menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Jornal faz enquete do meia mais ‘influente’ da história da Premier League

Enquete conta com 12 craques da era Premier League

AFP__20220806__32G43FP__v3__HighRes__FblEngPrFulhamLiverpool-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraJornal faz enquete do meia mais 'influente' da história da Premier League
Breno-Carvalho-Cardao-Prata-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Breno Carvalho Cardão Prata
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 06/04/2025
18:03
Atualizado em 06/04/2025
18:41

  • Matéria
  • Mais Notícias

Com o anúncio da saída de Kevin De Bruyne do Manchester City, no final da temporada, o jornal norte-americano 'The New York Times' abriu uma enquete sobre qual o meio campista mais influente da era Premier League (1992-2025). A pesquisa, que contou com a opinião do público, elegeu 12 craques deste período.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

Desde sua chegada ao Manchester City, em 2015, De Bruyne foi o meio campista mais influente da última década, na competição. O belga disputou de 413 jogos, marcando 106 gols e dando 130 assistências, ele ainda igualou o recorde de assistências em uma única temporada da Premier League e conquistou 19 troféus pelos cityzens

continua após a publicidade

Técnico responsável por trazer o meia para Inglaterra, Pep Guardiola destacou que não há dúvidas de que Kevin De Bruyne é um dos maiores meio campistas da história da competição. O comandante elogiou ainda a influência do belga no sucesso do clube na última década.  

- Sempre tenho que ter cuidado com o respeito pelos jogadores que desempenharam papéis incríveis, mas não há dúvidas de que ele é um dos maiores, com certeza. Sem dúvidas foi uma influência em nosso sucesso na última década - disse Guardiola.

continua após a publicidade
Guardiola comemora com De Bruyne classificação do Manchester City na FA Cup
Kevin De Bruyne e Pep Guardiola no Manchester City (Foto: Justin Tallis/AFP)

Apesar de sua marca recente, De Bruyne ficou com a terceira colocação na pesquisa feita pelo jornal ‘The New York Times’. Nomes como Rodri, Luka Modric e Mousa Dembele também foram lembrados pelo público, mas não atingiram nem 1% dos votos.

Confira a lista dos 12 melhores meio-campistas

1º lugar: Steven Gerrard - 28%

Maior ídolo da história recente do Liverpool, Gerrard foi o meio campista mais votado nesta enquete. O meia começou sua trajetória nos Reds em 1998 e ficou até o final da temporada 2014-15. Ao longo de sua trajetória vitoriosa, disputou 710 partidas pelo Liverpool, marcou 186 gols, deu 155 assistências e conquistou onze títulos.

Conhecido por sua classe e qualidade com a bola no pé, Steven Gerrard foi chamado de ' melhor meia polivalente que já existe na Premier League', pelo jornalista Jordan Campell, do 'The New York Times'. 

Steven Gerrard (Foto: Divulgação)
Steven Gerrard na época de Liverpool (Foto: Divulgação)

2º lugar: Roy Keane - 17%

Na sequência, o público elegeu o valente Roy Keane, que acumula passagens por Nottingham Forest e Manchester United. Marcador nato, Keane fez parte da época de ouro dos Red Devils, sob o comando do icônico Sir Alex Ferguson, no final da década de 1990 e início dos anos 2000.

Fundamental no setor de marcação do United, Keane assumiu a faixa de capitão, comandou as ações da equipe e conquistou impressionantes sete títulos de Premier League, além de uma conquista da Liga dos Campeões. Seu histórico comandante chegou a declarar que se Roy Keane representasse o Manchester United em uma briga, ele ganharia qualquer batalha.

Meia: Roy Keane. Jogou de 1993 a 2005 e fez 51 gols em 480 partidas
Roy Keane em patrida pelo Manchester United (Foto: Divulgação)

3º lugar: Kevin De Bruyne - 14%

O terceiro lugar ficou com a baixa da temporada na Premier League, Kevin De Bruyne. Dono da posição, titular absoluto de Guardiola e campeão de todas as competições que disputou, o belga é considerado um dos melhores meias da década. Conhecido pela qualidade nos passes, tem impressionantes 187 participações em gols no campeonato inglês.

Especialista em quebrar as linhas, o camisa 17 acumula cinco temporadas com mais de 10 assistências, pelo Manchester City. Com seis títulos de Premier League, cinco Copas da Liga, duas FA Cups e uma Champions League, os cityzens vão precisar se adaptar com a nova era, sem seu maior astro.

Kevin De Bruyne - Manchester City
Kevin De Bruyne anuncia saí do City (Photo by Paul ELLIS / AFP)

4º lugar: Patrick Vieira - 12%

Técnico, inteligente e intenso, Patrick Vieira é o quatro mais lembrado nesta enquete. Ídolo do Arsenal, o meia francês transformou a ideia de marcadores box-to-box na competição. Sob o comando do histórico Arsène Wenger, Vieira conquistou três vezes a Premier League, quatro vezes a Copa da Inglaterra e três vezes a Supertaça da Inglaterra.

Sua última participação no campeonato inglês, foi pelo rival Manchester City na temporada 2011-12, onde encerrou sua carreira vitoriosa.  

Patrick Vieira
Patrick Vieira na época de Arsenal (Foto: ADRIAN DENNIS / AFP)

5º lugar: Frank Lampard - 8%

Ídolo do Chelsea, Frank Lampard é um dos meio campistas ingleses mais inteligentes de sua geração. Conhecido pela qualidade nos passes e controle de bola, o icônico camisa 8 também acumula passagens por West Ham e Manchester City. Com a camisa dos Blues, Frank Lampard conquistou três títulos de Premier League, além de impressionantes 177 gols e 115 assistências na competição.

Além de sua hegemonia no campeonato inglês, Lampard liderou o Chelsea na conquista de sua primeira Champions League, na temporada 2011-12.

Frank Lampard
Franck Lampard conquista a primeira Champions League do Chelsea (Foto: Divulgação/Chelsea)

6º lugar: Yaya Touré - 5%

Yaya Touré é um meio campista diferente de todos os anteriores. O histórico camisa 42 tinha valências de zagueiros, marcava como poucos pelo meio, habilidade para sair jogando e um chute potente, quando chegava ao ataque. O marfinense passou oito temporadas vestindo a camisa do Manchester City e conquistou sete títulos, sendo três deles de Premier League.

Segundo o jornalista Jacob Whitehead do ‘The New York Times’ qualquer técnico de ponta que desenhar o conjunto de um meio campista ideal, o estilo de Yaya Toure será o mais próximo do esperado.

Yaya Touré faz boa temporada (Foto: Paul Ellis / AFP)
Yaya Touré com a camisa do Manchester City (Foto: Paul Ellis / AFP)

7º lugar: Paul Scholes - 4%

Ídolo, super campeão e apaixonado pelo Manchester United, Paul Scholes não poderia ficar de fora dessa relação. O meia inglês iniciou sua trajetória nos Red Devils na temporada 1992-93 e conquistou impressionantes 26 títulos com a camisa de seu clube de coração.

Dono do meio-campo, Paul Scholes revolucionou a posição sob o comando de Sir Alex Ferguson.

Paul Scholes ganhou 29 títulos
Paul Scholes, ídolo do Manchester United (Foto: Divulgação)

8º lugar: N’golo Kanté - 4%

Empatado com Paul Scholes em 4%, Kanté é um dos volantes mais intensos da história recente da Premier League. O francês chegou na competição na temporada 2015-16, onde já se sagrou campeão com o improvável Leicester. Na temporada seguinte, despertou interesse do Chelsea, onde conquistou seus principais títulos na carreira.

Com a camisa dos Blues, Kanté ganhou outro título do campeonato inglês, uma Champions League, uma Supercopa da Uefa e um Mundial de Clubes. Atualmente, o volante está no Al-Ittihad, da Arábia Saudita.

Manchester City x Chelsea - Kanté
Kanté conquista o segundo título de Champions pelo Chelsea (Foto: David Ramos / POOL / AFP)

9º lugar: David Silva- 2%

Existe um debate interessante entre David Silva e Kevin De Bruyne, entre os torcedores do Manchester City. Muitos deles se dividem na hora de escolher entre um dos dois, isso se deve pela qualidade incontestável de ambos com a camisa dos cityzens. A meia espanhola ficou 10 temporadas no clube inglês e tirou a equipe da fila de espera por um título após 35 anos.

David Silva disputou 309 partidas de Premier League pelo City, balançou as redes 60 vezes e distribuiu 95 assistências.

David Silva comemora (Foto: Darren Staples/Reuters)
David Silva comemora gol pelo City (Foto: Darren Staples/Reuters)

10º lugar: Claude Makelele - 2%

Com os mesmos 2% de votos de David Silva, Makelele foi outro marcador muito bem lembrado pelo público. O meia francês chegou ao Chelsea com 30 anos, após sua vitoriosa passagem pelo Real Madrid. Com a camisa azul de Londres, Makelele transformou a maneira de sua equipe jogar.

Conhecido pela intensidade na marcação, conquistou seis títulos com a camisa do Chelsea.

Makélélé
Makelele com a camisa do Chelsea (Foto: AFP/ Divulgação)

11º lugar: Cesc Fábregas - 1%

Após a saída de Patrick Vieira da equipe vitoriosa do Arsenal, foi um jovem espanhol quem liderou as ações da equipe nas temporadas seguintes. Cesc Fàbregas se tornou o motor da equipe de Arsène Wenger na temporada 2004-05. Apesar do sucesso com a camisa dos Gunners, Fàbregas conquistou apenas dois títulos em sete temporadas.

Antes de se aposentar, o meia espanhol retorna para Inglaterra, desta vez para atuar no rival, Chelsea. Lá, conquistou dois títulos de Premier League, uma Liga Europa, uma Taça da Inglaterra e uma Taça da Liga da Inglaterra. 

Fabregas - Chelsea x Arsenal (Foto: Reprodução/Twitter)
Fabregas disputa clássico entre Chelsea e Arsenal (Foto: Reprodução/Twitter)

12º lugar: Xabi Alonso - 1%

Se o assunto é craque espanhol, Xabi Alonso não pode ficar de fora. O meia ficou por 5 temporadas defendendo a camisa do Liverpool, onde dominava o meio-campo com Steven Gerrard. Com a camisa dos Reds, Alonso disputou 143 partidas de Premier League e participou de 31 gols.

Durante sua passagem pelo Liverpool, Xabi Alonso esteve presente na conquista heroica da Champions League, em cima do Milan, na temporada 2004-05.

Xabi+Alonso+Liverpool
Xabi Alonso com a camisa do Liverpool (Foto: Divulgação)

circulo com pontos dentroTudo sobre

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias