Renato Augusto elogia Fernando Diniz e detalha ‘briga’ por posição com Ganso no Fluminense: ‘Podemos jogar juntos’

Meia espera construir uma história com o Tricolor

Renato-Augusto-Fluminense-scaled-aspect-ratio-512-320
Renato Augusto em coletiva no CT do Fluminense (Foto: João Brandão / Lance!)

Escrito por

Principal reforço do Fluminense na janela de transferências, Renato Augusto comentou sobre a "briga" por posição com Ganso na equipe. Em coletiva de imprensa, o meia afirmou que pode atuar ao lado do camisa 10, mas que a decisão cabe a Fernando Diniz.

- O Ganso é craque. É um jogador que admiro bastante, mas já passei por situações assim na minha carreira. "O Renato não pode jogar com Jadson, o Renato não pode jogar com não sei quem". E acabava que todos jogavam e davam certo. Isso cabe ao Diniz. Em alguns momentos, um joga e outro não. Em outro momento, os dois podem jogar juntos. O importante é ter opções em um calendário violento como o nosso. Se você não tiver opções, você começa a abrir mão de competições. O pensamento é mais de ajudar do que brigar por posição. Eu acredito que o elenco é o que te dá títulos.

➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Fluminense

O atleta também afirmou que tem muita curiosidade em trabalhar com Fernando Diniz e conhecer de perto o estilo do treinador. Uma ligação do técnico para o jogador foi essencial para concretizar sua chegada ao Rio de Janeiro.

- Sempre fui um admirador do trabalho dele. Sempre quis entender como ele chega no resultado final, como o trabalho é feito, de onde ele tira situações de jogo, enxerga os espaços. A gente tem um contato indireto e uma admiração mútua. Quando ele me ligou para falar sobre o Fluminense, o pouco que eu tinha de dúvida, foi tirada. Era uma vontade grande e a gente conversou bastante. Aqui tem profissionais competentes para fazer essa transição. Quero poder estar 100% para aprender com ele, com os jogadores que aqui estão para crescer e evoluir. Venho vivendo coisas diferentes e acho que vai ser um ano muito especial para mim.

O Fluminense estreia no Campeonato Carioca no dia 18 de janeiro diante do Volta Redonda, no Raulino de Oliveira. Renato Augusto tem a oportunidade de ser titular, uma vez que o elenco principal só se reapresentará no dia 23 de janeiro.

CONFIRA OUTRAS RESPOSTAS DE RENATO AUGUSTO:

🗣️ TÍTULOS

- Eu sempre acreditei que para você colocar o nome na história do clube, você precisa buscar títulos. Estou tendo a oportunidade de chegar aqui hoje e preciso de títulos. Jogadores que estão acostumados a ganhar e só quero agregar. Chego em uma situação um pouco diferente de não ter a responsabilidade de tudo, de poder dividir e auxiliar os mais jovens. Um momento diferente. Tentar me adaptar o mais rápido possível. Forma diferente de jogo. E crescer. Tenho muito a oferecer ao clube, ao torcedor, poder ajudar os mais jovens, como fiz nos últimos anos da minha carreira.

🗣️ FUTSAL NO FLUMINENSE

- Foram dois anos. Na época, o Fluminense ainda não tinha conquistado título carioca de mirim ou há muito tempo não conquistava. Fomos bicampeões consecutivos 1999 e 2000. Para ficar marcado, você precisa conquistar títulos. Espero começar a conquistar títulos iniciando pelo Campeonato Carioca.

🗣️ ESTILO DO FUTSAL

- O futsal me deu muita coisa. A forma de pensar o jogo, o jogo rápido, o drible curto, passes curtos. Sou muito grato. Tive um treinador no Fluminense que foi muito importante no meu crescimento como atleta e ser humano. Sempre trouxe o futsal na minha carreira no futebol de campo. E voltando para cá, renasce ainda mais isso por ter vivido uma história bonita no futsal. E vai ser uma continuação de um momento que tive há muito tempo.

🗣️ RELAÇÃO COM DINIZ

- Eu queria entender um pouco mais sobre o clube. Eu venho de um clube no qual tenho uma história muito grande. Tinha esse receio quando conversei com ele e busquei mais informações com amigos, mas todos falaram muito bem daqui em relação a grupo, ambiente. Era mais nesse sentido de entender como era o clube. Quanto ao Diniz, esse foi um dos motivos de estar aqui hoje. Posso aprender muito tanto dentro, quanto fora de campo. Por ter feito um início de curso de treinador, procuro buscar novar informações. Aprendi muito com outros treinadores e posso aprender muito com ele. Acho que será um ano bem interessante.

🗣️ FUTURO COMO TREINADOR

- Ainda não decidi o caminho, mas procurei fazer o curso. Abriu muito a minha mente para entender a cabeça do treinador. Olhando só como jogador, a gente não entende quanto é difícil o outro lado também.

🗣️ VOLTA AO RIO DE JANEIRO

- Claro que isso ajudou bastante. Saí do Rio de Janeiro há 15 anos. Sou filho único, minha esposa é filha única. Família está com saudade das crianças, querendo ficar mais próxima. Nossa casa é aqui. Foi um conjunto de fatores. Poder estar de volta ao Rio está sendo bem legal para mim.

🗣️ MERCADO

- Eu tive algumas procuras, alguns clubes ligaram para saber. Na hora que o Diniz me ligou, estava bem decidido. Quando o Mário mandou a proposta, não deu nem 10 minutos e estava tudo fechado. Estava bem ciente de que era isso que eu queria. O Diniz joga em uma rotação muito alta de posições, então não tem muito posição fixa. Vou deixar muito a cargo dele enxergar o que tenho de melhor para poder encaixar na equipe.

🗣️ NOVO CICLO

- É uma coisa natural do futebol. Você fecha ciclos e abre outros. Passei muito tempo na Alemanha, muito tempo na China. Estou iniciando um novo ciclo. Você começa do zero. É poder escrever o nome na história com atletas que já escreveram recentemente Assim como quando cheguei no Corinthians, o clube havia conquistado uma Libertadores.

🗣️ CHEGADA EM TIME CAMPEÃO

- Eu espero que siga esse caminho, que a gente ganhe a Recopa. Cada momento é diferente, mas você chegar em um time que acabou de ser campeão com o astral elevado, confiança elevada, ajuda. Você tem uma responsabilidade grande de entrar em um time que é o atual campeão. O trabalho é dobrado.

🗣️ CONDIÇÃO FÍSICA

- Por incrível que pareça, meus testes físicos estão melhorando. Me preparo muito mais do que me preparava quando era mais jovem. Conheço mais o meu corpo. E isso tem me ajudado nos últimos anos. Tenho contrato de dois anos, mas vou jogar até onde estiver feliz. O momento meu é pensar somente nesse ano, conquistar títulos, crescer como atleta e depois vamos ver.

🗣️ MESCLA ENTRE JOVENS E EXPERIENTES

- Sempre acho que os experientes têm coisas que os jovens não têm, assim como os jovens têm coisas que os experientes não têm. Essa mescla é muito importante. Eu estou treinando aqui com mais jovens e você vê que a nascente é boa, o nível é muito alto. São atleta que podem ajudar o Fluminense mais para frente. E cabe a mim e outros poder ajudar nessa transição, assim como eu fui ajudado lá atrás.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter