Suárez encerra passagem pela seleção uruguaia como o maior artilheiro da Celeste
Aos 37 anos, atacante colecionou momentos icônicos pelo Uruguai
Luis Suárez anunciou na segunda-feira (2) que irá se aposentar da seleção do Uruguai. A última partida do atacante pela Celeste será nesta sexta-feira (6), contra o Paraguai, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.
➡️ Messi e Neymar prestam homenagem a Suárez após anúncio de aposentadoria da seleção
- Posso jogar o último jogo pela seleção com tranquilidade, vou jogar com o mesmo entusiasmo do meu primeiro jogo em 2007 - disse o jogador na entrevista coletiva de despedida.
- Sempre me ensinaram a me entregar pela minha seleção. Até sexta-feira, darei tudo de mim, não tenho o que me dosar em nenhum momento. Quero agradecer a todos, à torcida, pelas várias mensagens - completou o atacante, emocionado.
Momentos únicos pela Celeste
Luis Suárez representa o Uruguai desde 2007 e soma 69 gols em 142 jogos pela Celeste, sendo o maior artilheiro da história com a camisa da seleção, acompanhado em seguida por seus parceiros de ataque Edinson Cavani (58 gols) e Diego Forlán (36 gols).
➡️ Despedida de Suárez! Relembre os melhores momentos do craque pelo Uruguai
A estreia de Suárez foi contra a Colômbia em um amistoso disputado em 7 de fevereiro. Sob o comando do técnico Óscar Tabárez, o jogador começou na ponta direita ao lado de Loco Abreu e Turbo Gonzalo Vargas. Luisito, que jogava com a camisa 10, terminou a partida sendo expulso.
O primeiro gol coincidiu com sua estreia oficial. No dia 13 de outubro de 2007, a seleção uruguaia recebeu a Bolívia no estádio Centenário na primeira partida das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Suárez abriu o placar aos quatro minutos do primeiro tempo, na vitória por 5 a 0 para o Uruguai.
Na Copa América de 2011, Suárez teve um desempenho brilhante, sendo a estrela da equipe e da competição. O artilheiro atuou em todas as seis partidas e marcou quatro gols no torneio, incluindo um na vitória do Uruguai por 3 a 0 na final contra o Paraguai.
Em Copas do Mundo, Suárez marcou sete gols no total e teve momentos inesquecíveis. Em 2010, Uruguai avançou até a semifinal da Copa - na qual o jogador cometeu pênalti contra Gana nas quartas ao "defender" chute com a mão. Na campanha, o atacante fez três gols e deu duas assistências.
Na Copa do Mundo de 2014, horas depois da classificação uruguaia para a próxima fase, uma sanção sem precedentes contra Suárez foi confirmada pela Fifa, por ter mordido o zagueiro Giorgio Chiellini no jogo contra a Itália. A Celeste, sem o camisa 9, perdeu por 2 a 0 para a Colômbia nas oitavas de final.
Em 2018, Suárez jogou um mata-mata em Copa após oito anos, visto que foi suspenso na competição anterior. Na fase de grupos, marcou dois gols.
Na última Copa, em 2022, o Uruguai foi eliminado na fase de grupos. A eliminação precoce colocou fim a uma geração inesquecível, que, no Qatar, disputou sua quarta Copa.