Atleta proibido de disputar Paris 2024 se aposenta da Seleção Italiana de Vôlei
O central fez o ponto do título do Mundial de Vôlei 2025

- Matéria
- Mais Notícias
Autor do ponto do título da Itália no Mundial de Vôlei 2025, Simone Anzani anunciou sua aposentadoria da seleção nacional, aos 33 anos. A despedida foi feita no jantar após a final do campeonato, em Manila, capital das Filipinas. Em sua vida, o central sofreu com problemas cardíacos e ficou perto de ser indicado a encerrar a carreira precocemente.
➡️ Destaques da Seleção Brasileira de Vôlei são apresentados por clubes europeus
A Itália se consagrou bicampeã consecutiva do Mundial de Vôlei após vencer a Bulgária por 3 sets a 1, com as parciais de 25/21, 25/17, 17/25 e 25/10. Na reunião de comemoração do título, Anzani leu um discurso de despedida.
— Quero agradecer a cada um de vocês. Todos vocês sabem que passei dois anos difíceis, porque eu não sabia se poderia estar novamente com vocês, se ainda poderia fazer o que amo: jogar vôlei. Sabem que o meu maior objetivo era participar da Olimpíada e agora, depois deste Mundial, chegou o momento de parar com esta camisa, porque eu devo isso à minha família e a todas as pessoas que se sacrificaram por mim. Devo isso às minhas filhas, que tantas vezes ficaram sem o pai — declarou o atleta.
Logo após a vitória na final, mesmo emocionado com o adeus à seleção, Anzani fez questão de consolar o búlgaro Kolev. Veja o vídeo abaixo:
Anzani ainda mostrou gratidão aos atletas com os quais dividiu o dia a dia na Seleção.
— Esta é uma medalha no meu pescoço, mas minha maior medalha são vocês, companheiros de equipe — afirmou o central.
De fora de Paris 2024
Simone Anzani foi diagnosticado com um problema cardíaco em 2023. Desde então, sofreu com consequências da condição.
Às vésperas de Paris 2024, o atleta realizou novos exames e foi informado pelos médicos de que não seria liberado para a disputa das Olimpíadas. Na ocasião, havia chances de o central precisar encerrar a carreira.
No entanto, em setembro de 2024, logo após os Jogos Olímpicos, Anzani recebeu a permissão do Comitê Olímpico Italiano para retornar às quadras.

Anzani no Mundial de Vôlei 2025
Com a proibição de participar de Paris 2024, Anzani viu seu sonho de disputar uma edição de Olimpíadas se afastar. No entanto, convocado para o Mundial de 2025, foi capaz de viver dias de glória com a seleção nacional.
O central só conquistou a vaga de titular na final do campeonato, após entrar bem na semi contra a Polônia. Com isso, Anzani foi o herói do título, marcando o ponto do título da Itália, que se consagrou bicampeã mundial. No total, a equipe italiana saiu vencedora em cinco ocasiões.

➡️Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
Trajetória na Seleção Italiana
Anzani foi convocado pela primeira vez para a Seleção Italiana adulta em 2012, com 20 anos. Desde então, o jogador foi ouro no Campeonato Europeu de 2021 e nos Mundiais de 2022 e 2025. As pratas vieram na Copa do Mundo de 2015 e na Liga das Nações deste ano. Em 2015, o atleta foi bronze no Campeonato Europeu.
Agora, aos 33 anos, Anzani pertence ao Modena, da Itália, desde a temporada 2024/25.
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias