Zubeldía fala sobre Savarino após vitória do Fluminense: 'Não é normal'
Treinador fez sua estreia em 2026

- Matéria
- Mais Notícias
Zubeldía comemorou a vitória do Fluminense contra o Grêmio e falou sobre a chegada de Savarino. A partida marcou o retorno do treinador ao comando do Tricolor após ficar afastado por um problema médico.
➡️ Com Ancelotti presente, Fluminense vence o Grêmio na estreia pelo Brasileirão
— Ele tem a particularidade de que, jogando pela esquerda, pelo centro ou pela direita, o jogo dele não muda. É um jogador que costuma driblar, que procura o centroavante e que finaliza ao gol. Então, atuando pela direita, pelo meio ou pela esquerda, ele consegue aplicar as suas características, algo que não é normal. Normalmente, um jogador se sente confortável apenas pelo meio, ou mais pela esquerda, ou mais pela direita. No caso do Savarino, a decisão de buscá-lo passa justamente por isso: ele pode atuar nas três posições atrás do camisa nove e o jogo dele não se altera. A técnica não diminui, o drible não diminui por jogar à direita ou à esquerda. A capacidade de dar assistências não diminui, a finalização também não. Além disso, ele executa bola parada, o que para nós é importante. Então, pouco a pouco, ele deve ir agregando coisas ao time. Claro que chega a uma equipe já encaixada, com dois extremos vivendo um bom momento e com o Lucho também em boa fase. Por isso, vamos utilizar todos os jogadores aos poucos.
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Fluminense
OUTRAS RESPOSTAS
Sobre os "camisas 10" do Fluminense
Hoje existem mais extremos do que camisas 10. São jogadores mais atacantes do que propriamente meias criativos. Por exemplo, o Luciano, no São Paulo, é muito mais um atacante, um jogador de lado ou de chegada à área, do que um camisa 10 clássico, embora use a 10. Uma coisa é o número da camisa, outra são as características e o 'romance' do verdadeiro camisa 10. Quando falamos do 10 que cria, que organiza o jogo e faz o time jogar, eu acredito que, naturalmente, o Lucho e o Ganso são camisas 10. O Savarino, por exemplo, originalmente jogava pela direita, foi ele mesmo quem me disse isso. Depois, aprendeu a atuar pela esquerda e também como meia. Ou seja, existem menos camisas 10 do que muita gente imagina. Na Argentina é parecido: De Paul era 10 nas categorias de base, Mac Allister era 10 na base, Paredes também era 10, Messi era 10. A formação é parecida, mas o jogo profissional exige outras funções. Parece a mesma coisa, mas não é. Aqui, temos menos camisas 10 do que muitos pensam.
Time titular
Falar em time titular e time reserva não faz muito sentido neste momento. O tempo é que vai dizer quem terá mais minutos. Nós mantivemos uma base nos últimos três meses e a ideia é que, com o passar dos jogos, essa estrutura vá se consolidando naturalmente a partir da minutagem. Mas ainda é muito cedo para afirmar: "esses são os 11 titulares, aqueles são os suplentes". O futebol não funciona assim, ainda mais no início da temporada. Ao longo do ano, podemos variar o modelo de jogo. Podemos atuar com um meia mais ofensivo ou com três meio-campistas de boa capacidade de construção, como já fizemos, por exemplo, contra o Flamengo. São alternativas que sabemos utilizar e, sobretudo, acredito que temos jogadores capazes de executar essas variações.
Vaias para Freytes
Com o Freytes, há jogadas em que ele recebe aplausos e há outras em que, talvez, o torcedor possa reprovar. Mas também existem muitas jogadas em que ele é aplaudido. Há lances em que a gente vê claramente a qualidade dele. No primeiro gol, por exemplo, a inversão de jogo que ele faz não é algo comum. Não é normal que um zagueiro faça um cruzamento tão preciso, deixando o Canobbio em condição de finalização. Claro que todos os jogadores têm pontos positivos e também aspectos a melhorar. O mais importante, no caso do Juan, é a forma como ele reage dentro do jogo. O que ele demonstrou hoje foi concentração: ele segue no jogo, vira a página e parte para a jogada seguinte. Ele ainda é jovem, muito jovem, e não tenho nenhuma dúvida de que vai alcançar maturidade e plenitude como zagueiro com trabalho, com jogos, com minutos em campo. O caminho é esse: seguir trabalhando e sempre com humildade.
Como foi o jogo?
Sob olhar de Ancelotti, o Fluminense venceu o Grêmio por 2 a 1 nesta quarta-feira (28) na estreia pelo Brasileirão. A partida marcou o retorno do Zubeldía ao comando do Tricolor. Os gols do confronto foram marcados por Nonato e Acosta para o Flu. Carlos Vinícius descontou.
Com o resultado, o Tricolor soma os seus primeiros três pontos no Brasileirão e dorme na _ colocação. O Grêmio segue zerado na pontuação na competição
O que vem por aí para o Fluminense?
O Fluminense volta a campo no domingo (1) para enfrentar o Botafogo, às 20h30 (de Brasília), pelo Campeonato Carioca.
+ Aposte no Fluminense no Brasileirão!
*É preciso ter mais de 18 anos para participar de qualquer atividade de jogo de apostas. Jogue de forma responsável.
✅ FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X GRÊMIO
SÉRIE A - 1ª RODADA
📆 Data e horário: quarta-feira, 28 de janeiro de 2026, às 19h30 (de Brasília)
📍 Local: Maracanã, Rio de Janeiro

Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias


















