Helio Castroneves comenta desafios e expectativas para as 500 Milhas de Indianápolis
Caso vença, o veterano de 49 anos se tornará o único piloto da história com cinco triunfos na prova
Único brasileiro no grid da 109ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, Helio Castroneves parte em busca de um feito histórico neste domingo (25): conquistar sua quinta vitória na prova mais tradicional do automobilismo mundial. Caso vença, o veterano de 49 anos se tornará o único piloto da história com cinco triunfos na prova.
Confiante, Castroneves destaca que sua presença na corrida já é um sinal de que acredita no potencial de conquistar mais uma vitória em Indianápolis:
➡️ GP de Mônaco: Norris brilha no Q3 e conquista a pole em cima de Leclerc; Bortoleto é 16º
— Se eu não acreditasse, não estaria aqui. A gente precisa confiar. Tudo pode acontecer, até nos momentos mais complicados. Indianápolis é uma pista que escolhe o vencedor, como já aconteceu comigo. Em 2002, por exemplo, eu quase tomei uma volta e acabei vencendo. Isso mostra como essa corrida exige que você esteja lá no fim para ter uma chance real — afirmou o brasileiro.
Sobre a possibilidade de se tornar o primeiro piloto com cinco vitórias na Indy 500, Helio foi direto:
— Ter quatro vitórias já é especial. Mas ganhar a quinta… aí eu poderei te responder melhor se isso acontecer. Estamos falando de uma corrida centenária, com mais de 70 edições, e ninguém nunca conseguiu isso. Seria algo histórico, algo único. Escrever esse capítulo seria espetacular — comentou.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
'Largar na frente não garante a vitória, mas ajuda' afirma Helio Castroneves

Neste ano, o pole position é o novato Robert Shwartzman, da Prema, enquanto Castroneves inicia a corrida na 22ª colocação. Apesar de não largar na pole neste ano, o brasileiro valoriza a posição de largada e como ela pode influenciar a corrida:
— Largar na frente não garante a vitória, mas ajuda. Você se expõe menos a erros de outros pilotos e evita ser coletado em incidentes logo no início. Estar à frente reduz esses riscos. Mas, claro, não basta ter um carro rápido — é preciso saber navegar no tráfego, se posicionar bem e acertar na estratégia. Só assim dá para estar entre os primeiros no final — afirmou.
O brasileiro também comentou sobre as mudanças técnicas no carro, principalmente a introdução do sistema híbrido, que estreará na prova deste ano:
— É preciso atenção com os pilotos mais agressivos e inexperientes, que às vezes se arriscam nos momentos errados. Você tem que ser cauteloso, mas sem perder a chance de avançar. Agora, com o sistema híbrido, o carro ficou 120 libras mais pesado, o que dificulta a reação e torna as ultrapassagens mais complicadas. Por outro lado, também ganhamos cerca de 30 cavalos a mais de potência, o que adiciona uma nova camada estratégica. Vai ser uma corrida diferente, nova até para mim, que estou sempre aprendendo. Essas novidades vão exigir ainda mais leitura e adaptação durante a prova — disse Castroneves.
Quando acontece e onde assistir as 500 milhas de Indianápolis?
A prova da Indy 500 acontece neste domingo (25) a partir das 16h (de Brasília). O pole position da prova é o novato Robert Shwartzman. Fecham a primeira fila Takuma Sato e Pato O'Ward. Representando o Brasil, Helio Castroneves larga em 22º. No Brasil, a corrida tem transmissão da TV Cultura, ESPN e Disney+.
Outros trechos da entrevista
➡️ Helio Castroneves explica como experiência pode ajudar na Indy 500
➡️ Helio Castroneves cita O'Ward e fala sobre 'quase vencer' a Indy 500

Vôlei
Central desfalca Sesc RJ Flamengo na Superliga 2026/27
Há 5 horas
Lutas
Brasileiro é demitido do UFC após polêmica com arbitragem
Há 6 horas
Copa do Mundo 2026
Infantino é denunciado ao COI por interferência de Trump na Copa do Mundo
Há 6 horas
Tênis
Após Wimbledon, lenda do tênis faz alerta sobre Djokovic: 'Esconde o que sente'
Há 6 horas
NBB
Flamengo contrata ala-pivô com passagem pela NBA
Há 7 horas
Vôlei
Bernardinho define relacionados para a estreia na semana 3 da VNL
Há 8 horasMais LANCE!

Dois anos para LA28: COB inaugura Calçadão da Fama em Copacabana

Brasileiro ataca Conor McGregor após UFC 329: 'Se eu pego, mato'

Times da Superliga disputam torneio preparatório em Foz do Iguaçu

Ferrari prepara mudanças para o GP da Bélgica

Chefe da Mercedes freia comparações de Antonelli com Ayrton Senna

Alonso ficará fora do primeiro treino do GP da Bélgica

Após Wimbledon, João Fonseca irá jogar campeonato no Brasil

Clima ameaça GP da Bélgica e pode marcar estreia da F1 2026 na chuva

Após UFC 329, lutador brasileiro desafia Israel Adesanya

Gabi Guimarães está fora da fase final da Liga das Nações

Brasileiro entra no top-15 de divisão do Ultimate após UFC 329

Lando Norris bate com carro histórico da McLaren em Goodwood

Bortoleto chega embalado ao GP da Bélgica após fim de jejum






