menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Praia Clube supera Flamengo em quadro geral de medalhas de 2025

Ranking do CBC confirma Pinheiros no topo e mudança no pódio em 2025

a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porThiago Fernandes,
Dia 28/01/2026
12:52
Atualizado há 0 minutos
flamengo-praia
imagem cameraPraia Clube e Flamengo em jogo da Superliga (Foto: Paula Reis / Flamengo)

  • Matéria
  • Mais Notícias

Uma mudança no Top 3 entre os maiores clubes formadores do esporte olímpico no Brasil chamou a atenção em 2025. Com o Pinheiros na liderança, assim como no ano anterior, foi a vez do Praia Clube superar o Clube de Regatas do Flamengo no Quadro Geral de Medalhas (QGM) do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). As medalhas conquistadas renderam o segundo lugar geral para a equipe mineira.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

Essa conquista destaca o Praia como um clube que investe cada vez mais nas categorias olímpicas, tanto na base quanto no profissional. Não é mistério que a equipe seja uma das maiores potências do vôlei nacional. Além disso, o clube também se destacou no basquete, no beach tennis, no tiro esportivo e no vôlei de praia – modalidades em que conquistou medalhas de ouro.

A queda de desempenho do Rubro-Negro ocorre em um ano marcado por cortes realizados, o que coloca a situação interna em evidência. Ainda assim, foram registradas 13 medalhas ao todo, sendo oito de ouro, duas de prata e três de bronze, pelo Flamengo. Dessa forma, não é possível afirmar que a perda de espaço para o Praia seja um reflexo direto dessas mudanças.

continua após a publicidade

➡️ De amigo a rival: destaque do Minas reencontra torcedor mirim do Flamengo no Super 8

O ranking reforça a regularidade do Pinheiros na liderança do QGM, com desempenho consistente ao longo do ciclo. Em 2025, o crescimento do Praia Clube foi determinante para a mudança no Top 3, permitindo à equipe mineira superar o Flamengo na classificação geral de medalhas. Mesmo com a queda em relação a 2024, a equipe carioca segue entre os clubes mais relevantes do país na formação de atletas olímpicos.

Entenda o ranking do CBC

Ao fim do segundo ano do ciclo olímpico para os Jogos de Los Angeles 2028, o CBC divulgou o ranking que reúne as medalhas conquistadas pelos clubes em competições nacionais, tanto na base quanto no principal. O quadro geral é um somatório dos Anos I e II, como foram denominados 2024 e 2025. Veja o ranking completo abaixo:

continua após a publicidade
ClubeEstado20242025Total

Esporte Clube Pinheiros

SP

22 medalhas

20 medalhas

42 medalhas

Praia Clube

MG

13 medalhas

17 medalhas

30 medalhas

Clube de Regatas do Flamengo

RJ

16 medalhas

13 medalhas

29 medalhas

Club Athletico Paulistano

SP

9 medalhas

18 medalhas

27 medalhas

Grêmio Náutico União

RS

5 medalhas

11 medalhas

16 medalhas

Minas Tênis Clube

MG

8 medalhas

6 medalhas

14 medalhas

Clube Paineiras do Morumby

SP

6 medalhas

4 medalhas

10 medalhas

Botafogo de Futebol e Regatas

RJ

4 medalhas

5 medalhas

9 medalhas

Sport Club Corinthians Paulista

SP

6 medalhas

2 medalhas

8 medalhas

Associação Desportiva Centro Olímpico

SP

4 medalhas

2 medalhas

6 medalhas

➡️ Brasília de volta! FIVB divulga calendário da VNL 2026

Para que serve esse ranking?

O Quadro Geral de Medalhas (QGM) do Comitê Brasileiro de Clubes é atualizado anualmente de forma parcial, acompanhando o ano-calendário. Ao final dos quatro anos do ciclo olímpico – 2024, 2025, 2026 e 2027 – será publicado o QGM consolidado da preparação rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. Esse levantamento servirá como um dos critérios para a Matriz de Bônus de Meritocracia Esportiva, utilizada nos próximos editais dos Eixos do Programa de Formação de Atletas do CBC.

O Programa de Formação de Atletas do CBC tem como objetivo fortalecer a base e garantir a continuidade do desenvolvimento esportivo no país. Um reflexo desse trabalho foi o desempenho brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris, quando o país conquistou 20 medalhas – três de ouro, sete de prata e dez de bronze. Desse total, 15 vieram de atletas vinculados a clubes formadores, evidenciando a importância do investimento na formação.

Ana Cláudia em ação pelo Pinheiros (Foto: ECP / Ricardo Buffolin)
Ana Cláudia em ação pelo Pinheiros (Foto: ECP / Ricardo Buffolin)
  • Matéria
  • Mais Notícias