menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

CBF realiza seminário em Belém para garimpar novos árbitros

Projeto 'Arbitragem Sem Fronteiras' reuniu cerca de 60 profissionais do Pará

Projeto Arbitragem Sem Fronteiras (Foto: Reinan Teixeira / Agência Rizoma)
imagem cameraProjeto Arbitragem Sem Fronteiras (Foto: Reinan Teixeira / Agência Rizoma)
Avatar
Marcus Vinicius Alves Dantas
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 30/08/2025
13:04

  • Matéria
  • Mais Notícias

Com o objetivo de descobrir e desenvolver novos talentos pelo país, a CBF realizou um seminário de arbitragem em Belém, no Pará. O evento, parte do projeto "Arbitragem Sem Fronteiras", reuniu cerca de 60 árbitros e assistentes locais durante três dias de treinamento intensivo, que se encerram neste sábado (30). O chefe da comissão de arbitragem da entidade, Rodrigo Cintra, resumiu a missão: "Precisamos ir ao encontro do talento, onde quer que ele esteja".

continua após a publicidade

➡️Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

'Ir ao encontro do talento': a missão da CBF

Durante o evento, Rodrigo Cintra ressaltou que a comissão tem como meta ser proativa na busca por novos profissionais, em vez de apenas esperar que eles apareçam.

— Faltava isso para a arbitragem brasileira. Nós temos grandes valores em todos os estados e precisamos ir ao encontro do talento. O árbitro deixa de ser apenas uma foto ou um nome em uma planilha e passa a ser uma pessoa de carne e osso, com quem temos contato próximo para ajudar a construir uma carreira — disse Cintra.

continua após a publicidade

O seminário contou com sessões práticas e teóricas de alto nível. Cláudio José Soares, do Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), revelou que o material utilizado é o mesmo da FIFA, traduzido e adaptado.

Fabrício Vilarinho, membro da Comissão de Arbitragem, explicou o que é observado nos profissionais durante os treinos. — O que mais observamos são a postura, a presença e, principalmente, de que forma eles vão lidar com a pressão — destacou.

continua após a publicidade

'O melhor momento da arbitragem brasileira'

O presidente da Federação Paraense de Futebol, Ricardo Gluck Paul, que também é vice-presidente da CBF, discursou para o grupo e falou sobre o sonho de ver árbitros do estado com o escudo da FIFA nos próximos anos.

Rodrigo Cintra encerrou o evento com um recado à nova geração, afirmando que a CBF quer acelerar a formação de novos talentos e que os profissionais vivem um momento único na profissão.
— O árbitro que vive esse momento hoje está vivendo o melhor momento da arbitragem brasileira. É preciso ser profissional antes mesmo do profissionalismo chegar — concluiu.

Árbitros e assistentes realizaram trabalhos físicos e teóricos (Foto: Reinan Teixeira / Agência Rizoma)
Árbitros e assistentes realizaram trabalhos físicos e teóricos (Foto: Reinan Teixeira / Agência Rizoma)

circulo com pontos dentroTudo sobre

  • Matéria
  • Mais Notícias