Campeão paralímpico morre em Natal
Ex-nadador participou de seis edições dos Jogos Paralímpicos

- Matéria
- Mais Notícias
O campeão Paralímpico Adriano Gomes de Lima morreu, no sábado (7), em Natal. Um dos melhores medalhistas paralímpicos da história do Brasil, o ex-nadador de 52 anos tratava um sarcoma (câncer ósseo), desde 2024.
➡️Suíça fatura o primeiro ouro das Olimpíadas de Inverno 2026 com vitória emocionante
Adriano disputou seis edições dos Jogos Paralímpicos, em Atlanta 1996, Sidney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016. Ao todo, o ex-atleta conquistou um ouro, cinco pratas e três bronzes. Além disso, o ex-nadador participou de cinco Jogos Pan-Americanos, somando 30 medalhas, e ainda tem 12 medalhas em Mundiais de natação.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) emitiu uma nota de pesar, neste domingo (8), lamentando o falecimento de Adriano. Em 2025, o medalhista foi um dos atletas homenageados durante as celebrações dos 30 anos da entidade e comentou o momento. Durante a cerimônia de abertura do Meeting Paralímpico de Natal, em junho do ano passado, comemorou o desenvolvimento do esporte paralímpico no país.
— Eu comecei a nadar em 1993, dois anos antes da fundação do CPB, então faço parte desta história. Digo que não é por acaso que o Brasil está sempre entre os 10 melhores nos Jogos Paralímpicos, pois há um investimento muito importante sendo feito no desenvolvimento do esporte paralímpico — disse Adriano.
➡️Rafaela Silva é ouro, e Brasil volta ao topo do Grand Slam de Paris após 10 anos
Confira nota do CPB
NOTA DE PESAR
É com extremo pesar que o Comitê Paralímpico Brasileiro comunica o falecimento do ex-nadador potiguar Adriano Gomes de Lima, 52, neste sábado, 7.
Adriano está entre os grandes medalhistas paralímpicos da história do Brasil, com um ouro, cinco pratas e três bronzes, conquistadas em seis edições dos Jogos.
Nossos sentimentos à família e amigos. Que a trajetória de Adriano seja sempre lembrada! ![]()
➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
A trajetória de Adriano na natação começou como reabilitação por um acidente sofrido aos 17 anos. O medalhista caiu de um telhado, enquanto trabalhava na obra, e ficou paraplégico.
Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias


















