menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Fim dos patrocínios de apostas na Premier League: entenda o impacto nos clubes

Clubes devem encerrar contrato com casas de apostas até o fim da temporada

Arsenal e Chelsea se enfrentam pela Premier League
imagem cameraJogadores de Chelsea e Arsenal disputam a bola em partida da Premier League (Foto: Benjamin Cremel / AFP)
unnamed-1-1-aspect-ratio-1024-1024
São Paulo (SP)
Dia 05/08/2025
07:30

  • Matéria
  • Mais Notícias

A partir da temporada 2026/27, os clubes da Premier League não poderão mais estampar patrocinadores de casas de apostas na parte frontal de suas camisas. A decisão, votada e anunciada em abril de 2023, foi histórica: a principal liga do Reino Unido tornou-se a primeira competição esportiva do país a banir voluntariamente esse tipo de publicidade na área mais visível do uniforme. Além do marco, a medida representa um impacto gigantesco nos bolsos dos clubes.

continua após a publicidade

➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp

O anúncio ocorreu após uma escolha em conjunto da Premier League, dos clubes, do Departamento de Cultura, Mídia e Esporte (DCMS) e do governo com o propósito de diminuir a visibilidade de marcas de apostas nas camisas como forma de proteger especialmente o público jovem e grupos vulneráveis.

No entanto, apesar do banimento da publicidade dos jogos de azar na parte frontal do uniforme, os clubes ainda poderão exibir empresas do ramo nas mangas das camisas, em painéis de LED à beira do campo e em publicações do clube e materiais promocionais.

continua após a publicidade
Manchester United x Everton - Premier League Summer Series
Bruno Fernandes e Ndiaye dividem bola em confronto entre Manchester United e Everton pela Premier League Summer Series (Foto: AJ Reynolds/Getty Images/AFP)

Ainda assim, a mudança deve causar um efeito significativo nas finanças dos clubes. Segundo levantamento da "The Sponsor", algumas equipes podem perder mais da metade da receita atual gerada por patrocínios de camisa. Hoje, 11 times da Premier League contam com casas de apostas como patrocinadoras máster, e o banimento exigirá que os clubes encontrem novos parceiros que consigam pagar valores semelhantes — algo raro, considerando o peso financeiro que o setor de apostas tem no futebol.

Dados fornecidos pela "The Sponsor"

ClubeValor de patrocínio de mercado antes do banimento (mensal)Valor de patrocínio de mercado após do banimento (mensal)Mudança no valor de patrocínio

Aston Villa

23,2 milhões de euros

12,7 milhões de euros

45%

Everton

13,9 milhões de euros

9,8 milhões de euros

29%

West Ham

13,9 milhões de euros

9,3 milhões de euros

33%

Crystal Palace

12,1 milhões de euros

8,1 milhões de euros

33%

Fulham

10,6 milhões de euros

6,4 milhões de euros

39%

Nottingham Forest

10,5 milhões de euros

5,2 milhões de euros

50%

Wolverhampton

9,8 milhões de euros

4,7 milhões de euros

52%

Brentford

8,9 milhões de euros

4,7 milhões de euros

47%

Sunderland

6,8 milhões de euros

4,6 milhões de euros

32%

Bournemouth

3,1 milhões de euros

2,1 milhões de euros

31%

Burnley

2,8 milhões de euros

2 milhões de euros

29%

Os clubes têm até o final dessa próxima temporada para encerrar os patrocínios com as casas de apostas. A mudança também abrirá portas para empresas de diferentes ramos entrarem no mercado da liga mais assistida do mundo.

continua após a publicidade

➡️Recém-contratado de clube da Premier League bate recorde de camisas vendidas

  • Matéria
  • Mais Notícias