Japão elimina Turquia e pode enfrentar o Brasil na semi da VNL feminina
Equipe venceu por 3 sets a 2 e aguarda definição de adversário

- Matéria
- Mais Notícias
A Seleção Feminina conheceu, na tarde desta quinta-feira (24), seu possível adversário na semifinal da Liga das Nações de Vôlei (VNL) feminina. O Japão superou a Turquia por 3 sets 2, com parciais de 25/21, 16/25, 25/20, 22/25 e 15/9 e garantiu a classificação para a semifinal da competição, aguardando definição de adversário no confronto entre Brasil e Alemanha, às 15h (horário de Brasília).
Relacionadas
➡️Júlia Bergmann analisa partida contra a Alemanha na VNL feminina: ‘Jogo difícil’
A seleção asiática contou com a oposta Ishikawa como principal arma do ataque. A jogadora, responsável pelo ponto da classificação japonesa, com um ace no tie-break, anotou 19 pontos. Mesmo com a derrota, a Turquia teve a maior pontuadora do jogo: a oposta Vargas, que teve 23 acertos.
O Japão volta a quadra pela semifinal da Liga das Nações neste sábado (26), com horário ainda a definir, podendo ser às 11h ou 15h (de Brasília). Na outra semifinal, também no sábado, Itália e Polônia disputam uma vaga na decisão.
Como foi o jogo
1º set
A Turquia iniciou o jogo na frente, fazendo os dois primeiros pontos, mas logo o Japão encaixou o saque, empatou e abriu quatro pontos de vantagem, forçando o técnico da Turquia a pedir tempo logo no início da parcial. A equipe turca apostava em acionar Vargas, sua principal pontuadora, mas, sem eficiência no ataque, não conseguia diminuiu a diferença no placar.
Além de falhar na conclusão dos ataques, a Turquia também teve problemas na recepção, dando ao Japão duas chances para pontuar de xeque. Do outro lado da quadra, o Japão mostrava volume de jogo e consistência defensiva para administrar a vantagem no placar. As turcas pressionaram na reta final, com Vargas no saque, mas o Japão conseguiu fechar a parcial por 25 a 21.
2º set
De volta para o segundo set, o técnico da Turquia, o italiano Daniele Santarelli, tirou Karakurt de quadra e chamou Baladin para ajustar a linha de passe. A mudança funcionou e a equipe abriu 4 a 1 no placar, forçando o Japão a pedir tempo. A seleção asiática se recuperou no jogo, com a defesa voltando a ser destaque, e a parcial ficou mais equilibrada.
Ajustada, a Turquia cresceu no bloqueio e conseguiu marcar seis pontos seguidos, abrindo 17 a 10. O técnico Ferhat Akbas pediu seu segundo tempo, mas a parada não foi capaz de deter o ímpeto da Turquia, que chegou a ter nove pontos de vantagem no placar e fechou a parcial por 25 a 16.
3º set
No terceiro set, as duas equipes pareciam finalmente estar com seu voleibol encaixado, o que se traduziu no placar: o Japão liderou desde o início da partida, mas a Turquia não deixou as adversárias abrirem muita distância, contando com a eficiência no bloqueio, melhor fundamento da equipe na partida.
Mesmo sem impor larga vantagem ao longo da parcial, o Japão cresceu no final do terceiro set e fechou a conta por 25 a 20, justamente com ponto de bloqueio, principal arma das turcas.
4º set
O quarto set manteve o mesmo ritmo da parcial anterior, com as equipes trocando pontos desde o início. Mais uma vez, a Turquia apostou no bloqueio e no ataque de Vargas para liderar o placar e se manter viva na briga por um lugar na semifinal da VNL. A equipe fechou a parcial por 25 a 22, empatando a partida novamente.
5º set
No início do quinto set, um lance inusitado atrapalhou a sequência da Turquia, que liderava o placar por 3 a 1. Após ataque desviado para fora pelo bloqueio japonês, a comissão técnica turca tentou pedir o desafio, mas já havia passado o tempo regulamentar de oito segundos, e a equipe acabou levando cartão amarelo. Na sequência, o Japão empatou no bloqueio e buscou a virada, colocando 6 a 2 no placar.
A partir do momento que assumiu a liderança no tie-break, o Japão passou a controlar a partida, forçando erros das adversárias e abrindo cinco pontos de vantagem. Santarelli sacou Vargas, principal pontuadora do jogo, complicando ainda mais o ataque turco. Com um ace da oposta Ishikawa, o Japão fechou a parcial por 15 a 9 e garantiu a classificação.

Chaveamento da Liga das Nações de Vôlei (VNL) feminino 2025
QUARTAS - 23 E 24 DE JULHO
- Jogo 1, chave 2 | Brasil x Alemanha (quinta, 24, às 15h)
- Jogo 2, chave 2 | Japão x Turquia (quinta, 24, às 11h30)
SEMIFINAIS - SÁBADO, 26 DE JULHO
- Semifinal 1 | Itália x Polônia (às 11h ou 15h)
- Semifinal 2 | Brasil ou Alemanha x Japão (às 11h ou 15h)
DISPUTA DO TERCEIRO LUGAR
- Domingo, 27 de julho, às 16h | Perdedores das semifinais
FINAL
- Domingo, 27 de julho, às 20h | Vencedores das semifinais
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias