Kane x United, estreante alemão e grupo da morte: as curiosidades da primeira fase da Champions League

Sorteio colocou frente a frente quatro clubes tradicionais do futebol europeu já nas chaves iniciais

000_33U39TV-scaled-aspect-ratio-512-320
Edição de 2023-24 será a 69ª da história da competição (Foto: Nicolas Tucat/AFP)

Escrito por

A Uefa realizou, no dia 31 de agosto, o sorteio que definiu quais são os grupos da Champions League na temporada 2023-24. Apesar da ausência de times tradicionais como Liverpool e Juventus, as bolinhas criaram confrontos interessantes e histórias que serão ainda mais chamativas de se acompanhar.

Algumas equipes terão vida fácil em busca de uma vaga nas oitavas de final da competição. Para o Manchester City, por exemplo, não se esperam tantas dificuldades em se classificar contra Leipzig, Young Boys e Estrela Vermelha. O Paris Saint-Germain, em contrapartida, se viu embolado em um grupo com Borussia Dortmund, Milan e Newcastle, três adversários nada fáceis. Veja com o Lance! algumas das histórias que vão se desenhar em cada grupo nesta parte inicial da Champions.

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

FURACÃO EM MANCHESTER
Desde o começo da janela de transferências, o craque Harry Kane já havia manifestado o desejo de deixar o Tottenham, mas seguir na Premier League. Gigantes de Londres, como Chelsea e Arsenal, não estavam em suas opções por serem rivais diretos dos Spurs; com o elenco recheado de bons atacantes, Liverpool e City não demonstraram interesse e o valor de nove dígitos também assustou o rico Newcastle.

Captura de tela 2023-08-13 152830
Kane é o segundo maior artilheiro da Premier League, atrás apenas de Alan Shearer (Foto: Divulgação / Bayern de Munique)

O United era a escolha perfeita para o centroavante e já existiam conversas, mas o imbróglio de venda do clube acabou afastando qualquer negociação. Sem opções na Inglaterra, Kane topou o movimento em direção ao Bayern de Munique, e o sorteio acabou colocando frente a frente os bávaros e os Diabos Vermelhos no grupo A. Erik ten Hag verá se fez a escolha certa em não pressionar pela conversa ou sentirá o gosto amargo de ter deixado o capitão inglês escapar.

SEIS ANOS DEPOIS
Pelo grupo B, os holofotes estarão apontados para o Arsenal. O time londrino não conseguia disputar a competição desde a temporada 2016-17, quando foi massacrado nas oitavas de final pelo Bayern de Munique. Desde então, fracassos atrás de fracassos, até que finalmente, uma boa campanha (que poderia ter sido de título) na última Premier League colocou o time de volta ao torneio continental.

Quem também retorna à competição depois de um longo hiato é o Lens. A equipe francesa surpreendeu a Europa na última temporada, ao conquistar uma vaga através de ótima jornada na Ligue 1. A última participação aconteceu em 2002=23, mais de 20 anos atrás, quando caiu ainda na primeira fase de grupos.

OLHO NO ESTREANTE
O Union Berlin, pela chave C, disputará a Champions League pela primeira vez em sua história. Depois de uma jornada com rebaixamentos, quedas de patamar e tristezas, o torcedor vem sorrindo nas últimas temporadas. Escalando o âmbito europeu, o clube da capital disputou Conference League em 2021-22, Europa League em 2022-23 e agora chega à principal competição continental. A janela foi positiva: a diretoria trouxe o experiente Bonucci, da Juventus, e o meia Robin Gosens, da Inter de Milão, para disputar o torneio.

A vida do Union não será fácil. Em sua chave, o Real Madrid quer superar o vexame do Etihad Stadium na jornada mais recente de Champions e planeja conquistar a competição; o Napoli, atual campeão italiano, parou nas quartas em 2022-23 e quer ir mais além sob a batuta de Osimhen e Kvaratskhelia. Quem completa o grupo é o Braga, de Portugal.

+ OPINIÃO: Vini Jr merecia indicação ao The Best pelas atuações dentro de campo e luta contra o racismo

O PRATO QUE SE COME FRIO
Na última temporada, as quartas de finais envolveram excelentes confrontos. Um deles foi Benfica e Inter de Milão, valendo vaga nas semifinais. A Nerazzurra levou a melhor, vencendo a ida por 2 a 0 em Portugal e segurando um empate em 3 a 3 dentro de seus domínios, no Giuseppe Meazza.

Na época seguinte, os portugueses terão a oportunidade de vingança, já que as bolinhas colocaram frente a frente o time de Roger Schmidt e o esquadrão de Simone Inzaghi novamente. Correndo por fora, RB Salzburg e Real Sociedad completam a chave que terá favoritismo dos italianos e dos Encarnados. A Inter, inclusive, chegou à final em 2022-23, caindo para o Manchester City de Pep Guardiola, e deseja ir além do feito para erguer o troféu.

