Estreia do assistente de vídeo na Liga F tem quase 40 checagens
Sistema semelhante ao VAR foi utilizado pela primeira vez na competição

A primeira rodada da Liga F 2025/2026 foi marcada pela estreia do Football Video Suport (FVS) na competição. Ao longo dos oito jogos inaugurais, o sistema de checagem foi acionado 39 vezes e passou em branco em só um deles.
As principais intervenções feitas foram na correção de um cartão vermelho, na revisão de nove pênaltis e na anulação de três gols irregulares. Apenas o empate sem gols entre Tenerife e Atlético de Bilbao não demandou o FVS.
Já partida com mais checagens foi a goleada de 8 a 0 do Barcelona sobre o Alhama, em que a árbitra foi ao monitor 12 vezes: dez para checar os gols, dos quais dois foram anulados, e quatro a pedido dos treinadores por possíveis pênaltis, que não foram concedidos.
➡️ Guia da Liga F: tudo o que você precisa saber sobre o Campeonato Espanhol Feminino
Sobre a implantação do FVS na Liga F
O modelo cumpre uma função semelhante à do VAR, mas funciona de outra maneira. A utilização do FVS foi decidida em assembleia dirigida por Beatriz Álvarez, presidente da Liga F, que contou com a presença dos clubes envolvidos e do presidente da Real Federação Espanhola, Rafael Louzán.
O sistema já foi utilizado nas Copas do Mundo Femininas Sub-17 e Sub-20 em 2024. Ele permite que as jogadas sejam revisadas por solicitação dos treinadores, que só poderão fazê-lo duas vezes por partida. Caso o pedido seja confirmado, o time segue com os dois desafios.
No FVS, quatro situações são suscetíveis de revisão: (I) para validar ou não um gol, (II) para determinar se houve ou não pênalti, (III) em lances de aplicação de cartão vermelho direto e (IV) quando a arbitragem não conseguir identificar a jogadora que cometeu uma infração.
Próximos jogos da Liga F
Ao fim da primeira rodada, o Barcelona lidera a competição pela vantagem no saldo de gols. Além do time catalão, Atlético de Madrid, Granada e Sevilla também venceram na estreia. O Real Madrid está em sétimo após o empate em 2 a 2 com o DUX. Confira abaixo os confrontos da segunda rodada:
Sexta-feira (5)
- Atlético de Madrid x Real Madrid - 15h (de Brasília)
Sábado (6)
- Espanyol x Deportivo la Coruña - 7h (de Brasília)
- Sevilla x Tenerife - 7h (de Brasília)
- Madrid CFF x Eibar - 13h (de Brasília)
- DUX x Real Sociedad - 15h (de Brasília)
Domingo (7)
- Atlético de Bilbao x Barcelona - 7h (de Brasília)
- Levante x Alhama - 11h (de Brasília)
- Granada x Badalona - 13h (de Brasília)

Tudo sobre

Futebol Feminino
Futebol feminino bate recorde histórico em transferências
Há 7 horas
Futebol Feminino
Corinthians confirma venda de Leticia Teles ao Al Qadsiah, da Arábia Saudita
Há 9 horas
Futebol Feminino
Como foram os jogos de ida das quartas de final do Brasileirão Feminino
Há 1 dia
Onde Assistir
Real Madrid x Ajax: onde assistir, horário e escalações
Há 1 dia
Onde Assistir
Real Sociedad x Chelsea: onde assistir ao jogo da Champions League Feminina
Há 1 dia
Futebol Feminino
Bahia e Palmeiras empatam na ida das quartas do Brasileirão Feminino
Há 2 diasMais LANCE!

Com golaço, Corinthians vence o Cruzeiro na ida das quartas do Brasileirão Feminino

Renata Mendonça critica decisão do Corinthians: 'Não consigo acreditar'

Corinthians é punido pelo STJD em caso inédito no futebol

Bahia x Palmeiras: onde assistir ao jogo do Brasileirão Feminino

Cruzeiro x Corinthians: onde assistir ao jogo do Brasileirão Feminino

Brasileirão Feminino: onde assistir aos jogos das quartas de final neste sábado (29)

Grêmio x São Paulo: onde assistir ao jogo do Brasileirão Feminino

Nat Vendito destaca força coletiva da Ferroviária antes de duelo com Flamengo

Leidiane projeta Grêmio x São Paulo pelas quartas do Brasileirão

Flamengo x Ferroviária: onde assistir ao jogo do Brasileirão Feminino

Com apoio da patrocinadora, Gisela Robledo renova com Corinthians

Marta Cintra mira título e destaca crescimento do futebol feminino na Turquia

Antonia estreia pelo Palmeiras com vitória e comemora classificação no Paulista



