menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Globo põe carro de F1 em evento e dá spoiler de volta das transmissões em 2025

Emissora também exibe telão com a palavra 'será?'

Max-Verstappen-e-Lando-Norris-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraRivais na F1 2024, Verstappen e Norris se cumprimentam (Foto: Lillian SUWANRUMPHA / AFP)
0b4d39c1-0cb5-4d31-a32c-7e9a8a96e1c1_Avatar GP
Grande Premio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 17/10/2024
09:32

  • Matéria
  • Mais Notícias

A expectativa aumentou: a Globo deu dicas claras do retorno da Fórmula 1 à grade para colocar fim aos cinco anos de hiato. Após quatro temporadas transmitidas pela Band, o Mundial deve voltar a ser transmitido na emissora carioca, líder de audiência na televisão aberta, pela primeira vez desde 2020. O ‘quase-anúncio’ aconteceu na noite desta quarta-feira (16), durante o Upfront Globo, evento onde a rede apresenta os principais produtos ao mercado publicitário para 2025.

continua após a publicidade

Logo no começo da apresentação das atrações do ano que vem, um carro de F1 desceu ao palco, com uma pintura com Globo, Globoplay, sportv e GE. No telão, ao fundo, um “será?”. A pintura, aliás, também é um spoiler da forma como a emissora deve tratar a categoria, em várias frentes.

➡️ Red Bull se diz ‘desesperada por respostas’ e volta a pressionar Pérez por resultados

O esquema de transmissões será diferente da antiga passagem da Fórmula 1 pela Globo. Desta vez, apenas parte das corridas será transmitida em TV aberta ao longo do ano, o que justifica as cotas mais caras de patrocínio. Já o canal por assinatura sportv exibirá toda a temporada ao vivo, inclusive as provas que forem para a Globo, além dos treinos livres, sessões de classificação e corridas sprint.

continua após a publicidade

O GRANDE PRÊMIO, parceiro do Lance!, também soube que a dupla de repórteres da Globo já está definida para 2025. Guilherme Pereira, que já fez algumas corridas na passagem anterior da emissora pela categoria e agora terá como base Nova York, ganha companhia de Julia Guimarães, que passa também a ser correspondente internacional, com base em Madri.

A Globo deixou de renovar com a Fórmula 1 em 2021, após 40 anos, por uma questão financeira, já que tinha de repartir parte dos lucros oriundos das vendas publicitárias para as várias afiliadas em todos os estados e garantir uma transmissão nacional. À época, SBT, ESPN e TV Cultura ensaiaram apresentar um projeto conjunto para fechar o acordo que acabou sendo assinado com a Band. Agora, se desenha um novo cenário.

continua após a publicidade

➡️ McLaren enfim vira líder e tem faca e queijo na mão para quebrar jejum de títulos

O Grupo Bandeirantes quebrou o acordo com o Liberty Media, que era válido até o fim de 2025, por conta dos problemas financeiros. Após o fim do vínculo com a Globo em 2020, a Fórmula 1 chegou à Band para 2021 também como uma forma de demonstração de força do grupo de comunicação e consolidação como ‘Canal do Esporte’. A contratação do apresentador Fausto Silva tempos depois também estava alinhada com a direção do canal em tentar um salto na audiência e nas finanças que duas grandes marcas como estas poderiam trazer.

O plano, todavia, não deu certo, sobretudo pelos gastos que a Band teve para montar toda uma nova estrutura ao redor do apresentador. A Fórmula 1, então, acabou afetada à medida em que os pagamentos que a Band deveria fazer falharam.

Um exemplo recente, soube o GRANDE PRÊMIO, deu-se durante o fim de semana do GP do Canadá desta temporada: sem a parcela recebida do Grupo Bandeirantes, o Liberty Media impediu que os profissionais que faziam a cobertura in loco usassem o uniforme e até mesmo a canopla — adereço que veste os microfones — com o logo da emissora.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A baixa audiência das corridas de F1 nos últimos anos, com média de 2,4 pontos em 2024, e a ausência de um piloto brasileiro na categoria — algo que se mantém desde a saída de Felipe Massa ao fim da temporada de 2017, têm muito menor influência na história. As maiores audiências do ano vieram em Mônaco (3,7), Canadá (3,1) e Países Baixos (3,1), enquanto as menores foram em Bahrein (1,5), Austrália (1,4) e Japão (1,3).

Depois do spoiler quase totalmente revelador no evento, o anúncio da Globo tende a acontecer até o final do ano. Por enquanto, a F1 ainda disputa seis etapas da temporada 2024, ainda com transmissão da Band.

Fórmula 1 2024 volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.

circulo com pontos dentroTudo sobre

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias