Ibercup celebra sucesso em São Paulo e traça meta: 700 times em 2020

Segundo evento na capital paulista reúne quase três mil jovens atletas em cinco dias e trouxe novidades em relação à primeira etapa, como categoria exclusivamente feminina<br>

Ibercup 2019
Ibercup 2019 reuniu quase três mil meninos e meninas em São Paulo (Foto: Divulgação)

Escrito por

Um dos maiores torneios de futebol para jovens no mundo, a Ibercup chegou ao Brasil em 2018 e, no último domingo, concluiu seu terceiro evento no país, em São Paulo, e deixa a capital paulista com um saldo positivo na bagagem. Ao todo, quase três mil meninos e meninas entre 7 e 12 anos participaram da competição, ampliando em 50% os números da primeira etapa em solo brasileiro.

No ano passado, a competição criada em Portugal realizou um evento denominado "preliminar" na USP, em São Paulo, em julho. Na sequência, houve uma disputa em janeiro deste ano, em Porto Alegre, com a presença de diversas equipes estrangeiras de elite. E o sucesso dos eventos no país fez com que a organização da Ibercup traçasse uma meta ainda mais ousada para 2020: a presença de 700 equipes na temporada.

- Para 2020, adicionaremos um novo evento no nosso calendário, com uma etapa preliminar no Rio de Janeiro que oferecerá vaga aos torneios internacionais em 2021. O estado é um dos mais importantes mercados do futebol brasileiro e possui quatro enormes clubes. Com essa adição, além da repetição das competições em Porto Alegre e São Paulo, nosso objetivo é ter a participação de mais de 700 equipes no ano - afirmou o diretor da Ibercup no Brasil, Márcio Lima.

A criação de mais uma etapa acontece após uma forte prova de crescimento do torneio no país. Em comparação com a etapa paulista de 2018, também realizada em julho, o número de equipes cresceu para 188 (50% a mais), enquanto quase 50 mil pessoas visitaram o complexo durante os cinco dias de eventos.

Além disso, as novidades trazidas para a disputa auxiliaram nesse aumento. Uma delas foi a adição de uma categoria Sub-12 exclusivamente feminina, que reuniu 15 equipes. A meta, agora, é ampliar esse número e seguir incentivando a modalidade no Brasil.

- Nosso balanço dessa etapa foi muito positivo. O evento, com certeza, superou as nossas expectativas. Não imaginávamos que teríamos esse salto de um ano para o outro, especialmente por ser um torneio novo no país, apesar de ser muito reconhecido na Europa - disse Márcio, antes de completar:

- Os números expressivos demonstram a qualidade dos nossos torneios, assim como nossa vontade de sempre incentivar a prática esportiva. Uma prova disso foi a inserção de uma categoria feminina. Acreditamos que esse seja mais um grande passo para ajudar essas jovens garotas a alcançarem seus sonhos e, principalmente, terem um espaço competitivo para fazerem o que gostam.

A próxima etapa da Ibercup no Brasil será realizada em janeiro de 2020, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Para essa disputa, a organização do torneio espera receber mais de 300 times de 30 países diferentes, reunindo quase 4.500 jovens jogadores.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter