Diretor da Federação de Treinadores diz sentir vergonha após constrangimento com Ancelotti
Oswaldo de Oliveira e Emerson Leão criticaram o excesso de técnicos estrangeiros no país

O diretor da Federação Brasileira de Treinadores de Futebol (FBTF), Alfredo Sampaio, classificou como constrangedor o episódio ocorrido na última terça-feira, na sede da CBF, durante um evento que reuniu nomes históricos do futebol brasileiro e o técnico da Seleção, Carlo Ancelotti. O dirigente afirmou ter ficado "envergonhado" com o discurso de Oswaldo de Oliveira, que fez críticas à presença de estrangeiros no futebol brasileiro.
Antes quase certo na Copa, Neymar vê tempo escasso para garantir a vaga no Mundial
O encontro, organizado pela FBTF, tinha como objetivo debater a valorização dos técnicos brasileiros e discutir os desafios da categoria no mercado atual. No entanto, o clima de cordialidade foi interrompido após falas de Emerson Leão e Oswaldo de Oliveira. Leão, campeão mundial em 1970, reconheceu ter mudado de opinião sobre treinadores estrangeiros, mas culpou a "queda de qualidade" dos profissionais do país pela abertura a nomes de fora.
— O objetivo era reunir e debater com a CBF as dificuldades dos treinadores brasileiros, que estão perdendo espaço — falou Alfredo Sampaio.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Em seguida, Oswaldo de Oliveira reforçou o discurso e declarou que preferia "um técnico brasileiro no comando da Seleção", embora tenha desejado sorte a Ancelotti na Copa. Para Alfredo Sampaio, a postura destoou completamente do propósito da reunião.
— Sempre tive muito respeito e amizade pelo Oswaldo, mas ele não tinha o direito de agir daquela forma. O objetivo do evento era discutir o atual momento dos treinadores brasileiros, não promover discursos xenófobos. Quando o Oswaldo pegou o microfone e começou a falar m*** eu fiquei desesperado — afirmou Sampaio.
A reação dentro da CBF foi imediata e mensagens da diretoria começaram a ser enviadas demonstrando insatisfação com o episódio.
Segundo relatos de presentes, Carlo Ancelotti mostrou-se "bastante incomodado" com as falas, mas manteve a postura cordial.
— Quando fomos à CBF para organizar o encontro, Ancelotti foi gentil, nos tratou com respeito e mostrou admiração pelo futebol brasileiro. Não é arrogante nem mascarado — completou Sampaio.
A Federação lamentou oficialmente o episódio, que causou desconforto institucional. Ainda segundo Sampaio, o convite também havia sido feito a Muricy Ramalho, Abel Braga e Evaristo de Macedo, mas os três não puderam comparecer.

Tudo sobre

Fluminense
Sob risco de demissão do Fluminense, Zubeldía aposta nos jogadores: 'Última decisão'
Há 16 minutos
Vasco
Brenner tem lesão confirmada e desfalca o Vasco por 45 dias
Há 23 minutos
Fluminense
Dê suas notas: avalie os jogadores do Fluminense contra o Independiente Rivadavia
Há 44 minutos
Fluminense
Fluminense empata com Independiente Rivadavia e sai vaiado do Maracanã
Há 50 minutos
Futebol Nacional
CBF divulga datas e horários dos jogos de quartas de final da Copa do Brasil
Há 1 hora
São Paulo
São Paulo tem novidades contra o Bolívar na Sul-Americana
Há 1 horaMais LANCE!

Conmebol remarca jogos de Libertadores e Sul-Americana adiados por terremotos na Colômbia

Vasco anuncia contratação de Facundo Colidio

Botafogo tem retrospecto ruim na altitude; veja números

Bragantino x Atlético-MG: onde assistir, horário e escalações pela Sul-Americana

'Michael Jordan' do Flamengo marca golaço contra o Corinthians; veja

Zubeldía define escalação do Fluminense com mudanças para enfrentar o Independiente Rivadavia

Keny Arroyo alcança marca de 50 jogos pelo Cruzeiro

Ônibus contratado pelo São Paulo na Bolívia é apreendido com 86kg de maconha

Diniz deve repetir escalação do Corinthians contra o Rosario pela Libertadores; veja

Atlético leva vantagem no retrospecto contra o Bragantino: veja os números

Corinthians informa que não vai renovar contrato de Memphis Depay

Oitavas de final da Libertadores: confrontos, retrospectos e mais

Millán avança em recuperação e se aproxima de retorno ao Fluminense



