Vini Jr., Rodri, Mbappé, Bellingham… Quem leva a Bola de Ouro?
Melhor jogador do mundo na temporada europeia será conhecido nesta segunda-feira

O atacante brasileiro Vinicius Júnior é apontado como o favorito a conquistar a Bola de Ouro, prêmio oferecido pela revista France Football e que será entregue nesta segunda-feira (28), a partir das 16h (de Brasília). A grande temporada 2023/2024 que fez pelo Real Madrid credencia Vini Jr. para levar o prêmio. Mas há pelo menos outros três jogadores entre os 30 finalistas que têm chances reais de ser apontado como melhor jogador da temporada: o britânico Jude Bellingham, o espanhol Rodri e o francês Kylian Mbappé.
➡️Quais brasileiros já ganharam a Bola de Ouro?
Vini Jr. tem a última temporada europeia como grande trunfo. Ele comandou o Real Madrid na conquista do 15º título da UEFA Champions League, com atuações memoráveis em praticamente todas as fases da competição. E quem conhece bem a Bola de Ouro não tem dúvidas em afirmar que o título da Liga dos Campeões tem um peso enorme na definição do prêmio de melhor jogador da temporada, ainda mais quando não há uma Copa do Mundo.
Nesse contexto, o principal adversário de Vinicius Jr. na busca pela Bola de Ouro é o inglês Jude Bellingham. O meia de 21 anos, que iniciou a carreira no Birmingham City, começou a chamar a atenção da Europa quando se transferiu para o Borussia Dortmund, em 2020. A um custo estimado de 25 milhões de libras — cerca de R$ 195 milhões, na cotação atual — ele se tornou à época o atleta de 17 anos mais caro da história.

Suas atuações no Borussia o credenciaram de vez para a seleção inglesa. Bellingham foi eleito o melhor jogador da Bundesliga na temporada 2022/2023. Ao fim, transferiu-se para o Real Madrid. E quis o destino que fosse diante de seu ex-clube que o inglês conquistasse a sua primeira Champions League.
➡️Euro, Premier e invencibilidade: por que Rodri pode ser Bola de Ouro?
Rodri e Mbappé também têm chances
Outros dois jogadores entre os 30 finalistas são vistos com alguma chance de ganhar a Bola de Ouro. O mais famoso deles, contudo, corre por fora.
Também jogador do Real Madrid, o francês Mbappé é cotado mais pelo seu reconhecimento mundial do que pelo que apresentou em campo na última temporada. Ainda assim, no mês passado ele foi apontado por Cristiano Ronaldo como o favorito ao prêmio de melhor jogador do mundo.
Histórico de participações, ao menos, ele tem. Esta é a sétima vez que o francês é finalista da Bola de Ouro. No ano passado, quando ainda defendia o Paris Saint-Germain, Mbappé terminou em terceiro lugar, atrás do vencedor Messi e de Erling Haaland, que ficou em segundo.
E há ainda o espanhol Rodri, que para muitos é o jogador europeu com mais chances de levar a Bola de Ouro. Considerado o cérebro do Manchester City, campeão da Premier League, e o grande líder da Espanha na campanha que levou ao título da Eurocopa, Rodri tem as suas chances de ser o primeiro espanhol em mais de seis décadas a levar a prêmio.

Veja quem são os finalistas da Bola de Ouro
⚽ Vinícius Júnior (Real Madrid)
⚽ Jude Bellingham (Real Madrid)
⚽ Hakan Çalhanoğlu (Inter de Milão)
⚽ Dani Carvajal (Real Madrid)
⚽ Rúben Dias (Manchester City)
⚽ Artem Dovbyk (Roma)
⚽ Phil Foden (Manchester City)
⚽ Alejandro Grimaldo (Bayer Leverkusen)
⚽ Erling Haaland (Manchester City)
⚽ Mats Hummels (Borussia Dortmund)
⚽ Harry Kane (Bayern de Munique)
⚽ Toni Kroos (Real Madrid)
⚽ Ademola Lookman (Atalanta)
⚽ Emiliano Martínez (Aston VIlla)
⚽ Lautaro Martínez (Inter de Milão)
⚽ Kylian Mbappé (Real Madrid)
⚽ Martin Odegaard (Arsenal)
⚽ Dani Olmo (RB Leipzig)
⚽ Cole Palmer (Chelsea)
⚽ Declan Rice (Arsenal)
⚽ Rodri (Manchester City)
⚽ Antonio Rüdiger (Real Madrid)
⚽ Bukayo Saka (Arsenal)
⚽ William Saliba (Arsenal)
⚽ Federico Valverde (Real Madrid)
⚽ Vitinha (PSG)
⚽ Nico Williams (Athletic Bilbao)
⚽ Florian Wirtz (Bayer Leverkusen)
⚽ Granit Xhaka (Bayer Leverkusen)
⚽ Lamine Yamal (Barcelona)

Futebol Internacional
Real Madrid dá chapéu em Barcelona e se aproxima de joia de 16 anos
Há 1 minuto
Futebol Internacional
Rodri tem lesão confirmada e desfalca Barcelona em 'decisão'
Há 29 minutos
Futebol Internacional
Rafael Nadal está próximo de se tornar dirigente do Real Madrid
Há 47 minutos
Fora de Campo
Volante da Seleção crava Flamengo campeão: 'Com certeza'
Há 52 minutos
Fora de Campo
Jornal europeu rasga elogios a Matheus Cunha: 'Milagre'
Há 1 hora
Futebol Internacional
Vini Jr busca dar resposta e justificar renovação com o Real Madrid na Champions
Há 2 horasMais LANCE!

Viking x Sabah: da espera de 34 anos à ascensão em nove anos

Borussia Dortmund x Betis: onde assistir, horário e escalações

RB Leipzig x Manchester City: onde assistir, horário e escalações

Fenerbahce x Liverpool: onde assistir, horário e escalações

AEK x Real Madrid: onde assistir, horário e escalações

Técnico do Manchester City faz cobrança forte ao elenco: 'Não podemos'

Rumo ao Estrelato: Último episódio revela o futuro de Sartori

Raphinha brilha, e Barcelona vence Aston Villa na Champions League

Raphinha iguala marca de Ronaldinho no Barcelona e faz história na Champions

Mourinho compara passagens no Real Madrid e espera quebrar barreira da Champions

Corinthians se manifesta após morte de jogador na Espanha

PSG faz história e supera marca de Real Madrid na Champions League

Erro de ex-Flamengo em Barcelona x Aston Villa vira assunto: 'Pífio'
