menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Técnico do Grêmio pede desculpas por frase com teor preconceituoso

Luís Castra falou duas vezes que a derrota no Gre-Nal 449 "foi um dia negro"

Roberto-Jardim-aspect-ratio-1024-1024
Roberto Jardim
Porto Alegre (RS)
Dia 26/01/2026
14:36
Luís Castro, técnico do Grêmio no Gre-Nal 449 (FOTO: EDU ANDRADE/Fatopress)
imagem cameraLuís Castro durante o Gre-Nal 449 (FOTO: EDU ANDRADE/Fatopress)

  • Matéria
  • Mais Notícias

Após repercussão rápida nas redes sociais e nos meios de comunicação, o técnico do Grêmio, Luís Castro, publicou um pedido de desculpas por uma frase com teor preconceituoso. Na madrugada desta segunda-feira (26), horas após a derrota por 4 a 2 no Gre-Nal 449, válido pela quinta rodada da fase de grupos do Campeonato Gaúcho, em postagem no seu Instagram oficial, o português disse vir a público "pedir desculpa em relação à expressão utilizada no final do clássico".

continua após a publicidade

➡️Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Grêmio

Com o resultado no derby, o Tricolor pode perder a liderança no Grupo 2. O time de Castro tem nove pontos, e ainda enfrenta o Juventude na última rodada. A equipe de Caxias do Sul está dois pontos atrás.

➡️Aposte na vitória do Internacional no Brasileirão!
É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.

continua após a publicidade

Frase com teor preconceituoso

No decorrer da entrevista coletiva, na noite de domingo (25), ainda no estádio Beira-Rio, o treinador tricolor disse só haver uma forma de seguir em frente após a derrota, que é trabalhar. Em seguida, falou:

– Foi um dia negro para nós. Foi um dia negro para nós, mas acabou.

A declaração repercutiu rapidamente. Primeiro nas transmissões de rádio. Depois nas redes sociais e demais veículos de comunicação. Procurada, a assessoria de imprensa do Grêmio ficou de dar uma resposta ainda na noite de domingo. Pouco antes da 1h (de Brasília) divulgou a nota assinada por Castro e postada no story de seu Instagram.

continua após a publicidade

"Venho a público pedir desculpa em relação à expressão utilizada no final do clássico deste domingo em conferência de imprensa. Em momento algum tive a intenção de praticar qualquer ofensa racista. Referi-me unicamente ao contexto do jogo. Reforço a minha posição de defesa da igualdade como valor social. Igualdade de oportunidades, raças e religiões. Reafirmo as minhas humildes desculpas. Respeito a aprendizagem com o compromisso de não repetir a expressão", escreveu.

Gre-Nal 449
Amuzu abriu o placar, mas o Grêmio tomou a virada (FOTO: Roberto Vinícius/AGAFOTO)
  • Matéria
  • Mais Notícias