Prefeitura do Rio publica decreto que regulamenta construção de autódromo
Lei Complementar havia sido aprovada pelo prefeito Eduardo Paes em julho de 2024

A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro publicou no diário oficial, na última sexta-feira (3), o decreto nº 55632, que regulamenta a Operação Urbana Consorciada. Esta ação estabelece e viabiliza as diretrizes das obras do Autódromo Parque de Guaratiba, que leva o nome do bairro da Zona Oeste da cidade.
Este será o primeiro circuito no município em 12 anos: o último foi o de Jacarepaguá, demolido em 2012. O documento detalha algumas diretrizes já estabelecidas no projeto da Câmara de Vereadores. Entre elas, o autódromo poderá ser usado para eventos e outras competições esportivas em épocas sem a realização de corridas automobilísticas.
➡️ Alonso prevê aposentadoria em 2026: 'Hora da verdade'
➡️ Ferrari monta programa intensivo de testes para Hamilton em Fiorano e Barcelona
A Lei Complementar 273/2024, aprovada pelo prefeito Eduardo Paes em julho de 2024, tinha como prioridades realizar a operação do circuito de forma sustentável. O documento dispõe uma série de tecnologias a serem utilizadas no complexo para assegurar a eficiência energética, como o uso de painéis de energia fotovoltaica, iluminação de LED, economia de recursos naturais, sistemas de reuso de águas servidas, captação de água de chuvas e outras técnicas.
➡️ Irmão exalta capacidade de Schumacher em desenvolver carro: 'Hamilton nunca fez isso'

Além disso, o decreto prevê a implantação de uma estação de BRT Transoeste perto do novo circuito para atender às demandas da população. No documento, há a definição de um plano para melhorar o fluxo do transporte público na região.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Um conselho consultivo será formado para acompanhar o andamento da obra, com reuniões trimestrais para apresentar os resultados da fiscalização. A pista, projetada por Sergio Moreira Dias, homenageará a antiga pista de Jacarepaguá, com um traçado de 5.020 km e instalações modernas, preservando uma área de manguezal.

Vôlei
Zé Roberto detalha estratégia com Marcelle no Sul-Americano
Há 6 horas
Vôlei
Sabrina e Vivian dão primeiros passos com a camisa da Seleção
Há 6 horas
Fórmula 1
Rafael Câmara mira liderança da F2 em estreia no Madring
Há 7 horas
Lutas
Poatan cogita voltar aos meios-pesados para enfrentar Borrachinha no UFC
Há 7 horas
Vôlei
Brasil vence Peru e segue sem perder sets no Sul-Americano
Há 8 horas
Vôlei
Veja os lances da vitória do Brasil contra o Peru no Sul-Americano feminino de vôlei
Há 10 horasMais LANCE!

Brasil x Peru pelo Sul-Americano feminino de vôlei; horário e onde assistir

Dana White confirma saída de MVP do UFC: 'Não faz mais parte'

US Open: Queda de Alcaraz gera críticas e mudanças no ranking

Los Angeles Lakers anuncia estátua para Phil Jackson em 2027

Kimi Antonelli recebe apoio de Vettel para recorde histórico da F1

Aos 11 anos, filho de Kimi Raikkonen é anunciado pela Red Bull

Philadelphia 76ers assina contrato com bicampeão da NBA

Zé Roberto prevê 'jogo exigente' contra Peru no Pré-Olímpico

Muito além de torcedor, José Aldo já foi atleta do Flamengo no UFC

José Aldo completa 40 anos com trajetória campeã do WEC ao UFC

Antes da F1, estreia do novo GP da Espanha teve 19 bandeiras vermelhas

Julia Bergmann: do vôlei universitário à pilar da Seleção

Gabi Guimarães celebra retorno à Seleção, mas prega cautela: 'Longe dos 100%'



