Matemático crava rebaixados do Brasileirão e prevê um gigante na Série B
Grandes clubes do Brasileirão seguem com risco de queda

Em uma briga que preocupa os torcedores, a luta contra o rebaixamento assusta diversos times da parte debaixo da tabela do Brasileirão. Após o término da 31ª rodada, Bragantino e Juventude entraram no Z4 e deram um pouco de alívio para os torcedores do Athletico-PR e Corinthians, mas juntos com o Grêmio e Fluminense, seguem com o radar ligado. Para que as possibilidades sejam postas em dados e números, o Lance! entrevistou o matemático Tristão Garcia para entender o cenário do drama contra a Série B do Campeonato Brasileiro.
➡️ Matemático revela pontuação para Vasco ir à Libertadores em 2025
Com apenas sete jogos para o final do Brasileirão (Athletico-PR com um jogo a menos), cada time consegue somar no máximo 21 pontos. Porém, segundo o matemático a tendência é de que o "número mágico" para a permanência na elite do futebol brasileiro seja 46 pontos. Com isso, alguns times precisam de grandes arrancadas no final do campeonato.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
- Uma briga séria. O número garantido são 46 pontos para fugir do rebaixamento. Tem grande chance de escapar com 45, que é o número que todos falam e não é garantido. 46 garante, tem grande chance com 45 e 44 precisa ter sorte - afirmou Tristão Garcia.
Sobre as "vagas" do Z4, o matemático cravou que duas equipes já estão rebaixadas e que não conseguem mais se salvar da Série B.
- Dois já foram. Dá para dizer que o Atlético-GO e o Cuiabá já caíram - disse Tristão.

Sobre as probabilidades de rebaixamento, Tristão mostra um grande equilíbrio entre os times que ainda tem possibilidade de queda, com nenhum dos nove times com mais de 50% de chances de queda.
- Juventude 42% de risco, Bragantino 39%, Athletico-PR tem jogo a menos, mas não faz diferença no cálculo, com 25%, Corinthians com a vitória foi para 28% de risco, Vitória 30%. Ninguém tem um grande risco, mas alguém vai cair. Tem duas vagas em aberto. Fluminense 14%, Criciúma 18%, Grêmio com 7% e o Atlético-MG é um risco matemático. Eu diria que é a segunda página da tabela. Está muito em aberto o rebaixamento - analisou o matemático, que continuou, ao falar da dura sequência do Tricolor Gaúcho.
- Ninguém vai ser rebaixado com uma derrota, mas fica obrigado na sequência. O Grêmio tem um jogo contra o Fluminense e depois pega o Palmeiras. 7% que pode crescer - completou.
Tristão Garcia também analisou o risco de rebaixamento de Corinthians ou Fluminense. Para fazer o cálculo, o matemático relembrou do ano passado, quando a queda entre Vasco e Santos era de 38%, e acabou se materializando no Alvinegro Praiano.

- Ambos têm 31 jogos. O Fluminense tem um ponto a mais. Mas não é só um pontinho. Se empatarem em pontos, o Fluminense tem vitórias a mais. Fluminense tem 10 e o Corinthians tem 8. O Corinthians tem quatro jogos em casa e três fora. Ele só faz confronto direto (Vitória, Criciúma e Grêmio). São adversários que estão jogando a vida. Em casa tem o Palmeiras na segunda, que luta pelo título. Aí pega o Cruzeiro, o Vasco e o Bahia mais na frente. O Fluminense também tem quatro jogos em casa e três fora. Os jogos do Fluminense fora são contra o Internacional, Athletico-PR e Palmeiras. Em casa, tem o Grêmio, Fortaleza, Criciúma e Cuiabá. A vantagem do Fluminense é numérica: tem um ponto e vitórias a mais - finalizou Tristão.

Futebol Nacional
Jair Ventura, do Vitória, se nega a comentar interesse do Vasco
Há 2 horas
Fora de Campo
Saúde de Parreira: ex-técnico tem piora e volta a respirar por aparelhos
Há 3 horas
Corinthians
Corinthians deve ter reforços do profissional contra o Palmeiras no Sub-20
Há 5 horas
Corinthians
Corinthians: Diniz promove atletas da base para treinos no profissional
Há 5 horas
Futebol Nacional
Fernando Seabra fica no Coritiba, e Vasco segue sem técnico
Há 6 horas
Copa do Mundo 2026
Mbappé é alvo de fake news por IA durante a Copa do Mundo
Há 7 horasMais LANCE!

Santos lidera crescimento digital e aproveita período da Copa para manter engajamento

Vasco não chega a acordo com o Coritiba, e negócio por Seabra esfria

Fifa retira transfer ban do Botafogo por dívida na contratação de Artur

Agenda de amistosos do Fluminense na intertemporada

Palmeiras: STJD reduz pena de Barboza, mas mantém suspensão de Allan no Brasileirão

Retorno do Santos ao Pacaembu tem transmissão definida e expectativa de público; entenda

Apesar de provocação, treinador da Noruega nunca conseguiu vazar times de Ancelotti

Possível candidatura de Rogério Caboclo causa incômodo nos bastidores do São Paulo

Corinthians tem oito jogadores livres para assinar pré-contrato; veja a lista

Vasco tem lista de jogadores que podem deixar o clube de graça

No Palmeiras, Giay valoriza experiência com a Argentina e elogia Flaco López

Perto do Cruzeiro, Gabriel Pec já superou Messi em estatística na MLS; conheça trajetória do atacante

Giay e Marlon treinam pela primeira vez, e Palmeiras atualiza situação de Vitor Roque






