menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Brasileiros com passagens pelo Lyon avaliam início de Endrick: 'Casamento perfeito'

Ederson e Cláudio Caçapa elogiam atacante e abrem o jogo sobre vaga na Seleção

Captura-de-Tela-2023-11-29-as-1-8-aspect-ratio-1024-1024
João Brandão
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 23/01/2026
07:00
Endrick - Lyon
imagem cameraEndrick em sua apresentação como novo camisa 9 do Lyon, da França (Foto: Olivier Chassignole/AFP)

  • Matéria
  • Mais Notícias
Conteúdo Especial
Carregando conteúdo especial...

No início de sua passagem no Lyon, Endrick já é um dos grandes destaques da equipe com apenas duas partidas disputadas. O centroavante brasileiro soma um gol decisivo na Copa da França, além de uma assistência na Ligue 1.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

O Lance! conversou com o ex-meia Ederson e o ex-zagueiro Cláudio Caçapa, que possuem passagens marcantes pelo Lyon, sobre a ida de Endrick para o clube francês. A decisão do jovem em deixar o Real Madrid por empréstimo e explorar o futebol francês é vista de forma acertada pelos ex-jogadores.

continua após a publicidade

Ederson atuou pelo Lyon entre 2008 e 2012 e chegou a vestir a camisa da Seleção Brasileira em 2010 com Mano Menezes. O ex-jogador do Flamengo elogiou as condições dadas pelo clube francês e a decisão de Endrick para ter mais tempo em campo em relação ao que vinha tendo no Real Madrid.

- O Lyon é um clube que gosta muito dos brasileiros, muito bem organizado. Eu tive uma passagem muito boa por lá, assim como muitos brasileiros. O Lyon respeita muito os jogadores. Acredito que o Endrick vai se sentir muito bem lá. Ele foi muito bem recebido e vai ser muito bem tratado e cuidado lá. Vai ser importantíssimo para o Endrick essa passagem no Lyon e acredito que esse empréstimo seja algo muito bom tanto pro clube, que vai contar com um craque, como para o Endrick, que vai poder ter mais minuto de jogo, vai ter sequência, que é importante para um jogador. É uma via de mão dupla, foi uma decisão importante na carreira dele e vai ser muito benéfico para ambas as partes. Ele vai se adaptar muito rápido e terá uma ótima passagem pelo Lyon.

continua após a publicidade

Na mesma linha de Ederson, Caçapa acredita que o Lyon dará todas as condições necessárias para Endrick se destacar, como já vem fazendo nesse início de trajetória na França. O 3º brasileiro com mais jogos (173) pelo clube citou os fatores que fazem com que o atacante possa crescer de rendimento.

- Fiquei muito feliz com a ida dele para o Lyon. Muitos brasileiros foram felizes no clube e tenho certeza de que com o Endrick não será diferente. E já mostrou nesses dois jogos que é um jogador diferente, marcando gol e dando assistência. O clube dá condições de você pensar somente em jogar, a cidade é próxima de tudo: praias, montanhas, bons restaurantes. Lyon é o casamento perfeito entre o clube e jogadores brasileiros.

Endrick - Lyon x Lille - Copa da França
Endrick comemora seu primeiro gol pelo Lyon contra o Lille, pela Copa da França (Foto: Francois Lo Presti/AFP)

Ederson também avaliou a mudança de Endrick para o Lyon como positiva pensando do ponto de vista da Copa do Mundo. O centroavante sonha em estar no elenco de Carlo Ancelotti no Mundial dos Estados Unidos, que será disputado entre junho e julho desse ano.

- Estamos próximos da Copa do Mundo. Para um jogador chegar bem na Copa, é fundamental que ele esteja jogando e isso deve ter pesado na decisão do Endrick, de buscar um clube que o dê mais tempo de jogo. Acho que foi uma escolha inteligente. O Endrick pode ser fundamental pra Seleção Brasileira. Já teve boas atuações com a Seleção e é um jogador que a Seleção precisa com um estilo de jogo único, diferenciado. É um centroavante que sabe jogar dentro da área, mas também sabe buscar o jogo. Tem muita força, técnica, habilidade. É um jogador que a Seleção tem que aproveitar ao máximo e pode ser importantíssimo para a Copa do Mundo. Essa ida para Lyon vai ser boa para ele, para o clube e para Seleção Brasileira. Foi uma boa escolha. É um prazer vê-lo jogar, tem muita vontade dentro de campo. A gente gosta de assistir esse tipo de jogador, que demonstra vontade, que consegue fazer lances de efeito, ser produtivo para o clube e para os companheiros.

Na temporada passada, Endrick foi comandado por Carlo Ancelotti no Real Madrid e ainda não foi selecionado pelo italiano desde a chegada do treinador na Seleção Brasileira. Na apresentação do atacante no Lyon, o brasileiro revelou ter conversado com o Mister, que o teria aconselhado a deixar o Real Madrid em busca de mais minutos em campo visando as próximas convocações.

No Lyon, Endrick tem 16 jogos da Ligue 1 a serem disputados, além de ter a chance de brigar pelos títulos da Copa da França e da Liga Europa. Na competição continental, o atacante só poderá ser inscrito a partir do mata-mata.

➡️ Aposte nos jogos do Campeonato Francês!
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.

Confira outras respostas sobre Endrick no Lyon

Ederson sobre as oportunidades que vai ter no Lyon

- Eu acredito que uma das coisas mais importante é ter sequência, ritmo, confiança. Tudo muda. Essa minutagem que o Endrick já está tendo no Lyon e vai ter cada vez mais será fundamental para a evolução dele. O Endrick dispensa comentários, é um craque dentro de campo e é um garoto muito inteligente fora de campo. Acredito que ele vai ter uma evolução muito boa no Lyon. Tendo essa sequência, ele vai mostrar ainda mais o talento que ele mostrou no Brasil. E isso vai dar a bagagem necessária para ele voltar ao Real Madrid com mais moral e mais espaço para implementar seu talento. Ele tem o potencial para se transformar em uma base do Real Madrid e isso ele vai conquistar aos poucos. Tem todo o tempo pela frente, mas é um jogador que tem muito talento e muita capacidade de jogar em qualquer clube. Acredito que essa oportunidade no Lyon vai ser fundamental para evoluir na Europa, ganhar confiança, bagagem e moral quando regressar ao Real Madrid.

Cláudio Caçapa sobre chance na Seleção

- Primeiro ele precisa recuperar o "tempo perdido", precisa ganhar ritmo de jogo e isso ele terá no Lyon. Depois pensar em Seleção. Ele estando bem, acho que briga por uma vaga no ataque até porque é um jogador completo para a posição de centroavante: sabe fazer gol, dar assistência, rápido e forte. Fazendo tudo isso, voltará melhor para o Real Madrid.

📲 De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.

  • Matéria
  • Mais Notícias