Gestão Esportiva na Prática: Profissionais multitarefas, o titular de amanhã
O mundo corporativo já entendeu. O futebol precisa aceitar.

Se por muito tempo o futebol foi a metáfora preferida do mundo corporativo, agora é a vez do jogo virar. E não, não estamos falando apenas de planilhas e KPIs. As empresas passaram a inspirar o esporte, uma das tendências mais notáveis é a valorização das chamadas slash careers — profissionais capazes de ocupar múltiplos papéis com competência e versatilidade.
➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
O termo foi cunhado pela escritora e especialista no futuro do trabalho Marci Alboher, no livro "One Person/Multiple Careers" (2007), ao observar a emergência de perfis como "advogado/músico", "executivo/palestrante", "engenheiro/designer". O que parecia exótico se tornou essencial.
E não pense que essa tendência ficará restrita aos escritórios envidraçados. Ela já atravessando os portões dos CTs, timidamente é verdade, e começa a redesenhar o futebol profissional.

Era dos profissionais slash
Durante anos, os clubes brasileiros incharam suas estruturas. Departamentos com funções repetidas, superespecialização, baixa sinergia e altos custos. O discurso da profissionalização, muitas vezes, não veio acompanhado da racionalidade na gestão. Agora, o cenário exige ajustes. Orçamentos mais enxutos, necessidade de retorno rápido e, claro, resultados dentro de campo. Isso faz surgir um novo perfil de profissional valorizado: o multitarefa estratégico.
Analistas que dominam tática e estatística. Coordenadores que transitam da logística ao comportamento humano. Diretores que entendem de bola e de negócios. Esses serão os mais procurados, não por acumularem funções, mas por entregarem integração. Importante frisar: não se trata de sobrecarga ou precarização. Trata-se de visão sistêmica, de formação contínua, de conexão entre áreas. Em um mercado onde a margem de erro é cada vez menor, o diferencial será de quem não apenas entende o jogo, mas sabe jogar em várias posições.
O futebol, como o mundo do trabalho, viverá a era dos profissionais slash. E quem não se preparar para isso, pode até vestir o uniforme, mas não será escalado.
Gestão Esportiva na Prática: veja mais publicações
Felipe Ximenes escreve sua coluna no Lance! todas as quartas-feiras. Confira outras postagens do colunista:
➡️Muito além da fórmula mágica: o perigo das teorias simples no esporte
➡️Série D 2025, a Fórmula UNO do futebol brasileiro
➡️A arte de liderar quem não entra em campo
Tudo sobre

Cruzeiro
Spindel explica posição vencida do Cruzeiro no Conselho do Mineiro
Há 28 minutos
Futebol Nacional
Vasco x Flamengo terá mais de mil policiais e segurança reforçada no Nilton Santos
Há 1 hora
Futebol Nacional
Com pequena divergência, Campeonato Mineiro 2027 é desenhado; saiba como ficou
Há 1 hora
Santos
Santos faz último treino antes de enfrentar o Palmeiras; veja provável escalação
Há 1 hora
Vasco
Vasco treina no Nilton Santos de olho em sequência de jogos no gramado sintético
Há 2 horas
Fora de Campo
Luxemburgo é sincero sobre volta ao Corinthians: 'Quero deixar claro'
Há 2 horasMais LANCE!

Remo x Botafogo: onde assistir, horário e escalações

Santos planeja troca de gramados da Vila Belmiro e do CT Rei Pelé ainda este ano; entenda

Treino do Corinthians tem conversa entre Seedorf e Garro, Charles agitado e gols de Gui Negão

Vasco x Flamengo: clubes anunciam venda de ingressos do clássico

Seis chapas são inscritas para disputar as eleições do Vasco

Coritiba demite o técnico Fernando Seabra

São Paulo tem nova baixa para enfrentar o Bahia; veja provável escalação

Rizek critica demissão de Filipe Luís: 'Trabalho irretocável'

Atitude de jogador do Bahia após polêmica com Neymar irrita torcedores: 'Jamais'

Danilo desfalca o Botafogo contra o Remo e preocupa a Seleção Brasileira

Morre Émerson Leal, ex-Grêmio e Juventude, aos 46 anos

Santos x Palmeiras: onde assistir, horário e escalações do jogo pelo Brasileirão

Meia-atacante do Corinthians sofre fraturas nas costelas e vira desfalque
