Gabriel Bortoleto revela dificuldade da Sauber em problema na suspensão de estreia na F1 2025
Brasileiro bateu e precisou abandonar sua primeira corrida, no GP da Austrália

Em sua corrida de estreia na Fórmula 1, Gabriel Bortoleto enfrentou um revés ao ser forçado a abandonar a prova na volta 47 devido a uma quebra na suspensão de seu carro. O incidente aconteceu durante o GP da Austrália, que marca o início da F1 2025, e ainda deixa a equipe Sauber sem respostas claras sobre sua causa. Segundo o brasileiro, a equipe suíça está em processo de análise para determinar a origem exata do problema.
➡️ Estreia de Bortoleto foi boa? Veja como foi o início de brasileiros na Fórmula 1
- Mantenho o que disse durante toda a corrida, eu estava reclamando dos freios na primeira volta. Não vou entrar em detalhes sobre qual era o problema, mas tínhamos um. A suspensão é uma questão que também temos dificuldade dentro da equipe de entender exatamente o que aconteceu - explicou Bortoleto, que completou:
- O que está claro para nós é que houve contato com Nico, um incidente de corrida, um toque muito leve. Estávamos lado a lado e ele tocou no meu pneu traseiro, eu nem senti no momento, mas depois, assistindo novamente à corrida, vimos isso. Talvez seja uma das opções, mas não há nada claro para nós e não temos uma resposta clara para isso, mas ele estão estudando, estão analisando na fábrica para tentar entender o verdadeiro motivo da quebra.
Bortoleto, único brasileiro no grid atual da F1, teve um desempenho notável até o momento do incidente com sua Sauber. Inicialmente, o piloto assumiu a responsabilidade, sugerindo que a quebra poderia ter sido resultado de uma tentativa de compensar uma punição de 5 segundos recebida durante a prova. No entanto, a equipe Sauber está avaliando todas as possíveis causas, incluindo o leve contato entre Bortoleto e Hulkenberg, bem como o impacto com as zebras.
Como aconteceu o incidente de Bortoleto?
O incidente aconteceu a poucas voltas para o fim da corrida, logo após a troca para pneus intermediários. Na verdade, as últimas voltas marcaram uma sequência de azar para o Bortoleto que sofreu com uma punição, graças a um erro da Sauber, com a batida nos muros após a volta das chuvas intensas.
Os problemas "começaram" durante o safety car de Fernando Alonso, da Aston Martin, já que Bortoleto acabou ficando bem para trás devido ao carro de segurança. Assim, a distância dele para o carro à frente, o companheiro de equipe Nico Hulkenberg, foi para 10 segundos. Além disto, o jovem piloto sofreu com uma penalização de cinco segundos por incidente com Lawson nos boxes.
O novo início da chuva forte foi marcado por significativas mudanças na tabela. Um estado de caos que se instaurou. Enquanto a liderança era disputava por Max Verstappen e Lando Norris, que também escorregou na pista, Liam Lawson e Bortoleto rodaram e foram direto em direção aos muros, o que retirou os jovens pilotos da disputa.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Qual será a próxima corrida da Fórmula 1?
Após a estreia em Melbourne, no GP da Austrália, o próximo compromisso das equipes é o GP da China, entre os dias 21 e 23 de março. Para repetir o horário adverso da primeira corrida, a disputa na próxima semana também acontecerá na madrugada, a partir das 4h (de Brasília).
A temporada de 2025 tem 24 corridas previstas, o GP de São Paulo será em 9 de novembro. A temporada será encerrada em 7 de dezembro, no GP de Abu Dhabi.

Vôlei
AO VIVO: Siga Osasco x Pinheiros na semifinal do Paulista de vôlei
Há 38 minutos
Vôlei
Vôlei: Minas é derrotado por time peruano e fica fora de final
Há 1 hora
Tênis
Novak Djokovic vence em Pequim e iguala recorde de Rafael Nadal
Há 2 horas
Fora de Campo
NBA: ESPN e Disney+ exibem jogos na pré-temporada; confira
Há 2 horas
Mais Esportes
Papo com Helio Castroneves: em caso de acidente, nada tema, pois o Dr. Dino Altmann está presente!
Há 3 horas
Fórmula 1
F1: Ferrari é multada por incidente de Hamilton com Bortoleto
Há 3 horasMais LANCE!

Rafa Câmara na Haas: entenda o que falta para o anúncio

Deiveson Figueiredo planeja volta aos moscas para encarar campeão do UFC

Astro da NBA, Wembanyama critica atletas que promovem apostas: 'Triste'

Verstappen demonstra otimismo após treino na Malásia: 'Bom começo'

Medina fica fora de Mundial que vale vaga olímpica para 2028

Russell aponta favorito para pole position no GP da Malásia

Bortoleto explica problema no câmbio durante treino na Malásia

Bortoleto se irrita com Hamilton durante treino na Malásia

Lúcio de Castro: a NFL e o asterisco, o City e o Soft Power, a nossa cartolagem e as bets

Fernando Alonso é o único capaz de bater recorde de Vettel em Sepang na F1

Brasil busca cinturão inédito com Natália Silva no UFC 332

Com abandono de Bortoleto, Leclerc lidera treino livre 2 do GP do Bahrein na F1

Após punições da F1, três pilotos perdem posições no GP do Bahrein
