menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Chapa de Samir Xaud acredita ter apoio para vencer eleição da CBF por aclamação

Candidato acredita ter apoio de 22 federações para a disputa do pleito

Samir Xaud
imagem cameraSamir Xaud reuniu presidentes de algumas federações em hotel no Rio de Janeiro (Foto: divulgação)
WhatsApp-Image-2025-03-27-at-15.14.20-1-aspect-ratio-1024-1024
Thiago Braga
São Paulo (SP)
Dia 17/05/2025
23:17
Atualizado há 1 minutos

  • Matéria
  • Mais Notícias

Samir Xaud deverá ser o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sem precisar enfrentar adversários no dia 25 de maio. É o que acreditam integrantes da chapa formada pelo roraimense. Segundo apurou o Lance!, Xaud já tem apoio suficiente para ser eleito por aclamação: 22 federações e dez clubes já anunciaram que topam fazer parte da nova diretoria, que vai assumir a entidade após a queda de Ednaldo Rodrigues, destituído do cargo após decisão do desembargador Gabriel Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Se confirmado o apoio de 22 federações e dez clubes, Xaud inviabilizaria a candidatura de qualquer opositor, incluindo Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, que lançou sua candidatura à presidência da CBF neste sábado (17), com o apoio de 32 clubes da Série A.

Com a queda de Ednaldo, passou a valer a versão de 2017 do estatuto da CBF, que prevê que um candidato precisa ter apoio de oito federações e cinco clubes para formalizar a intenção de disputar a presidência da entidade.

continua após a publicidade

— O perfil que a gente precisa para o momento é alguém com capacidade de devolver a alegria de trabalhar. Alguém que consiga romper o que tem no passado, ou seja, que não tenha um compromisso com a velha política, com a velha história da sociedade, ou seja, alguém que possa chegar e falar assim: “cara, é um novo, vamos colocar aqui, novo” — explicou ao Lance! Ricardo Gluck Paul, presidente da Federação do Pará.

Dois dos dez clubes que estão com Xaud, inclusive, são filiados à entidade presidida por Ricardo: Remo e Paysandu.

+ Como a migração do Pará para o Sudeste mexeu com a cúpula da CBF

A articulação em torno da candidatura de Xaud começou assim que a Justiça decidiu pela saída de Ednaldo, na quinta-feira (15). Neste sábado, no Rio de Janeiro, dirigentes de federações estiveram reunidos com Xaud justamente para acertar os últimos detalhes da candidatura.

continua após a publicidade

— Ele é um cara jovem e é um cara agregador. Esse ponto, para mim, pessoal, Ricardo, é um ponto fundamental para essa empreitada. Ele é um cara agregador, um cara de grupo. E agregador é uma coisa e ser de grupo é outra, na nossa visão. Ele tem que ter um grupo total, um grupo para cuidar, um grupo que vai dar suporte para ele, um grupo que vai dividir as decisões — analisou o mandatário da federação paraense

O prazo para o registro das candidaturas à presidência da CBF começa neste domingo (18) e vai até a próxima terça-feira (20).

Reinaldo Carneiro Bastos presidente da FPF
Reinaldo Carneiro Bastos tenta concorrer à presidência da CBF (Foto: Rodrigo Corsi/Ag.Paulistão)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias