Astro do Liverpool não renovará contrato e deixará o clube ao fim da temporada
Zagueiro francês ficará livre no mercado após fim do vínculo em junho

O zagueiro Ibrahima Konaté está de saída do Liverpool. O contrato do jogador francês de 27 anos, assinado quando ele ingressou no clube de Anfield em 2021, expira no final de junho de 2026, e o atleta deixará a equipe inglesa de forma gratuita como agente livre. As informações foram publicadas pelo "The Athletic".
As conversas para a extensão do vínculo começaram em outubro de 2024. Em abril, o próprio zagueiro declarou à imprensa que estava "perto" de um acordo e destacou que havia uma "grande chance" de permanecer, ressaltando que esse sempre foi o seu desejo. No entanto, as negociações estagnaram de forma definitiva nos bastidores.
Movimentações de mercado e temporada conturbada
O Real Madrid chegou a estudar uma investida pelo defensor no passado, mas o clube espanhol comunicou aos ingleses, no mês de novembro, que não mantinha mais interesse na contratação. Para suprir a saída de Konaté, a diretoria do Liverpool já agiu no mercado em busca de novos nomes para a zaga: contratou Giovanni Leoni junto ao Parma em agosto e fechou um acordo para a chegada de Jeremy Jacquet, do Rennes, nesta janela de transferências de verão.
A despedida do zagueiro ocorre em meio a um cenário de reformulação após uma temporada dolorosa e atípica para o clube. O Liverpool lidou com a trágica morte do atacante Diogo Jota e realizou uma defesa fraca do título da Premier League. A equipe conseguiu se classificar para a Champions League apenas com muita dificuldade, cenário que gerou intensos questionamentos dos torcedores sobre a posição do técnico Arne Slot, agravados pelas saídas de pilares do elenco como Salah e Robertson.

Altos e baixos, luto e legado em Anfield
O último ano de Konaté pelo clube oscilou entre críticas e titularidade absoluta. Em dezembro de 2025, o técnico Arne Slot apontou publicamente falhas defensivas do jogador.
— Ele esteve um pouco presente demais na cena do crime — afirmou o treinador à época sobre os erros cometidos pelo setor.
Apesar das críticas, o francês conseguiu manter o seu lugar na defesa ao lado do capitão Virgil van Dijk. Konaté disputou 51 partidas na temporada por todas as competições e garantiu a sua convocação pela seleção da França para a Copa do Mundo.

O atleta também mostrou um comprometimento com o elenco ao encurtar o seu período de licença após o falecimento de seu pai, em janeiro, para ajudar o time a conquistar uma vitória por 4 a 1 sobre o Newcastle, atuando como titular em todos os jogos da liga a partir de então.
A sua passagem será lembrada de forma especial pelas atuações na temporada 2024-25, quando disputou 42 jogos e ajudou o Liverpool a conquistar o título da Premier League no primeiro ano de Arne Slot no comando. Contratado do RB Leipzig por 35 milhões de libras, Konaté acumulou 183 partidas pelos Reds e empilhou conquistas importantes, com uma taça da Premier League, uma FA Cup e duas Copas da Liga Inglesa.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
📲 De olho no Lance! e no Futebol Internacional. Todas as notícias, informações e acontecimentos em um só lugar.
Tudo sobre

Atlético Mineiro
Prefeito colombiano faz promessa a Atlético-MG e Boca Juniors
Há 41 minutos
Futebol Internacional
Campeão do mundo exalta legado de Messi em cerimônia espanhola
Há 1 hora
Futebol Internacional
Técnico nega exigências em meio a rumor de ida a Manchester
Há 1 hora
Fora de Campo
Estrangeiros reagem à atuação de Rayan após goleada: 'É claro'
Há 3 horas
Corinthians
Corinthians pode ter sete desfalques para decisão contra o Vasco
Há 3 horas
Fora de Campo
Filipe Luís vira assunto na Europa após vitória do Monaco: 'Não precisa'
Há 4 horasMais LANCE!

Três quedas em três dias: o prejuízo de Vasco, Flamengo e Fluminense

Ex-Flamengo, Mateusão marca na prorrogação e classifica Shabab Al Ahli

Barcelona x Real Madrid: CazéTV transmite El Clásico com equipe no Camp Nou

'Seda sem filtro': Entenda a guerra entre Infantino e Uefa na Fifa

Com Rayan, Bournemouth vence o Milan e mantém 100% na Europa League

Ex-Santos brilha com dois gols na Europa League

Monaco de Filipe Luís atropela Freiburg na Conference League

Firmino marca, e Al Sadd assume ponta no Catar

Com gol de ex-Flamengo, time de André Jardine elimina rival em clássico nos Emirados

Bruno Fernandes tem casa assaltada durante jogo da Champions League

Troféu da Copa do Mundo de 2022 erguido por Messi na final vai a leilão

Morre Giorgi Nemsadze, ídolo da Geórgia; saiba quem foi

Provocações de Yamal esquentam El Clásico; relembre
