João Marcos Santana*
• Publicada em 29/10/2021 - 12:26 • Rio de Janeiro (RJ)
• Atualizada em 29/10/2021 - 17:20
João Marcos Santana*
• Publicada em 29/10/2021 - 12:26 • Rio de Janeiro (RJ)
• Atualizada em 29/10/2021 - 17:20
Após mais de um ano sem ser chamado à Seleção Brasileira, o meia-atacante Philippe Coutinho ganhou nova chance ao ser convocado pelo técnico Tite nesta sexta-feira, para os duelos contra Colômbia e Argentina, ambos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022.
Homem de confiança do treinador brasileiro, Coutinho, no entanto, não atravessa bom momento. Após sofrer uma lesão no joelho esquerdo em dezembro de 2020, o atleta formado no Vasco passou por três cirurgias e só voltou a entrar em campo no dia 14 de setembro, na derrota do Barcelona por 3 a 0, para o Bayern de Munique, na estreia da Champions League.

Volta de Coutinho após lesão foi contra seu ex-clube (Foto: LLUIS GENE / AFP)
Até a data da convocação, o meia foi acionado em dez partidas do Barcelona entre Campeonato Espanhol e Liga dos Campeões, mas não jogou os 90 minutos em nenhuma delas. Somando o tempo total, Coutinho jogou 444 minutos, uma média de 44,4 minutos por partida, menos que o tempo inteiro de um jogo. O camisa 14 marcou apenas um gol, na vitória sobre o Valencia.
+ Tabela das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022
Na quarta-feira, na derrota do Barcelona para o Rayo Vallecano, pela La Liga, Coutinho foi titular na última partida de Ronald Koeman à frente do clube. No duelo em questão, o centésimo de Philippe desde que chegou ao clube e o quarto entre os onze iniciais na temporada, o brasileiro foi um dos piores em campo, sendo substituído na etapa final.
Entre os jornais da Catalunha que repercutiram a atuação do brasileiro, o "Sport" deu nota 3,0 para Coutinho.
- Centenário... e nada mais. A partida teve muito mais revoluções do que seu corpo exigia. A intensidade dos jogadores do Rayo o ultrapassou. Quando a equipe encontrou espaço e ele recebeu nas entrelinhas, foi inconsequente. Ele perdeu 15 bolas e foi substituído. Koeman o colocou na liderança do meio, sua posição ideal, mas ele não correspondeu às expectativas durante os 73 minutos em que esteve no gramado. Mais uma vez, superado - disse o jornal "Sport".
No "Mundo Deportivo", outro portal catalão, as notas foram dadas pelos torcedores blaugranas. E entre os aproximadamente 650 votantes, Philippe Coutinho recebeu 313 notas 1,0, quase 50% do total.

Atuação de Coutinho foi muito criticada contra o Rayo Vallecano (Foto: Miguel Ruiz / Barcelona)
+ Coutinho, Vini Jr. e mais: convocação da Seleção Brasileira rende memes e cornetadas na web
ÚLTIMA VEZ NA SELEÇÃO BRASILEIRA
A última vez que Philippe Coutinho foi convocado pela Seleção Brasileira foi para as duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas, quando o Brasil venceu a Bolívia e o Peru.

Coutinho foi bem na estreia da Seleção nas Eliminatórias (Foto: Miguel Schincariol / CBF)
Contra os bolivianos, no triunfo por 5 a 0, o meia-atacante teve boa atuação, marcou um gol e deu uma assistência. À época titular do Barcelona, o atleta estava bem fisicamente antes de sua lesão no fim do ano. Contra peruanos, passou em branco, apesar do placar de 4 a 2.

Último jogo de Coutinho pela Seleção foi contra o Peru, em 2020 (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)
* Estagiário, sob supervisão de Aigor Ojêda.
E mais:
Barcelona x Alavés: onde assistir, horário e escalações do jogo do Campeonato Espanhol
‘Um grande jogador retomando seu padrão’, diz Tite sobre regresso de Coutinho à Seleção
Tite justifica ausências de Vinícius Júnior e Richarlison nos jogos da Seleção em novembro
CBF define a Arena Fonte Nova como palco de Brasil x Chile, o último jogo como mandante nas Eliminatórias
Tite fala sobre demissão do atleta de vôlei Maurício Souza: ‘Preconceitos não devem existir’