menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Sem dinheiro, clubes da Série B criticam ligas e pedem socorro à CBF

Intenção é que entidade reassuma compromissos comerciais a partir do próximo ano

21bfbdb5-0a0f-44df-b58f-7fa73c17eff2_DOLZAN-5X7-baixa4-aspect-ratio-1024-1024
Marcio Dolzan
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 23/10/2025
15:42
Atualizado há 2 minutos
Troféu da Série B
imagem cameraClubes da Série B foram pedir socorro financeiro à CBF (Foto: Jô Marconne/CBF)

  • Matéria
  • Mais Notícias

Incomodados com os repasses das ligas (Libra e LFU), os clubes da Série B se uniram e foram à CBF pedir socorro financeiro imediato e que a entidade reassuma os compromissos comerciais da competição a partir do próximo ano. O encontro aconteceu na quarta-feira (22), e a CBF anunciou a liberação emergencial de R$ 50 milhões.

continua após a publicidade

➡️Final da Libertadores no Mané Garrincha? Entenda a situação

Ao todo, 17 dos 20 clubes que disputam a Série B deste ano estiveram na reunião. As ausências foram de dirigentes do Cuiabá, da Chapecoense e do Amazonas, que só não participaram do encontro no Rio porque tiveram problemas com os voos.

— Todos os clubes estão pedindo ajuda à CBF, porque em 2026 não temos cenário nenhum de dinheiro, de televisão, nada. A liga só prestigia a Série A. A Série B está abandonada. A pior coisa que eu fiz foi assinar esse esquema de liga aí. Além de a gente não ter recebido quase nada (à época) por estarmos na Série C, hoje a gente está penando porque eles não estão nem aí para a Série B —, disse o presidente do Operário-PR, José Álvaro Góes, em entrevista à Rádio Lagoa Dourada, de Ponta Grossa. O clube paranaense é um dos integrantes da LFU.

continua após a publicidade

Góes classificou a reunião com a CBF como "muito proveitosa". Segundo ele, os dirigentes saíram do encontro com a garantia de que a entidade irá estender a mão aos clubes.

— A CBF se propôs a administrar o campeonato da Série B de 2026, 2027 e 2028, dando um valor, e dando uma ajuda de custo agora no final do ano. Ela se propôs também a pagar adiantado a Copa do Brasil, a primeira parcela já agora em dezembro — sustentou o presidente do Operário-PR.

continua após a publicidade

Ao Lance!, a CBF informou que foi procurada por todos os clubes que disputam a Série B do Campeonato Brasileiro há três meses. "Na ocasião, os clubes relataram graves dificuldades financeiras que comprometem o andamento da competição. Segundo os relatos, a receita gerada pelos atuais parceiros comerciais tem se mostrado insuficiente para cobrir os custos operacionais e logísticos da disputa, colocando em risco a participação de algumas equipes nas últimas rodadas do campeonato", declarou a confederação, em nota.

"Diante da gravidade da situação e em consonância com sua missão institucional de zelar pelo futebol brasileiro em todas as suas dimensões, a CBF realizou nova reunião com os clubes nesta quarta-feira, em sua sede, e decidiu anunciar um auxílio emergencial no valor de R$ 50 milhões, destinado exclusivamente às equipes da Série B", acrescentou a CBF.

Acordos comerciais da Série B podem impactar caixa das ligas

Apesar de os direitos comerciais da Série B serem negociados a valores muito inferiores aos da Série A, eles têm sido utilizados pelas ligas para compor acordos com investidores. Assim, caso a CBF reassuma de fato as negociações, como pedem os clubes da B, isso poderá impactar a previsão de caixa de Libra e LFU.

"A CBF reafirma seu compromisso com a sustentabilidade das competições nacionais e reconhece a importância de respeitar os contratos comerciais vigentes de cada clube. No entanto, diante do cenário apresentado, os clubes entendem que é necessário a CBF reassumir a condução comercial da Série B do Campeonato Brasileiro, com o objetivo de garantir maior solidez financeira e estrutural à competição", declarou a CBF.

O Lance! pediu posicionamento à Libra e tenta contato com a LFU. O espaço está aberto, e o texto será atualizado em caso de retorno.

Hoje na Série B, Coritiba e Operário reclamam de falta de apoio das ligas (Foto: André Jonsson/OFEC)
Hoje na Série B, Coritiba e Operário reclamam de falta de apoio das ligas (Foto: André Jonsson/OFEC)
  • Matéria
  • Mais Notícias