menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Mundial de Clubes aumenta tensões entre Fifa e Uefa; entenda

Entidades vivem clima de disputa por conta do calendário de clubes

Gianni Infantino - Fifa
imagem cameraGianni Infantino é o presidente da Fifa (Foto: Michael Buholzer/AFP)
3d13ae9e-b840-45f7-842b-b86ec9364191_eu-aspect-ratio-1024-1024
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porNathalia Gomes,
Dia 14/07/2025
11:56

  • Matéria
  • Mais Notícias

O novo formato do Mundial de Clubes, organizado pela Fifa, tem acirrado os ânimos entre a entidade e a Uefa. O presidente da confederação europeia, Aleksander Čeferin, decidiu não comparecer ao torneio nos Estados Unidos, mesmo com participação em massa de clubes do continente, evidenciando o clima de tensão e disputa política entre as duas organizações mais poderosas do futebol mundial.

continua após a publicidade

➡️Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

Enquanto representantes das demais confederações estiveram presentes em diferentes momentos do Mundial de Clubes, Aleksander Čeferin se manteve afastado da competição — embora seja também vice-presidente da Fifa em razão de seu cargo na Uefa.

continua após a publicidade

Uefa com "pé atrás" com avanço da Fifa

Segundo fontes ouvidas pelo "The Athletic", dirigentes da Uefa estão preocupados com o avanço da Fifa sobre o futebol de clubes, o crescimento do Mundial e a possibilidade de que ele se torne um concorrente direto da Champions League.

Durante uma coletiva em Nova York, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, evitou descartar a ampliação do torneio para incluir mais clubes europeus no futuro, nem respondeu diretamente se deseja que a competição passe a ser disputada a cada dois anos. Ele citou nomes como Manchester United, Arsenal, Liverpool, Tottenham, Barcelona, Milan e Napoli como clubes que gostaria de ver no torneio.

continua após a publicidade

Infantino exaltou os números financeiros da competição: foram gerados 2,1 bilhões de dólares (cerca de R$11,7 bilhões) em receitas entre direitos de transmissão, patrocínio, bilheteria e outros. Para ele, o valor médio de 33 milhões de dólares (aproximadamente R$183 milhões) por partida faz do Mundial o torneio de clubes mais bem-sucedido em diversas métricas.

Apesar da justificativa oficial da Uefa de que Čeferin estaria focado na Euro Feminina, que começou em julho na Suíça, o "The Athletic" apurou que ele compareceu a apenas uma das primeiras 22 partidas da competição continental. Além disso, a Uefa tem ignorado publicamente o Mundial de Clubes em suas redes sociais, em contraste com a Conmebol, que tem feito publicações regulares sobre seus representantes na competição.

O atrito ganhou contornos ainda mais dramáticos em maio, durante o congresso da Fifa no Paraguai, quando os membros europeus do Conselho da entidade abandonaram a sessão após o atraso de Infantino, que havia priorizado reuniões com Donald Trump no Catar. A Uefa classificou a mudança de agenda como "profundamente lamentável" e "motivada por interesses políticos privados".

Donald Trump esteve presente nas premiações do Mundial de Clubes. Infantino havia faltado a uma reunião da Fifa com a Uefa e as demais federações para encontrar com o presidente estadunidense (Foto: Kevin Lamarque / POOL / AFP)
Donald Trump esteve presente nas premiações do Mundial de Clubes. Infantino havia faltado a uma reunião da Fifa com a Uefa e as demais federações para encontrar com o presidente estadunidense (Foto: Kevin Lamarque / POOL / AFP)

Infantino chegou a pedir desculpas pelo atraso, alegando problemas com o voo, mas reafirmou que precisava estar no Oriente Médio por conta de discussões importantes sobre as Copas de 2026 e 2034.

📲 De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias