menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

McLaren diz que quer ‘boa conversa’ com FIA para entender punição de Piastri

Chefe da equipe quer dialogar sobre rigidez da punição na Inglaterra

AO VIVO Piastri lidera e Verstappen roda; acompanhe o GP da Inglaterra de F1
imagem cameraMcLaren diz que quer “boa conversa” com FIA para entender punição de Piastri (reprodução FIA)
0b4d39c1-0cb5-4d31-a32c-7e9a8a96e1c1_Avatar GP
Grande Premio
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 07/07/2025
16:34

  • Matéria
  • Mais Notícias

Andrea Stella não escondeu a insatisfação da McLaren com a punição de 10s imposta a Oscar Piastri durante o GP da Inglaterra de Fórmula 1 do último domingo (6), mas fez questão de sair em defesa dos comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Após classificar a penalidade como “muito rígida”, admitiu que pretende dialogar com a entidade para entender melhor a interpretação que levou à decisão e destacou a dificuldade da função de julgar os incidentes em tempo real.

continua após a publicidade

➡️ Pódio de Hulkenberg na F1 é marcado por áudio vazado de Bortoleto: ‘Absolutamente insano’

Após a corrida, o chefe da McLaren chegou com quase 20 minutos de atraso para a coletiva de imprensa enquanto investigava detalhes do episódio. Reconheceu que o caso será levado à FIA para esclarecimentos, mas elogiou a postura dos comissários.

— Temos uma situação que julgamos como rígida para um dos nossos pilotos. Mas isso não muda nossa opinião de que a FIA e os comissários fazem um trabalho difícil. Todos tentam fazer o melhor possível — afirmou.

continua após a publicidade

— Procuram ser consistentes, mas cada cenário tem sutilezas e muda rapidamente. Tomar decisões certas é sempre difícil, seja para FIA, comissários ou equipe. O importante é manter o diálogo. Teremos uma boa conversa para entender como essa situação poderia ter sido interpretada de forma diferente — emendou.

Entenda a punição a Piastri

Piastri liderava a corrida sob safety-car na volta 22, depois do incidente entre Isack Hadjar e Andrea Kimi Antonelli, mas acabou punido em 10s após reduzir bruscamente a velocidade durante o procedimento de relargada, em meio à chuva e ao spray levantado pelos carros. Mesmo Max Verstappen, que vinha logo atrás, classificou a penalidade como “muito extrema”.

continua após a publicidade

Stella reforçou que a conversa precisa considerar todos os elementos, incluindo relatos dos pilotos envolvidos e razões para a relargada ter sido tão tardia, antes de avaliar se a decisão poderia ter sido mais justa.

— É apropriado discutir depois da corrida, porque precisamos ouvir a opinião dos pilotos, entender por que o safety-car demorou tanto a sair. Só então juntar tudo para garantir que a decisão tenha sido a mais justa possível — concluiu.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A Fórmula 1 volta de 25 a 27 de julho, em Spa-Francorchamps, que recebe o GP da Bélgica.

Oscar Piastri, Lando Norris e Nico Hulkenberg no pódio do GP da Inglaterra (foto: Andrej ISAKOVIC / AFP)
Oscar Piastri, Lando Norris e Nico Hulkenberg no pódio do GP da Inglaterra (foto: Andrej ISAKOVIC / AFP)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias