Futebol Internacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Foi merecido? Números de Philippe Coutinho no Barcelona na temporada não justificam convocação à Seleção Brasileira

Após sofrer lesão em dezembro de 2020, jogador do Barcelona voltou a entrar em campo em setembro. De lá para cá, disputou dez partidas, mas marcou apenas um gol

Philippe Coutinho chegou ao Barcelona em 2018, mas nunca fez valer o investimento (Foto: Miguel Ruiz / Barcelona)
Escrito por

Após mais de um ano sem ser chamado à Seleção Brasileira, o meia-atacante Philippe Coutinho ganhou nova chance ao ser convocado pelo técnico Tite nesta sexta-feira, para os duelos contra Colômbia e Argentina, ambos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022.


Homem de confiança do treinador brasileiro, Coutinho, no entanto, não atravessa bom momento. Após sofrer uma lesão no joelho esquerdo em dezembro de 2020, o atleta formado no Vasco passou por três cirurgias e só voltou a entrar em campo no dia 14 de setembro, na derrota do Barcelona por 3 a 0, para o Bayern de Munique, na estreia da Champions League.

Volta de Coutinho após lesão foi contra seu ex-clube (Foto: LLUIS GENE / AFP)

Até a data da convocação, o meia foi acionado em dez partidas do Barcelona entre Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões, mas não jogou os 90 minutos em nenhuma delas. Somando o tempo total, Coutinho jogou 444 minutos, uma média de 44,4 minutos por partida, menos que o tempo inteiro de um jogo. O camisa 14 marcou apenas um gol, na vitória sobre o Valencia.

+ Tabela das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022

Na quarta-feira, na derrota do Barcelona para o Rayo Vallecano, pela La Liga, Coutinho foi titular na última partida de Ronald Koeman à frente do clube. No duelo em questão, o centésimo de Philippe desde que chegou ao clube e o quarto entre os onze iniciais na temporada, o brasileiro foi um dos piores em campo, sendo substituído na etapa final.

Entre os jornais da Catalunha que repercutiram a atuação do brasileiro, o "Sport" deu nota 3,0 para Coutinho.

- Centenário... e nada mais. A partida teve muito mais revoluções do que seu corpo exigia. A intensidade dos jogadores do Rayo o ultrapassou. Quando a equipe encontrou espaço e ele recebeu nas entrelinhas, foi inconsequente. Ele perdeu 15 bolas e foi substituído. Koeman o colocou na liderança do meio, sua posição ideal, mas ele não correspondeu às expectativas durante os 73 minutos em que esteve no gramado. Mais uma vez, superado - disse o jornal "Sport".

No "Mundo Deportivo", outro portal catalão, as notas foram dadas pelos torcedores blaugranas. E entre os aproximadamente 650 votantes, Philippe Coutinho recebeu 313 notas 1,0, quase 50% do total.

Atuação de Coutinho foi muito criticada contra o Rayo Vallecano (Foto: Miguel Ruiz / Barcelona)

+ Coutinho, Vini Jr. e mais: convocação da Seleção Brasileira rende memes e cornetadas na web

ÚLTIMA VEZ NA SELEÇÃO BRASILEIRA

A última vez que Philippe Coutinho foi convocado pela Seleção Brasileira foi para as duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas, quando o Brasil venceu a Bolívia e o Peru.

Coutinho foi bem na estreia da Seleção nas Eliminatórias (Foto: Miguel Schincariol / CBF)

Contra os bolivianos, no triunfo por 5 a 0, o meia-atacante teve boa atuação, marcou um gol e deu uma assistência. À época titular do Barcelona, o atleta estava bem fisicamente antes de sua lesão no fim do ano. Contra peruanos, passou em branco, apesar do placar de 4 a 2.

Último jogo de Coutinho pela Seleção foi contra o Peru, em 2020 (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

* Estagiário, sob supervisão de Aigor Ojêda.