Pitaco do Guffo: análise dos classificados na Copa do Brasil
Mesmo com algumas zebras, os melhores seguem sendo favoritos ao título

Com os jogos de volta desta quinta-feira, 22 de maio, completaram-se os classificados para a próxima fase da Copa do Brasil. Irão disputar as oitavas de final 12 clubes da Série A, 2 da Série B e 2 da Série C. E entre eles algo em comum: realmente foram melhores que seus adversários, como mostro nesta breve análise dos classificados na Copa do Brasil.
Nos dias 30 de julho e 6 de agosto já estão reservados para as partidas de ida e volta. Mas o sorteio dos confrontos ainda não tem data estabelecida pela CBF. O que fica mais interessante neste sorteio é que não há divisão de potes. Ou seja, todos os classificados podem enfrentar a todos, sem restrições.
Os Favoritos de sempre
Os confrontos onde havia muita discrepância entre as equipes, os times mais fortes simplesmente passaram o trator. O Flamengo, por exemplo, que entrou direto na terceira fase, não teve dificuldade pra golear o Botafogo-PB, com destaque do bom desempenho de Pedro, que está voltando na hora certa pra fortalecer o rubro-negro na temporada.

São Paulo e Internacional também entraram na 3a fase e no jogo de volta, fizeram o que precisa ser feito contra equipes mais fracas: golear. O tricolor paulista também teve a boa notícia de Oscar brilhando e dando as cartas contra o Náutico, e a volta de Luciano como matador traz boas lembranças aos são paulinos. Já o colorado gaúcho teve que errar três pênaltis para golear o Maracanã do Ceará, mas finalmente o atacante Wesley marcou seu primeiro gol em 2025, tirando a zica que o perseguia.
Também fizeram a feira no jogo de volta o Galo, o Bahia, o Bragantino, o Cruzeiro e o Fluminense. Os times da primeira divisão, com elencos mais qualificados, quando jogam sério e decididos a vencer, terminam contrariando aquela máxima do futebol que diz "que nem sempre o melhor ganha".
As Decepções e as Zebras
O Palmeiras, um dos grandes favoritos a ganhar a Copa do Brasil, mesmo entrando apenas na 3a fase, penou para vencer o Ceará em dois jogos muito disputados. O placar de 3x0 na Allianz não mostra as dificuldades da partida, mas serviu para mostrar ao Brasil (alô Ancelotti!) que Estêvão está pronto pra Seleção.
Em Porto Alegre, o Grêmio que parece estar em uma espiral negativa sem fim, fez seis jogos no torneio e não venceu nenhum. Terminou justamente eliminado pelo CSA. O Retrô fez um jogo de excelência contra o Fortaleza e passou pras oitavas como a zebra que ninguém quer enfrentar. A displicência do Botafogo na derrota pro Capital não impediu sua classificação, mas se seguir jogando assim, terá dificuldades pra seguir adiante. E o Santos, com Neymar entrando no final, não superou o CRB e com isso, podemos ter um clássico alagoano na próxima fase.
Sem saudosismo, mas esta competição já foi mais democrática e com um volume maior de surpresas. Hoje, a diferença entre as equipes com mais dinheiro e condições termina pesando muito. Dificilmente veremos outro Paulista de Jundiaí, um Asa de Arapiraca ou um XV de Campo Bom surpreendendo como no passado. Na análise dos classificados na Copa do Brasil, os melhores seguem sendo favoritos e nem a suposta emoção do mata-mata mudará isso.

Futebol Nacional
Sócio-torcedor: clubes brasileiros apostam em tecnologia e benefícios para atrair fãs
Há 1 hora
Santos
Santos vê chance de classificação para a Libertadores diminuir, aponta estudo; veja números
Há 2 horas
Corinthians
Rebaixamento: Corinthians vê risco de queda subir para 66%; entenda
Há 2 horas
Botafogo
Botafogo social assume 99% das ações da SAF
Há 2 horas
Cruzeiro
Na pré-lista de Ancelotti, Otávio manteve bons números no Cruzeiro depois da convocação
Há 3 horas
Fora de Campo
Jornalista compara Corinthians a Ceará e aponta rebaixamento
Há 3 horasMais LANCE!

Flamengo: 69,6% de chance de título no Brasileirão após vitória

Vasco x Flamengo: 5 motivos para não perder o clássico pelo Brasileirão

North projeta chegar à Série A em até seis anos e aposta em Míchel Salgado para crescer

Quem pode decidir? São Paulo busca protagonistas na reta final do Brasileirão

Grêmio é cobrado na Justiça por dívida em ar-condicionado da Arena

Arrascaeta manda recado sobre briga com Palmeiras pela liderança do Brasileirão: 'Não interessa o rival'

Jornalista ironiza lance de pênalti em Flamengo x Atlético

Vasco tem retrospecto desfavorável contra o Flamengo no Nilton Santos; veja números

Tempo joga a favor do Cruzeiro para clássico contra o Atlético-MG

Presidente do Fluminense faz balanço da participação na Libertadores

Martinelli, do Fluminense, passa por cirurgia após lesão no joelho

Tironi no Lance! Situação do Corinthians só piora

Torcida do Corinthians reage à vitória do Grêmio: 'Já caiu'
