.

Além disso, estiveram presentes o Vice-Presidente de Esportes Olímpicos e Paralímpicos, Marcel Kaskus, o Diretor de Basquete, Pedro Ortega, o Diretor Comercial de Basquete, Carlos Alexandre, o Gerente Executivo, Carlos Magno Barros e o Coordenador Geral de Basquete, Gegê Chaia.

- Um evento que vamos comunicar ao torcedor a volta do Vasco ao basquete. O resgate de uma gloriosa tradição deste esporte no Brasil. O Vasco é um clube esportivo de muita tradição em muito esportes olímpicos. Fomos fundados como um Club de Regatas. Com muito orgulho carregamos o nome de Club de Regatas, 125 anos após a sua fundação. A fundação do nosso clube se deu por um desejo, um sonho, de parcela da sociedade que não tinha abertura. O Vasco da Gama abriu essa possibilidade para eles que pudessem praticar o esporte - afirmou Osório. E completou relembrando a tradição do Vasco nos esportes olímpicos:

- O nosso clube tem o primeiro bicampeão olímpico no Brasil. Temos muita felicidade e orgulho das nossas medalhas. Somos o clube que mais trouxe medalhas olímpicas para o Brasil. Esse clube já foi campeão brasileiro e Sul-Americano. Já disputamos as principais competições pelo mundo. Estamos resgatando esta tradição do Vasco da Gama.

O projeto de basquete do Vasco é totalmente autossustentável. Isso porque o clube vai contar com aportes de capital e patrocinadores que querem resgatar a história do Cruz-Maltino na modalidade. E revelou qual será o novo nome da equipe.

- Temos muitas memórias boas e é isso que estamos trazendo aqui. A volta do Vasco ao basquete de forma sustentável. Temos aporte de capital e patrocinadores que confiaram na nossa tradição. A nossa equipe se chama "R10 Score Vasco da Gama". Aqui tem gente que confia no basquete e no Vasco da Gama. Com contratos assinados, prontos para representar o Vasco da Gama. Esse é o nosso principal passo como um clube pós-SAF. Aqui é o início de uma nova caminhada e um novo tempo - disse o vice-presidente.

METAS DO BASQUETE DO VASCO A LONGO PRAZO:
- Participação do brasileiro de Interclubes (cumprido)
- Retorno das categorias de base (cumprido)
- Ser referencia na formação de atletas no basquete nos próximos três anos
- Estar nas finais dos Campeonatos Brasileiros Interclubes nas categorias de base nos próximos três anos
- Consolidação entre as principais equipes da LNB nos próximos cinco anos
- Estar nas finais das Interligas e Champions League das Américas nos próximos seis anos
- Ter dois atletas identificados e formados nas categorias de base do Vasco participando do NBA Draft nos próximos 10 anos

METAS DO BASQUETE DO VASCO PARA A TEMPORADA 2023/2024:
- Disputar playoffs do NBB
- Estar entre os classificados para a Copa Super 8

NOVO COMANDANTE
Tudo indica que Léo Figueiró deve ser o novo técnico do Vasco. No entanto, o treinador ainda tem contrato com o Corinthians. A tendência é que após o término do vínculo com equipe paulista, o comandante assine com o Cruz-Maltino.

- A intenção seria apresentar o nome (técnico). Mas a temporada ainda não terminou e o Vasco ainda está no mercado. Existe sim uma folha salarial e planejamento. É tudo feito com rigor e disciplina. Vamos respeitar os limites. Os técnicos que foram ventilados são excelentes nomes, mas hoje não temos como confirmar - disse Marcel Kaskus, Vice-Presidente de Esportes Olímpicos e Paralímpicos do Vasco.

A EstrelaBet, uma das patrocinadoras do time de basquete do Vasco, vibrou com a parceria. O Head de Patrocínios, Rafael Zanette, pontuou que a empresa sempre vai incentivar a prática de esportes no Brasil.

- É um grande prazer poder entrar para a história de um clube tão tradicional como o Vasco da Gama. Esperamos ajudar o time a retomar seu lugar no basquete brasileiro, que sempre foi de brigar por títulos e revelar grandes atletas, e eles podem contar com o apoio da EstrelaBet para isso. Sempre falamos que nossos patrocínios vão além de simplesmente "inserir nosso logo" nas camisas, mas crescer junto. Por isso apoiamos equipes em vários esportes, por entender que o apoio se faz necessário, e a EstrelaBet é fanática por esporte e sempre fará o possível para fomentar a prática no Brasil - afirmou o Head de Patrocínios da empresa, Rafael Zanette.

MAIS RESPOSTAS DA COLETIVA:

SÃO JANUÁRIO OU OUTRAS ARENAS? (MARCEL KASKUS)
- Estamos entrando nesta etapa de planejar onde jogar. O clube como o Vasco e o engajamento da torcida, às vezes São Januário vai ficar pequeno. Existem alternativas. O Rio de Janeiro conta com equipamentos importantes.

CARACTERÍSTICAS DA EQUIPE (GEGÊ CHAIA)
- O pensamento do nosso projeto é montar um time físico, jovem e competitivo. Existem várias opções de mercado que estamos indo ainda afundo. Uma das ideias é trazer um nome de renome. Mas não faremos nenhuma loucura. Prometemos um elenco homogêneo e físico, de acordo com o nosso futuro treinador.

CAMPEONATO CARIOCA (CARLOS MAGNO BARROS)
- Sim. Está no planejamento (participar do Campeonato Carioca de Basquete).

BASQUETE FEMININO (MARCEL KASKUS)
- Não temos um projeto pronto. Mas a volta do basquete feminino está no nosso radar. Ano passado conversamos para desenvolver o basquete feminino, mas não prosperou.

BASE FORTE (GEGÊ CHAIA)
- Fizemos uma peneira e tivemos um presente em São Januário: 150 crianças. Montamos o sub-13, 14 e 15 só de uma peneira.

TORCIDA (CARLOS ALEXANDRE)
- Estamos pensando o tempo todo sobre o que fazer para atrair os nossos torcedores para dentro do ginásio. Não só no pré-jogo, mas durante o jogo, nos tempos e nos intervalos. Tentar uma aproximação no que a gente vê fora do país em relação a matchday.

PROJETO A LONGO PRAZO E INVESTIMENTOS (CARLOS ROBERTO OSÓRIO)
- Estamos montando um projeto estratégico para o Vasco. Primeiro, as pessoas que estão nesta mesa. Os executivos do basquete do Vasco e a equipe são pessoas experientes e vencedoras. Isso é muito importante. acreditamos que a primeira coisa tem que ser a identificação. O que estamos propondo é ter a segurança da parceria, possibilidade de crescimento para dar este passo. 10 anos de planejamento. É longo prazo. estamos começando sem dinheiro incentivado pelo Governo. O Vasco está na resolução final para que possa voltar a captar. Pés no chão, autossutentabilidade. O Vasco vai trabalhar com os recursos que tem.

CAMISA DO BASQUETE (CARLOS ROBERTO OSÓRIO)
- O Vasco quando fez o contrato para a criação da Vasco SAF teve o cuidado de proteger os esportes olímpicos. Não temos obrigatoriedade de trabalhar com ninguém que não seja do nosso interesse. Isso vai depender do interesse do projeto. O nosso contrato dá liberdade para tomar a melhor decisão. Pode ser em conjunto com o futebol, pode ser com outra decisão a ser tomada.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter