Guerra em Israel: saiba situação do futebol no país
Saiba sobre os efeitos nas ligas locais, situações de jogadores e as primeiras declarações
Israel vive um momento de muita tensão após o ataque surpresa do grupo Hamas no último sábado (7). Em resposta, o governo israelense declarou guerra ao movimento islâmico e uma série de conflitos armados têm decorrido na região da Faixa de Gaza e em outros territórios do país. Por consequência, o futebol foi afetado.
A IFPL, associação de futebol israelense, suspendeu todos os jogos válidos pela 6ª rodada da primeira e da segunda divisão do campeonato local. A liga de Israel é liderada pelo Maccabi Tel-Aviv, com 13 pontos.
A Uefa também anunciou o adiamento de jogos nesta Data-Fifa que seriam disputados no país. Um deles seria válido pelas Eliminatórias da Euro de 2024, entre Israel e Suíça. De acordo com a imprensa local, a tendência é que estas partidas sejam movidas para o Chipre, algo que já aconteceu anteriormente.
— Dada a atual situação de segurança em Israel, a Uefa decidiu adiar todas as partidas agendadas no país nos próximos dias com novas datas que serão confirmadas em breve — declarou a entidade, em comunicado oficial.
+ Cenas lamentáveis na França: goleiro deixa campo de maca e ex-Vasco provoca torcida em confusão
JOGADORES
Três brasileiros atuam no Campeonato Israelense: o goleiro Daniel Tenenbaum, ex-Flamengo (Maccabi Tel-Aviv), o meia Lucas Salinas (Ashdod) e o atacante Felipe Santos (Hapoel Haifa).
— Eu e minha equipe estávamos concentrados. Teríamos um jogo no Norte. Mas seis da manhã começaram os ataques. Tivemos uma reunião e nos explicaram que a partida estava cancelada e nos deram uma escolha: ou a gente ficava no hotel ou voltava para Ashdod. E todos escolheram voltar. E agora estou em um apartamento de um amigo colombiano com outro brasileiro. Eu moro sozinho, mas resolvemos ficar juntos neste momento complicado, até para um ajudar ao outro. Aqui tem bunker, temos comida. Temos a proteção necessária para aguentar este momento — declarou Lucas Salinas, em entrevista ao "GE".
O Lance! tentou contato com o goleiro Daniel Tenembaum, que optou por não se manifestar no momento, dada a dificuldade vivida no país.
CLUBES
O Maccabi Haifa, um dos clubes mais populares de Israel, anunciou que irá coletar doações para pessoas afetadas pelo ataque do último sábado. A equipe reforçou seu time de segurança para atletas, comissão técnica e funcionários. O Haifa enfrentaria o Apoel Beer Sheva neste domingo, mas a partida foi cancelada por conta da guerra. Na atual temporada, o Maccabi Haifa disputa a Liga Europa e está no Grupo F, ao lado de Panathinaikos-GRE, Villarreal-ESP e Rennes-FRA.
Outra equipe israelense que disputa uma competição da Uefa é o Maccabi Tel Aviv, que está no Grupo B da Conference League, junto com Gent-BEL, Zorya-UCR e Breidablik-ISL. Quando o conflito armado teve início, o treinador e os jogadores estrangeiros do time de Tel Aviv fugiram de Israel.