Pitaco do Guffo: o melhor extremo sub 21 do mundo é brasileiro
Na posição mais desejada no futebol mundial, no topo brilha um jovem brasileiro

Talvez seja a posição mais cobiçada por clubes e treinadores na atualidade seja o chamado "extremo", também conhecido como ponta, ou "winger" para os jovens há mais tempo. Sabe aquele jogador que corre pelo lado do campo, geralmente muito habilidoso, veloz, driblador, que cruza bem, que chuta com perigo e marca gols? Pois então, o melhor extremo sub 21 do mundo é brasileiro!
Segundo o site DataMB, especialista em coletar dados de performance e disponibilizar comparações entre atletas e equipes, o atacante Estevão do Palmeiras, Chelsea e da Seleção Brasileira, é o melhor na posição com menos de 21 anos, no mundo (ou pelo menos, nos países que eles coletam dados).
Melhor que Neymar?
Ao atingir 30 participações em gols, Estevão precisa de mais dois envolvimentos em gols para igualar a marca de Neymar quando tinha 18 anos. É claro que é muito cedo pra cravar se a joia do Palmeiras será melhor jogador que o camisa 10 do Santos, mas tudo indica que vai pelo mesmo caminho.
Segundo o levantamento do DataMB, Estevão é o extremo com menos de 21 anos, primeiro lugar em: mais gols marcados, mais participações em gols (gols marcados + assistências), mais dribles, mais duelos ofensivos, mais conduções progressivas e mais finalizações certas no gol. É claro que temos que levar em consideração que os adversários enfrentados por Estevão em 2025 são de menos qualidade que outros jovens extremos que jogam nas grandes ligas europeias. Mas mesmo assim, são excelentes dados de performance.

O que deve vir por aí
Desde o ano passado os holofotes apontam para Estevão. Há inclusive um consenso de que ele é mais jogador que Endrick, outro diamante palmeirense que hoje está no Real Madrid. Estevão inclusive já pertence ao Chelsea, em venda realizada ano passado pelo valor estimado de R$ 358 milhões.
Se falamos das características técnicas do atacante moderno, Estevão tem quase todas elas. E taticamente falando, é muito inteligente e parece pronto para desafios maiores. Falta saber a questão psicológica, como lidar com tamanha pressão e cobranças na mesma altura. Mas com 17 anos ainda por vir, é satisfatório saber que o melhor extremo sub 21 do mundo é brasileiro.
Tudo sobre

São Paulo
CBF define arbitragem de São Paulo e Santos no Brasileirão
Há 12 minutos
Fora de Campo
Neto crava saída de Abel Ferreira do Palmeiras para Vasco
Há 2 horas
Santos
Santos se reapresenta nesta quinta-feira após período de folga na Data Fifa
Há 2 horas
Santos
Santos cresce no returno e mira vaga na Libertadores após eliminação nas Copas
Há 5 horas
Seleção Brasileira
Ancelotti defende diminuição de jogadores estrangeiros no Brasileirão
Há 5 horas
Atlético Mineiro
Atlético encara maratona após Data-Fifa: confira a agenda
Há 6 horasMais LANCE!

Lucas Evangelista engata maior sequência como titular e se consolida no Palmeiras

Justiça toma decisão sobre SAF do Botafogo e aplica multa milionária a Textor

Flamengo e Jardim são multados pela Conmebol; entenda

Flamengo e Palmeiras participarão da Messi Cup 2026; confira

Rizek é sincero sobre luta contra o Z-4: 'Não vão conseguir'

Neto ironiza relação entre Palmeiras e Vasco: 'Se fosse o Corinthians'

Corinthians: aposta de Diniz entra na mira do futebol europeu

Torcedor do Grêmio morre de infarto na Arena em jogo contra o Palmeiras

Presidente do Cuiabá detona Santos e Vasco: 'Estelionato esportivo'

Mudança no perfil físico de Anderson Daronco viraliza: 'Que loucura'

Santos encaminha venda de JP Chermont a clube dos Emirados Árabes; veja detalhes

Palmeiras tem oito jogadores convocados na Data Fifa; veja calendário completo

Santos ainda não negocia permanência de Gabigol com Cruzeiro, diz executivo



