Conheça Guayaquil e o estádio do Barcelona, palco da decisão da Copa Libertadores 2022

LANCE! apresenta aos torcedores o Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, o cantão de Guayaquil e dicas de turismo no local

Estadio Banco Pichincha - Barcelona de Guayaquil x Flamengo
Estádio Monumental Isidro Romero Carbo é o palco da decisão (Foto: Divulgação/Barcelona SC)

Escrito por

No dia 29 de outubro, o Estádio Monumental de Guayaquil receberá a final da Copa Libertadores 2022. Inclusive, nesta sexta-feira, ocorreu uma cerimônia na sede da Conmebol que oficializou o local como palco da decisão. Por isso, a seguir, o LANCE! apresenta a cidade equatoriana e o estádio aos torcedores.

> Brasileiros no top 50! Veja as maiores folhas salariais do mundo

INFORMAÇÕES GERAIS

Inicialmente, vale destacar que Santiago de Guayaquil é um cantão do Equador. O termo se refere a um nível de subdivisão menor do que uma província.  

Tendo isso em vista, pode-se entender melhor que Santiago de Guayaquil é a capital da província de Guayas e tem mais de 2.723.665 habitantes, de acordo com dados de 2010. O seu principal núcleo urbano, aliás, fica localizado a oeste do rio Guayas.

Hoje, administrativamente, o cantão está dividido em cinco freguesias rurais: Juan Gómez Rendón, Posorja, El Morro, Tenguel e Puná. Ademais, existem também 16 paróquias urbanas que compõem a cidade de Guayaquil.

De acordo com o "EQUAA" - credenciador internacional em educação focado na área de negócios com interesse particular na América Latina -, Guayaquil tem uma extensão territorial de 345 km². Além disso, está a apenas quatro metros de altura do nível do mar.

TURISMO

Uma das principais atrações de Guayaquil é passear pelo Malecón 2000. Este é um longo calçadão que começa no antigo mercado do Sul. Durante a caminhada, é possível admirar o Rio Guayas e passar por restaurantes, lojas e monumentos históricos. 

Outro passeio que pode ser feito é no monte de Santa Ana. Lá está localizado o Museu Antropológico e de Arte Contemporânea (MAAC), que dispõe de salas de exposições permanentes e temporárias. 

Já na periferia de Guayaquil encontra-se o Parque Histórico, que contém um pequeno zoológico onde as espécies emblemáticas da região são mostrados.

Por fim, no centro de Guayaquil há outros lugares para conhecer, como a Catedral e Seminário Park. Esta Catedral, inclusive, é uma Igreja Gótica construída no século XIX.

Estádio Monumental, casa do Barcelona de Guayaquil, do Equador, palco da final da Libertadores de 2022
Imagem aérea do estádio (Foto: FRANKLIN JACOME / POOL / AFP)

A CASA DA FINAL

Inaugurado no dia 27 dezembro de 1987, o Estádio Monumental Isidro Romero Carbo tem capacidade para pouco mais de 57 mil pessoas.  

Na história, o já local recebeu jogos importantes, como: a final da Copa América de 1993, vencida pela Argentina; a Libertadores de 1998, vencida pelo Vasco; e o Mundial sub-17 de 1995, conquistada por Gana na final contra o Brasil. 

De acordo com o site "Stadium Guide", o Monumental está localizado na área de Bellavista, na região oeste. Além disso, o estádio fica localizado a apenas 4 km de distância da avenida 9 de Octubre, que fica no centro de Guayaquil. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter