menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

AO VIVO: Acompanhe a corrida principal do GP da Bélgica na F1 2025

Max Verstappen foi o campeão da corrida sprint no sábado (26)

Lando Norris comemora pole position no GP da Bélgica na F1 2025 (Foto: Dimitar DILKOFF / AFP)
imagem cameraLando Norris comemora pole position no GP da Bélgica na F1 2025 (Foto: Dimitar DILKOFF / AFP)
a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porNathalia Gomes,
Dia 27/07/2025
09:55
Atualizado há 1 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

*EM ATUALIZAÇÃO

Em fim de semana de sprint, a Fórmula 1 volta ao tradicional Circuito de Spa-Francorchamps para a corrida principal de domingo (27). O GP da Bélgica acontece entre os dias 25 e 27 de julho na província de Liège, na Bélgica. Com fortes chances de chuva, as equipes entram na pista às 10h (de Brasília), com transmissão da Band e F1TV.

continua após a publicidade

➡️ GP da Bélgica na F1: confira onde assistir e horário da corrida de domingo (27)

Acompanhe a corrida

Antes mesmo da largada, como esperado, a chuva é presença confirmada no circuito de Spa nesta manhã de domingo (27). A corrida começa com as pistas bem molhadas, e a volta de aquecimento será feita atrás de safety car.

As condições climáticas dificultaram a visibilidade dos pilotos, e a bandeira vermelha foi acionada. Com isso, a largada da corrida foi suspensa pela autoridade da prova.

continua após a publicidade

A chuva pareceu que daria pausa, mas uma nova pancada cobriu o circuito, e a largada se mantém sem previsão.

Após quase 1 hora, a chuva enfim parou em Spa, além da abertura do sol, o que deve ajudar na secagem rápida das pistas. O carro médico da Aston Martin entrou no circuito para testar as condições atuais.

A FIA informou que a largada será às 11h20, em horário de Brasília. Um novo procedimento fora acertado pela entidade: é necessário que os pilotos fiquem a pelo menos 20 metros de distância em safety car.

continua após a publicidade

Largada autorizada

As duas primeiras - no mínimo - voltas serão feitas atrás de safety car e, todas, serão contabilizadas na corrida. Com o piso molhado, não haverá obrigatoriedade na troca de tipo de pneus na prova.

O safety car abre a terceira volta de 44. Apesar disso, Lewis Hamilton informou ao engenheiro, pelo rádio, que a pista está secando rapidamente. A quarta volta também foi aberta sob o carro de segurança.

Apaga-se a luz do safety car, e a "largada" será realizada em movimento. A bandeira verde foi acionada, e a disputa do GP da Bélgica começa na quinta posição.

A largada foi marcada pela força de prontidão da McLaren. Assim como na sprint, o líder foi superado rapidamente por Oscar Piastri para assumir a primeira colocação. Lando Norris, então, ficou preso em segundo, enquanto isso, as posições dos outros pilotos se mantiveram a mesma.

Na volta seguinte, os antigos companheiros George Russell e Lewis Hamilton protagonizaram as ultrapassagens de Alex Albon e Lance Stroll, respectivamente. O veterano da Mercedes assumiu a quinta posição, e o heptacampeão mundial em 17º.

Gabriel Bortoleto fez uma boa largada e conseguiu manter a posição de classificação. Em boa sequência, Hamilton faz mais duas ultrapassagens e conquista a 13ª colocação, sobre Carlos Sainz, Franco Colapinto, Nico Hulkenberg e Pierre Gasly.

No topo da tabela, Norris continua na cola de Piastri, com 1,3 segundos de diferença, em uma disputa forte entre os líderes do Mundial de Pilotos. Um pouco abaixo, Max Verstappen aproveita sua grande intimidade com as pistas molhadas para se aproximar cada vez mais de Charles Leclerc. Essa briga pela terceira posição favorece as McLarens, que abrem a vantagem.

A batalha emocionante entre Verstappen e Leclerc animam as primeiras voltas em Spa. Com fortes ataques do holandês, o piloto da Ferrari precisa da concentração tanto nas curvas quanto nas retas para defender a posição.

De volta para os pneus "slick"

O primeiro a entrar nos boxes foi Hamilton, que trocou os compostos para os slicks médios. Ele foi seguido por Hulkenberg, Gasly e Alonso rapidamente. Com a melhora nas pistas, quase todos os pilotos também decidiram pela troca de pneus, apenas com Norris, Yuki Tsunoda, Isack Hadjar, e Estaban Ocon ficando de fora.

Não demorou, no entanto, para os quatro voltarem para os boxes. Em destaque, Norris foi o único do grid a escolher pelos compostos duros, buscando uma estratégia diferente de seu companheiro de equipe. O DRS foi permitido.

Sobre estratégias, ficam em evidência os pilotos que escolheram pela troca antecipada sobre os outros adversários. Primeiro a ir aos boxes, Hamilton escalou o pelotão e conquistou 11 posições desde a largada, assumindo o 7º lugar.

Como foi a sprint?

A largada de Oscar Piastri parecia muito boa, mas a "maldição" do P1 aconteceu mais uma vez no GP da Bélgica. Ainda na primeira volta, Max Verstappen aproveitou o vácuo para ultrapassar por fora e assumir a liderança da prova. O mesmo aconteceu com Lando Norris e Charles Leclerc, com o monegasco conquistando o terceiro lugar. Gabriel Bortoleto, que ganhara uma posição com a ausência de Pierre Gasly no grid de largada, defendeu bem a posição e se manteve em nono.

A desvantagem de Norris foi rapidamente recuperada pelo britânico na quarta volta, quando tomou de volta a terceira posição. O francês Gasly entrou na pista, apesar de estar duas voltas atrasado do pelotão da F1. Com isso, destaca-se a estratégia dos pilotos da parte inferior da tabela para aproveitar a prova como teste, já que há apenas um treino livre em Spa.

No meio da tabela, Bortoleto tentava fechar a diferença para Isack Hadjar pela oitava colocação. O brasileiro, no entanto, precisava se defender de Liam Lawson e a desvantagem sobre o novato da Racing Bulls so aumentou. Apesar disso, manteve-se forte contra Lawson.

De volta para a liderança, Piastri sofria em uma disputa dupla contra Verstappen e o companheiro de equipe, que chegava por trás. Em destaque, Norris preservou a bateria do carro bem mais que o australiano durante todo o circuito. A briga era acirrada, mas a corrida sprint é curta e o fim estava cada vez mais próximo. Após a recuperada de Norris, não houve mais mudanças no top-10 do grid. Verstappen liderou a corrida, seguido de perto por Piastri e Norris.

Max Verstappen comemora vitória na corrida sprint do GP da Bélgica pela F1 2025 (Foto: SIMON WOHLFAHRT / AFP)
Max Verstappen comemora vitória na corrida sprint do GP da Bélgica pela F1 2025 (Foto: SIMON WOHLFAHRT / AFP)

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Confira programação, horários e onde assistir à etapa da F1

➡️ Sexta-feira, 25 de julho
🏎️ Treino livre 1: 7h30 — Bandsports e F1TV
🏎️ Classificação da corrida sprint: 11h30 — Bandsports e F1TV

➡️ Sábado, 26 de julho
🏎️ Corrida sprint: 7h — Bandsports e F1TV
🏎️ Classificação da corrida principal: 11h — Band, Bandsports e F1TV

➡️ Domingo, 27 de julho
🏎️ Corrida principal: 10h — Band e F1TV

*Horários de Brasília

  • Matéria
  • Mais Notícias