Chapa de Samir Xaud acredita ter apoio para vencer eleição da CBF por aclamação
Candidato acredita ter apoio de 22 federações para a disputa do pleito

Samir Xaud deverá ser o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sem precisar enfrentar adversários no dia 25 de maio. É o que acreditam integrantes da chapa formada pelo roraimense. Segundo apurou o Lance!, Xaud já tem apoio suficiente para ser eleito por aclamação: 22 federações e dez clubes já anunciaram que topam fazer parte da nova diretoria, que vai assumir a entidade após a queda de Ednaldo Rodrigues, destituído do cargo após decisão do desembargador Gabriel Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Se confirmado o apoio de 22 federações e dez clubes, Xaud inviabilizaria a candidatura de qualquer opositor, incluindo Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, que lançou sua candidatura à presidência da CBF neste sábado (17), com o apoio de 32 clubes da Série A.
Com a queda de Ednaldo, passou a valer a versão de 2017 do estatuto da CBF, que prevê que um candidato precisa ter apoio de oito federações e cinco clubes para formalizar a intenção de disputar a presidência da entidade.
— O perfil que a gente precisa para o momento é alguém com capacidade de devolver a alegria de trabalhar. Alguém que consiga romper o que tem no passado, ou seja, que não tenha um compromisso com a velha política, com a velha história da sociedade, ou seja, alguém que possa chegar e falar assim: "cara, é um novo, vamos colocar aqui, novo" — explicou ao Lance! Ricardo Gluck Paul, presidente da Federação do Pará.
Dois dos dez clubes que estão com Xaud, inclusive, são filiados à entidade presidida por Ricardo: Remo e Paysandu.
+ Como a migração do Pará para o Sudeste mexeu com a cúpula da CBF
A articulação em torno da candidatura de Xaud começou assim que a Justiça decidiu pela saída de Ednaldo, na quinta-feira (15). Neste sábado, no Rio de Janeiro, dirigentes de federações estiveram reunidos com Xaud justamente para acertar os últimos detalhes da candidatura.
— Ele é um cara jovem e é um cara agregador. Esse ponto, para mim, pessoal, Ricardo, é um ponto fundamental para essa empreitada. Ele é um cara agregador, um cara de grupo. E agregador é uma coisa e ser de grupo é outra, na nossa visão. Ele tem que ter um grupo total, um grupo para cuidar, um grupo que vai dar suporte para ele, um grupo que vai dividir as decisões — analisou o mandatário da federação paraense
O prazo para o registro das candidaturas à presidência da CBF começa neste domingo (18) e vai até a próxima terça-feira (20).

Tudo sobre

Vasco
Vasco goleia o Olaria em jogo-treino no CT Moacyr Barbosa
Há 28 minutos
Vasco
Vasco aposta no retorno de Pedrinho para destravar negociações por reforços
Há 3 horas
Santos
Caballero volta ao Santos em alta após Copa e pode ganhar nova chance
Há 3 horas
São Paulo
Dorival avalia joias de Cotia para reforçar a zaga do São Paulo
Há 3 horas
Onde Assistir
Fluminense x Bahia: onde assistir, horário e escalações do amistoso no Maracanã
Há 4 horas
Corinthians
Corinthians usa amistoso para avaliar atletas em baixa no elenco
Há 4 horasMais LANCE!

Novo ciclo: jovens que atuam no Brasil podem receber primeira chance com Ancelotti

Botafogo muda perfil de contratações em meio à troca de gestão

Pedrinho se manifesta após ser reintegrado à SAF do Vasco

Entenda a decisão que permitiu o retorno de Pedrinho ao comando da Vasco SAF

Botafogo encaminha saída do atacante Nathan Fernandes

São Paulo vence jogos-treinos do final de semana; veja resultados

Veja a provável escalação do Corinthians para enfrentar o Cascavel

Veja os gols da vitória do Flamengo sobre o Benfica

Rayan visita ex-companheiros no CT do Vasco após participação na Copa do Mundo

Defensor do Corinthians põe Yuri Alberto à frente de Haaland em seleção dos melhores do mundo

Adversário do Vasco na Sul-Americana jogará sem torcida; entenda

Conmebol define transmissão de Santos x Universidad pela Sula; veja onde assistir

Vasco anuncia Paulinho como primeiro reforço da janela






