menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Por onde anda Nilson, ex-atacante de Palmeiras e Corinthians?

Ex-artilheiro do Inter, Nilson joga no time master do Corinthians atualmente.

imagem cameraNilson Esidio em ação durante sua passagem pelo Tigres, do México. (Foto: Tigres)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 28/07/2025
07:39

  • Matéria
  • Mais Notícias
Ver Resumo da matéria por IA
Nílson Pirulito, ex-atacante, ficou famoso nos anos 80 e 90, passando por mais de 20 clubes.
Ele se destacou no Internacional em 1988, sendo artilheiro do Campeonato Brasileiro.
Nílson jogou também em grandes clubes como Flamengo, Corinthians e Vasco, além de ter carreiras no exterior.
Após se aposentar em 2005, ele ainda joga em torneios de futebol master pelo Corinthians.
Reconhecido por sua trajetória, ele mantém contato com torcedores e vive momentos festivos em eventos comemorativos.
Resumo supervisionado pelo jornalista!

Se você acompanhou o futebol brasileiro entre os anos 80 e 90, certamente se lembra dele: alto, magro, artilheiro, e dono de um apelido que ficou na memória dos torcedores — Nílson Pirulito. Com passagens por mais de 20 clubes, no Brasil e no exterior, Nílson Esidio construiu uma carreira que o levou do interior paulista aos principais centros do futebol sul-americano e europeu. O Lance! conta por onde anda Nilson.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Nascido em Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo, ele começou a carreira como muitos brasileiros: jogando em times de empresa e conciliando o sonho da bola com trabalhos paralelos — foi torneiro mecânico e marceneiro antes de se profissionalizar. Em 1983, estreou no Sertãozinho, já mostrando faro de gol. E assim começaria sua longa e curiosa jornada como o "cigano do futebol".

Nílson nunca ficou muito tempo em um clube. Mas isso não o impediu de deixar sua marca por onde passou. Em 1988, brilhou com a camisa do Internacional, tornando-se artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 15 gols, e herói no lendário "Grenal do Século", ao marcar dois gols na virada por 2 a 1 sobre o Grêmio na semifinal do torneio. A idolatria, no entanto, virou frustração meses depois, ao perder dois pênaltis decisivos na semifinal da Libertadores, o que custou a eliminação do Inter.

continua após a publicidade

Apesar dos altos e baixos, sua carreira foi recheada de gols, histórias e títulos — e até uma Bola de Prata da revista Placar em 1988. Passou ainda por Flamengo, Fluminense, Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Vasco, Atlético-MG, Portuguesa, Sport, Santa Cruz, Santo André e muitos outros times. No exterior, jogou no Celta de Vigo, Albacete, Valladolid, Tigres-MEX, Sporting Cristal e Universitario, entre outros.

Por onde anda Nilson Esidio?

Após se aposentar dos gramados em 2005, no Nacional-SP, Nílson passou um tempo longe dos holofotes. Porém, nunca abandonou o futebol. Atualmente, aos 59 anos, ele continua em campo — mas agora nos torneios de futebol master. Nílson Esidio (@nilsongoleador9) defende a equipe master do Corinthians, onde revive os tempos de glória ao lado de outros ex-jogadores do clube em amistosos e eventos comemorativos.

continua após a publicidade

O ex-atacante mantém contato com os torcedores e é frequentemente visto em jogos festivos e eventos beneficentes, especialmente em São Paulo. Apesar de uma carreira marcada por trocas constantes de camisa, ele é lembrado com carinho por torcedores de vários clubes — sobretudo do Internacional, onde viveu o auge técnico de sua carreira.

Seu nome ainda gera reconhecimento entre os fãs mais antigos do futebol brasileiro, especialmente pela trajetória singular, cheia de reviravoltas e momentos marcantes. Para muitos, ele foi um dos atacantes mais imprevisíveis da sua geração: capaz de noites espetaculares e de frustrações dolorosas, como os pênaltis perdidos em 1989. E essa ambivalência é parte do fascínio em torno da sua figura.

Em entrevistas, costuma recordar com bom humor seus tempos de jogador e já disse que se orgulha de ter passado por tantos clubes e culturas. Hoje, sem pressa, aproveita a aposentadoria jogando futebol recreativo, mantendo a paixão pelo esporte e a ligação com o passado glorioso — agora vestindo novamente a camisa do Timão, mesmo que em amistosos.

Clubes em que o ex-atacante atuou:

  1. Sertãozinho
  2. XV de Jaú
  3. Ponte Preta
  4. Internacional
  5. Celta de Vigo
  6. Grêmio
  7. Portuguesa
  8. Corinthians
  9. Flamengo
  10. Fluminense
  11. Albacete
  12. Valladolid
  13. Palmeiras
  14. Vasco
  15. Tigres-MEX
  16. Atlético-PR
  17. Sporting Cristal
  18. Atlético-MG
  19. Santo André
  20. Universitario (Peru)
  21. Santa Cruz
  22. Rio Branco
  23. Portuguesa Santista
  24. Atlético Sorocaba
  25. Flamengo-SP
  26. Nacional-SP
  • Matéria
  • Mais Notícias