Mercedes do tricampeonato de Fangio na F1 vai a leilão nos EUA
Mercedes W196R foi leiloada pelo Indianapolis Motor Speedway, nos Estados Unidos

A casa de leilões RM Sotheby's vendeu, no fim de semana passado, uma verdadeira joia histórica do automobilismo. Trata-se da Mercedes W196R pilotada pelo pentacampeão de Fórmula 1 Juan Manuel Fangio e pelo britânico Stirling Moss durante a última etapa do campeonato de 1955. O veículo foi adquirido por US$ 53.917.370 — cerca de R$ 315 milhões na cotação atual —, tornando-o um dos carros mais caros da história.
Hoje aposentada das pistas, a Mercedes W196R foi doada pela marca ao Indianapolis Motor Speedway Museum, mas, anos mais tarde, a administração do museu decidiu leiloá-la para fortalecer a situação financeira do espaço, que passa por uma reestruturação. O comprador da relíquia não teve identidade revelada, mas adquiriu um pedaço da história do esporte a motor.
➡️ Mercedes defende novas regras da FIA sobre palavrões na F1: 'Temos responsabilidade'
A estreia do carro nas pistas aconteceu na Argentina, em 30 de janeiro de 1955, quando foi realizado o GP de Buenos Aires, uma corrida sem pontuação organizada no mundial daquele ano. Para a prova, a Mercedes colocou esse chassi na pista com o formato de roda livre, mais ao gosto de Fangio, do que a versão carenada, usada principalmente em circuitos rápidos da época como Reims ou Monza.
A equipe alemã também decidiu usar motores experimentais de três litros — 500 cilindradas a mais do que os usados na F1 naquele período — para introduzi-los no 300 SLR que competiria nas 24 Horas de Le Mans. O GP foi realizado com um formato inusitado de duas etapas de 30 voltas, e onde Fangio conseguiu triunfar graças à soma dos tempos, já que ficou segundo lugar nas duas baterias.
➡️ Com Newey e Wheatley fora, Red Bull atrai funcionários de rivais para reforçar equipe

Mais tarde, com o objetivo de vencer em Le Mans, a Mercedes sofreu o golpe mais duro de sua história no automobilismo em 11 de junho daquele ano. O 300 SLR de Pierre Levegh foi catapultado para a reta principal após colidir com Austin Healey, de Lance Macklin, resultando na morte do piloto francês e de 83 espectadores.
A tragédia provocou a retirada dos alemães do automobilismo em 11 de setembro de 1955, após o GP da Itália que coroou o terceiro campeonato mundial de Fangio.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
O museu norte-americano também leiloará outras relíquias de sua coleção, incluindo uma Ferrari 250 LM que venceu as 24 Horas de Le Mans de 1964, um Ford GT40 que competiu nas 24 Horas de Le Mans de 1966 e a Benetton B191 que foi pilotado pelo heptacampeão mundial Michael Schumacher em sua temporada de estreia na F1.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Vôlei
Brasil leva virada no tie-break, sofre quarta derrota e cai no Mundial sub-17 de vôlei
Há 7 horas
Mais Esportes
WSL: Kelly Slater dá show e elimina Gabriel Medina em Teahupoo
Há 8 horas
Vôlei
Vice na Copa Sul-Americana liga alerta para futuro do Brasil no vôlei masculino
Há 8 horas
Surfe
WSL: Ítalo e Chumbinho quebram sequência negativa do Brasil e avançam no Taiti
Há 10 horas
Mais Esportes
Hugo Calderano estreia no Smash da Europa; veja adversário e chave
Há 11 horas
Fórmula 1
F1: Hamilton vira 'novo Schumacher' nos bastidores da Ferrari
Há 11 horasMais LANCE!

F1: McLaren promete atualizações para alcançar rival

Do sonho de ginasta à Olimpíada no skate: Gabi Mazetto mira LA

Valter Walker aceita luta contra ex-campeão do UFC

Makhachev volta a ameaçar recorde histórico de Anderson Silva no UFC

João Fonseca mira salto no ranking após queda em Montreal

Piastri rebate Hamilton na F1: 'Eles não são para todos'

João Fonseca terá caminho facilitado no Masters de Cincinnati

Sem LeBron, Lakers terão desafio pela frente, alerta Shaq

Diretor da F1 detalha qualidades de Bortoleto: 'Algo que precisamos'

Rio 2016: Olimpíada sediada pelo Brasil completa dez anos

De Gisele Bundchen a Vanderlei: os 10 anos da abertura dos Jogos Rio 2016

Semana de luta! Recorde de Anderson Silva e dois cinturões em jogo no UFC 330

Classificado para a AmeriCup, Brasil vence Colômbia e é bronze no Sul-Americano