TRADIÇÃO X MOMENTO
O grupo E, por sua vez, coloca frente a frente dois campeões esquecidos e dois crescentes na década. Feyenoord e Celtic, que já ergueram o troféu, chegam como possíveis candidatos a serem eliminados na quinta chave para Atlético de Madrid e Lazio, dupla que nunca levantou a Orelhuda, mas evoluiu nos últimos anos e podem pintar no mata-mata com certa tranquilidade.

Manchester City x Atlético de Madrid - Diego Simeone
Simeone levou o Atleti a dois vices de Champions nos últimos dez anos (Foto: OLI SCARFF / AFP)

O tradicionalismo de Feyenoord e Celtic se traduz em uma volta ao tempo. Os dois fizeram a decisão da Champions na temporada 1969-70. Na ocasião, Tommy Gemmell abriu o placar para os escoceses aos 30 da primeira etapa; Rinus Israel empatou dois minutos depois e levou a partida para a prorrogação. Restando quatro minutos para o fim ido tempo extra, prevaleceu a vontade holandesa: Ove Kindvall marcou o gol do único título na história do Orgulho do Sul.

ARMAS PREPARADAS
Em uma batalha, não se pode esquecer suas armas. E isto é o que PSG, Borussia Dortmund, Milan e Newcastle não farão de forma alguma durante os confrontos do grupo F. A chave vem sendo considerada pelos amantes do futebol europeu como o "grupo da morte" desta temporada.

O PSG, mesmo perdendo algumas de suas estrelas, como Messi e Neymar, se reforçou com ótimas peças, como Asensio, Dembélé e Colo Muani, buscando mudar o costume de contratar grandes astros e querendo montar um time competitivo. O Milan, por sua vez, foi semifinalista em 2022-23 e manteve o craque Rafael Leão, querendo voltar aos trilhos da final. Já o Dortmund se enfraqueceu em relação à temporada anterior, mas segue sendo perigoso em competições de mata-mata; por fim, o Newcastle de Eddie Howe vem em uma crescente nos últimos meses e fechou com classe um grupo que promete ser completamente equilibrado.

O REENCONTRO
A sétima chave, por sua vez, parece levar certa tranquilidade ao Manchester City, atual campeão da competição. Os adversários do esquadrão de Pep Guardiola serão RB Leipzig, Young Boys e Estrela Vermelha. Em 2023-24, um capítulo idêntico à última temporada tem tudo para acontecer novamente.

Pep Guardiola - Manchester City
Guardiola voltou a conquistar o continental depois de 12 anos (PAUL ELLIS / AFP)

Nas oitavas de final da jornada mais recente de Champions, os Citizens tiveram o Leipzig como adversário por uma vaga nas quartas. Na ida, um jogo morno e apertado terminou em empate por 1 a 1, com gols de Gvardiol para os alemães e Riyad Mahrez para os ingleses. Na volta, porém, a história foi outra: um recital de Erling Haaland, que marcou cinco vezes e teve a contribuição de Kevin de Bruyne e Ilkay Gundogan para a goleada por 7 a 0 sobre os Touros.

O GRANDE VELHO ACORDOU
A equipe do Royal Antwerp fez história na última temporada e garantiu um retorno à Champions League. O "Grande Velho", como é apelidado o time belga, só havia participado da competição ainda na terceira edição, em 1957-58. Na ocasião, o time foi batido pelo Real Madrid em duas ocasiões, sendo derrotado por 2 a 1 e por 6 a 0, na primeira fase.

Os alvirrubros são o time mais antigo da Bélgica e possuem uma das maiores torcidas. Porém, para seguir fazendo história, a parada será duríssima: o Royal terá pela frente Barcelona, Porto e Shakhtar Donetsk, tradicionais da Champions.

+ Em suposto áudio vazado, Eric Faria critica Sampaoli, do Flamengo: ‘Problema cognitivo’

O COMEÇO DE TUDO
A primeira rodada da Champions acontecerá na terça-feira (19), e terá sequência no dia seguinte. Confira os jogos:

TERÇA-FEIRA (18/9/2023)
- Milan x Newcastle - 13h45
- Young Boys x RB Leipzig - 13h45
- PSG x Borussia Dortmund - 16h
- Shakhtar Donetsk x Porto - 16h
- Manchester City x Estrela Vermelha - 16h
- Lazio x Atlético de Madrid - 16h
- Barcelona x Royal Antwerp - 16h
- Feyenoord x Celtic - 16h

QUARTA-FEIRA (19/9/2023)
- Real Madrid x Union Berlin - 13h45
- Galatasaray x Copenhague - 13h45
- Bayern de Munique x Manchester United - 16h
- Benfica x Red Bull Salzburg - 16h
- Braga x Napoli - 16h
- Arsenal x PSV - 16h
- Sevilla x Lens - 16h
- Real Sociedad x Inter de Milão - 16h

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter