menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Torcedores de clube de Ronaldo são presos por racismo contra Vini Jr

Brasileiro tem sido alvo recorrente de casos de injúria racial no futebol espanhol

Vini Jr no aquecimento para o jogo do Real Madrid contra o Atalanta pela Champions
imagem cameraVini Jr completará sete anos de Real Madrid em julho deste ano (Foto: Marco Bertorello/AFP)
715bf623-e909-44de-a9b5-72b99ff8610d_WhatsApp-Image-2025-02-10-at-12.59.17-1-aspect-ratio-1024-1024
Lucas Borges
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 15/05/2025
08:36

  • Matéria
  • Mais Notícias

Nesta quinta-feira (15), o Ministério Público da Espanha decidiu a punição de cinco torcedores que cometeram atos de racismo contra Vini Jr. O quinteto de aficionados do Real Valladolid, clube de Ronaldo Fenômeno na Espanha, foi condenado a um ano de prisão pelos insultos proferidos no duelo com o Real Madrid, em dezembro de 2022.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

A defesa dos acusados chegou a um acordo com o MP e os representantes do brasileiro, segundo o jornal "As", e a pena será oficializada de maneira presencial pelo Tribunal de Valladolid na quarta (21). Além do tempo de cárcere, os torcedores também foram sancionados financeira e legalmente.

continua após a publicidade

Quatro dos cinco indivíduos aceitaram a pena de um ano, somada à inibição do sufrágio pelo mesmo período; uma multa diária no valor de seis euros durante nove meses, o que totaliza mais de R$ 10 mil; e o afastamento completo de profissões educacionais, esportivas e recreativas por quatro anos. O último teve as mesmas sanções, mas o valor foi reduzido a quatro euros diários, caindo o valor total para R$ 6,7 mil.

➡️ Torcedores do Barcelona cancelam festa na Catalunha após gol do Real Madrid

Vinícius escolheu não ser indenizado pelos atos de racismo ocorridos no José Zorrilla. A decisão, após oficializada, será passada à Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte, do mesmo modo que outros casos ocorridos contra o camisa 7 do Real, alvo recorrente de injúrias raciais e ódio nos estádios espanhóis.

continua após a publicidade

🧠 Relembre o caso de racismo contra Vini Jr em Valladolid

O caso aconteceu no dia 30 de dezembro de 2022. Em visita ao Zorrilla, o Real vencia por 1 a 0, com gol de Karim Benzema. Aos 43 minutos do segundo tempo, Carlo Ancelotti sacou Vini Jr para a entrada de Luka Modric. O ponta-esquerda, após sair das quatro linhas, viu o segundo gol do centroavante francês e comemorou, perto da mureta que separava a torcida do gramado.

A celebração foi o bastante para que ofensas como "macaco de m****", "filho da p***" e "seu negro" fossem proferidas. As autoridades espanholas identificaram os indivíduos, e Vinícius, após o jogo, detonou a direção de La Liga.

- Os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto, e La Liga segue sem fazer nada. Seguirei de cabeça erguida e comemorando as minhas vitórias e do Madrid. No final, a culpa é minha - escreveu o atleta em suas redes sociais. Javier Tebas, presidente da liga, chegou a respondê-lo, afirmando que a aspa foi lamentável, e que a competição se disponibiliza para a luta contra o racismo.

📲 Acompanhe tudo de Futebol Internacional no Lance!. Notícias, informações e resultados em um só lugar.

Vini Jr - Real Madrid x Valladolid
Vini Jr em ação no duelo com o Real Valladolid, em dezembro de 2022, quando foi alvo de racismo (Foto: Cesar Manso/AFP)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias