Destaques da Liga das Nações são esperanças do Brasil no Mundial de Vôlei
Brasil estreia no campeonato neste domingo (14), contra a China

- Matéria
- Mais Notícias
O Mundial de Vôlei Masculino teve início na última sexta-feira (12), nas Filipinas. O Brasil estreia na competição neste domingo (14), às 10h (de Brasília). Na campanha rumo ao título, a seleção tem como esperanças os destaques da última Liga das Nações, como Maique, Fernando Cachopa e Alan.
➡️ Mundial de Vôlei masculino: confira todos os jogos do Brasil
Em processo de renovação desde Paris 2024, a equipe brasileira de vôlei combina experiência, marca de Lucarelli, e novos nomes, como Lukas Bergmann e Arthur Bento.
Na 'seleção ideal' da Liga das Nações
Na Liga das Nações, disputada entre junho e agosto deste ano, o líbero Maique Reis foi o único representante do Brasil na "seleção ideal" do campeonato. O brasileiro figura no topo das estatísticas de defesa, com 50% de acerto, e aparece como segundo melhor na recepção.
➡️ Vôlei: O que os números do Brasil mostram antes do Mundial?
Maique, de 27 anos, se destaca pelas coberturas de ataque e por salvar bolas difíceis, além de ótimas defesas e passes favoráveis ao levantamento. Além disso, a experiência do líbero em mundiais conta a favor da seleção. O atleta vai para a disputa do seu terceiro Mundial seguido, após ter sido medalha de prata em 2018 e bronze em 2022.
Líder das estatísticas
Fernando Cachopa virou o levantador titular da equipe com a missão de substituir Bruno Rezende, o Bruninho, que se aposentou da seleção após o fim da disputa de Paris 2024. Cachopa deu conta do recado e, na Liga das Nações, despontou como o melhor da sua posição, segundo as estatísticas do campeonato.

O entrosamento crescente de Cachopa com os centrais (Flávio, Judson e Matheus Pinta) é um fator que conta a favor da seleção masculina rumo ao título do Mundial de Vôlei 2025. Em jogos acirrados, a saída pode ser acionar os jogadores de meio, em jogadas rápidas.
O saque chapado do levantador também engrandece sua importância para o time, já que pode atrapalhar a recepção do adversário e, consequentemente, o levantamento e a finalização.
Potência no ataque
Alan Souza terminou a Liga das Nações como o brasileiro melhor colocado no ranking de pontuadores, no nono lugar. O oposto marcou 157 pontos e assumiu a titularidade da seleção no segundo jogo do campeonato. Além disso, foi o 13º melhor sacador, com 8 "aces", quando a bola cai direto ao chão.
O seu irmão e reserva de luxo é Darlan Souza, conhecido pelas comemorações fervorosas e pela força nos ataques, além da velocidade dos saques. Na Liga das Nações, foi o oitavo colocado nesse quesito, com 15 aces.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Confira a lista completa de Bernardinho para o Mundial de Vôlei:
Levantadores: Brasília e Cachopa
Opostos: Alan, Chizoba e Darlan
Ponteiros: Adriano, Arthur Bento, Honorato, Lucarelli e Lukas Bergmann
Centrais: Flávio, Judson e Matheus Pinta
Líbero: Maique
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias