menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

10 anos depois do ‘Fifagate’, entidade celebra mudanças significativas na administração

Escândalo de corrupção foi revelado em 2015 e provocou evoluções na Fifa

Gianni Infantino, presidente da Fifa, fala no 75º Congresso da entidade
imagem cameraGianni Infantino, presidente da Fifa, fala no 75º Congresso da entidade (Foto: Reprodução / Fifa)
Dia 27/05/2025
16:11

  • Matéria
  • Mais Notícias

Hoje, dia 27 de maio, o início do 'Fifagate' completa 10 anos. Nesta mesma data, no ano de 2015, o FBI deu um dos passos mais importantes de suas investigações em uma operação em um hotel onde importantes dirigentes da Fifa estavam hospedados e reunidos para o congresso anual da entidade em Zurique.

continua após a publicidade

A ação realizada pelo FBI, pela procuradoria-geral dos Estados Unidos e pela polícia Suíça terminou com a prisão de sete dirigentes no local. Ao todo, 34 réus foram indiciados em uma lista que incluiu empresas e pessoas físicas. Nomes como José Maria Marin, Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira, ambos ex-presidentes da CBF, integraram a lista.

Escândalo de corrupção da Fifa rende suspeitss sobre cartolas do Brasil e de todos os cantos do mundo. Saiba como está cada um
Alguns dos acusados de corrupção na Fifa (Lance!)

O episódio foi determinante para as mudanças pelas quais a Fifa passou e que hoje representam uma evolução constante no futebol. A entidade divulgou uma declaração sobre os 10 anos do maior escândalo de corrupção da história do esporte.

continua após a publicidade

➡️ Entenda como vai funcionar a janela de transferências criada para o Mundial de Clubes

"O escândalo de 2015 estabeleceu um ponto de virada para a entidade, permitindo a evolução da Fifa. Graças à intervenção das autoridades americanas em 2015, nos tornamos capazes de mudar o ambiente Tóxico da Fifa da época para uma respeitada e confiável entidade global que comanda o esporte com foco em seu mandato de resolver o futebol de todo o mundo", diz trecho do documento.

Com a série de problemas de conduta e injustiça, diversas pessoas, equipes e seleções foram prejudicadas e a Fifa passou por mudanças significativas que visam melhorar a qualidade do futebol em diversos aspectos.

continua após a publicidade

📲 Acompanhe tudo de Futebol Internacional no Lance!. Notícias, informações e resultados em um só lugar.

Árbitro de vídeo utilizado na Copa do Mundo de 2018 realizada pela Fifa
Árbitro de vídeo foi utilizado oficialmente pela primeira vez na Copa do Mundo de 2018 (Foto: Reprodução / X)

Três anos depois do escândalo e das prisões, uma das grandes mudanças aconteceu. Na Copa do Mundo de 2018, a Fifa implantou o árbitro de vídeo para aumentar a eficiência das equipes de arbitragem nos jogos das competições da entidade. A inovação foi adotada por todas as confederações e hoje faz parte da disputa dos principais campeonatos de cada país.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Além da introdução do VAR, uma das principais mudanças para o futebol de seleções surgiu. A entidade também decidiu aumentar o número de seleções participantes da Copa do Mundo, que saltou de 32 para 48 nações. A estreia do novo formato acontece em 2026, nos Estados Unidos.

Nova era da Fifa

Gianni Infantino assumiu a presidência da entidade em 2016 e foi importante para a implantação da série de mudanças que aconteceram nos últimos nove anos. Houve uma reforma profunda na governança e na gestão financeira, com um foco claro na transparência. O novo modelo mais transparente foi reconhecido por instituições internacionais, como a Associação das Federações Internacionais Olímpicas de Verão.

Além disso, a relação com o FBI mudou drasticamente. De investigada pelo órgão, a Fifa firmou uma parceria com o Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos e foi reconhecida pelo bom trabalho pelo órgão, que concedeu US$ 201 milhões à Fundação Fifa como compensação pelas perdas sofridas pela entidade, pela Concacaf e pela Conmebol em decorrência de décadas de corrupção no futebol.

Outra mudança importante foi o tratamento dos programas de desenvolvimento. Os investimentos voltados ao futebol aumentaram em sete vezes em relação ao período anterior ao ano de 2016. Com a criação do Fifa Forward, as 211 associações membros possuem os mesmos direitos e obrigações.

Acompanhe o Lance! Biz para ficar por dentro das principais notícias sobre Negócios do Esporte.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias